segunda-feira, outubro 11, 2010

HISTÓRIA E REFLEXÃO SOBRE O DIA DAS CRIANÇAS

O dia da criança é comemorado no Brasil em 12 de outubro. Esta data foi instituída no Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

O Deputado Federal Galdino do Valle Filho, de Nova Friburgo, foi o autor do projeto de lei que propunha esta data. O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.

Quem acha que Dia da Criança é mais uma data comemorativa que é alvo do comércio, está completamente certo. em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Criança e esperança são palavras distintas. Diferem na ortografia, possuem número de sílabas diferentes e, apesar das duas serem substântivos, a primeira é substantivo concreto e a segunda abstrato. Mas, deixando a morfologia de lado, podemos afirmar que criança e esperança são sinônimos.

A Declaração dos Direitos da Criança estabelece em alguns de seus princípios que toda criança tem direito ao amor e à compreensão, à proteção, a viver num ambiente de tolerância e amizade. Infelizmente os noticiários divulgam a cada dia tudo que é contrário a estes princípios. E nos espantamos com as atrocidades, e sentimos medo, afinal somos pessoas equilibradas, amáveis, lutamos para ser os melhores pais do mundo, os melhores tios, padrinhos e até os melhores professores. Pois vemos nas nossas crianças um futuro promissor. Nossas crianças não cursam apenas o ensino fundamental e médio. Elas também fazem curso de inglês, natação, ballet e judô. Isto tudo por que temos esperança nelas.

Talvez a violência contra os pequeninos revelada na mídia atual seja fruto de infâncias arruinadas. Pessoas que não aprenderam no caminho, não tiveram bons exemplos de seus pais, não tiveram diálogo em casa. Muitos são capazes de transformar o mal que receberam em bem, mas os que não curam suas mágoas dão continuidade aos erros de que foram vítimas.

Atualmente além do mundo físico temos também o mundo virtual. Muitos adultos ainda tem dificuldades para se comunicar dentro deste mundo e são diversas as ferramentas de comunicação: orkut, msn, twitter,etc. Porém, as crianças tem mais facilidade de aprendizagem destas ferramentas. Acredito que o principal perigo do mundo virtual para elas é se comunicarem com pessoas as quais elas não conhecem. E esses estranhos virtuais são passíveis de se tornarem pessoais, ainda mais se a intenção não for boa. Se os pais não acompanham seus filhos nestas salas de relacionamento, fica difícil defendê-los. As crianças estão vulneráveis no lar, na escola, nas ruas e também na frente do computador.

Diante de tantos males a esperança de um mundo melhor deve estar em nós, em nosso olhar ao olharmos pra elas. São as maiores no Reino dos Céus e delas é o Reino. Se não há esperança, não há futuro. E não pode haver futuro sem as crianças. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)”.

Não é tarde para se sonhar

O céu ainda é azul há esperança.



É só olhar no olhar de uma criança

No sorriso de uma mãe que deu à luz



Fernanda Brum

Não é tarde



(Composição Anderson Freire).


Texto Retirado DAQUI...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com