domingo, outubro 10, 2010

RELIGIÃO: NOTÍCIAS DA DIOCESE DE SANTARÉM

Monte Dourado festeja N. Sra. de Nazaré

# A paróquia de Monte Dourado, município de Almeirim, homenageia sua padroeira, N. Sra. de Nazaré desde o último dia 02/10. Este ano, os comunitários refletem o tema: Nas mãos de Maria, a Eucaristia a serviço da vida. No sábado,09/10, às 08h, aconteceu a Romaria fluvial. Às 17h, transladação da imagem saiu  da igreja até o município de Laranjal do Jari/ AP. Dia 12, às 07h acontece o círio das crianças. As homenagens prosseguem até o dia 17.


Comunidade de Fátima celebra 63 anos

## A comunidade N. Sra. de Fátima celebra 63 anos de vida. Para comemorar a data, está acontecendo a peregrinação da imagem de Fátima nas CEBs com a presença das famílias. Hoje, 09/10, acontece uma homenagem aos que contribuíram na história da comunidade. Na quarta-feira 13, dia do aniversário, será realizada a celebração Eucarística às19h15, com a renovação dos ministérios das lideranças da comunidade.


Guajará homenageia N. Sra. da Salvação

##A comunidade de Guajará- região pastoral Oito- festeja sua padroeira Nossa Senhora da Salvação. Transladação, levantação de mastro, liturgia fazem parte da programação, que conta com a presença de outras comunidades, grupos, pastorais, escola. A festa prossegue até o dia 17 e destaca o tema: “Virgem da Salvação mensageira da Paz, alimenta nossa fé para não sermos escravos do dinheiro e viver uma economia solidária”.

 
Congregação de Santa Cruz terá primeiro santo

## No domingo dia 17, será canonizado o primeiro santo da Congregação dos Irmãos de Santa Cruz, André Bessette. A cerimônia de santificação vai acontecer em Roma, pelo papa Bento XVI. André nasceu no Canadá em 1845 e faleceu em 1937, aos 91 anos. Ele era porteiro e acolhia os pobres, aflitos e doentes com o carisma de São José. Na celebração do dia 17, passará a ser chamado Santo André de Bessette.

 

São José, no Planalto, festeja São Francisco

## São Francisco, o santo da ecologia recebe homenagem dos comunitários de São José, BR – 163, planalto santareno. Este ano as homenagens são baseadas no tema: “São Francisco ajuda-nos a viver a economia solidária”. Outras comunidades partilham suas experiências durante as noites da festa. Dia 10 de outubro, no encerramento, a celebração será presidida pelo bispo diocesano, Dom Esmeraldo. Um abraço ao padre Carlinhos e a todos que fazem a paróquia São José.

 
A agenda do bispo diocesano, Dom Esmeraldo.

#Dia 12/10, às 08h, ele preside o sacramento da Crisma na comunidade Sant’Ana. Às 18h, participa do encerramento da festa de N. Sra. Aparecida. Dia 13, dom Esmeraldo crisma os jovens da comunidade N. Sra. do Livramento, às 19h30. No dia 16, ele visita os seminaristas em Belém. No dia 17, preside celebração na festa de N. Sra. de Nazaré em Belém. E no período de 18 a 22, dom Esmeraldo participa da reunião do Conselho permanente da CNBB, em Brasília.

 
Calendário de visitas do Pe. Antonio Cláudio

## Vigário da paróquia Santo Inácio de Loyola- Rio Tapajós, padre Antonio Cláudio visita dia 14 deste mês, pela manhã, a comunidade Itapaiúna. Dia 15, a visita será na comunidade Paraíso. Dia 16, pela manhã ele estará em Nova Vista e pela tarde na comunidade Nuquini. No domingo dia 17, padre Antonio Cláudio estará em Boim para celebração e em seguida reunião com os crismandos de Tucumatuba, Rosário e Boim.



São João promove seminário sobre religiosidade popular

## Nos dias 14 e 15 deste mês de outubro, a comunidade São João Batista (bairro Jardim Santarém) promove um seminário sobre o tema: Religiosidade Popular. Será no salão comunitário e, é destinado às CEBs, grupos, e movimentos religiosos locais. O evento inicia às 19h30 e tem a assessoria do Padre Luis Pinto, vigário da comunidade.


Diocese promove curso de atualização teológica

# De 14 a 16 de outubro, será realizado no Centro de Formação Emaús, o curso de atualização teológica-pastoral. O curso é destinado aos padres, agentes de pastoral, religiosos e lideranças comunitárias comprometidas com o trabalho nas áreas pastorais. Os participantes vão estudar o tema: “Reencantamento da utopia cristã”. Os interessados podem fazer sua inscrição no Centro Diocesano de Pastoral. A assessoria é do padre Alfredo José Gonçalves. O evento é em parceria com o IPAR – Instituto de Pastoral Regional e faz parte da prioridade pastoral da Diocese: Evangelização e formação missionárias. Inicia às 08h do dia 14 e encerra às 12h do dia 16/10. Faça logo sua inscrição.

 
Projeto Ações Anti-drogas será desenvolvido nas escolas

## A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- Regional Norte Dois está promovendo o projeto Ações Anti-drogas nos estados do Pará e Amapá. Em Santarém, é realizado pela Diocese, através da atividade: Mutirão informativo nas escolas para Prevenção contra drogas. Serão visitadas as escolas Terezinha Rodrigues, Dom Tiago Ryan, São Felipe e Belo de Carvalho, no período de 18 a 22 de outubro, nos turnos da manhã, tarde e da noite.

E se você também quer ajudar nesse trabalho, ligue para 3522-2705, 3522-1175. Se somos discípulos missionários de Jesus, vamos contribuir na prevenção de jovens e adolescentes contra as drogas, um caminho que pode não ter volta. A coordenação é da Pascom, Pastoral da Juventude, Pastoral do Menor e Ensino Religioso Escolar.
 

 
Cristo Libertador será homenageado na Interventoria

#De 24 a 31 deste mês os comunitários do bairro da Interventoria irão festejar seu padroeiro, Cristo Libertador. A programação (que está em sintonia com a grande diocesana de evangelização) inicia às 19h do dia 24 com o Círio Luminoso, saindo da igreja de N. Sra. do Livramento. Na chegada a Cristo Libertador, será realizada a celebração. A festa terá ainda a participação de outras comunidades. Todas as noites terá programação cultural.



Diocese ordena mais um diácono

## No dia 30 de outubro, será ordenado diácono o seminarista Raimundo Nélio Monteiro Cardoso. A celebração vai acontecer na comunidade Vila Franca, às 09h da manhã, com a participação de comunidades vizinhas, padres e religiosos. Nélio Cardoso é natural do rio Arapiuns e fez seus estudos preparatórios em Belém.

 
VEM AÍ O DNJ

## O Dia Nacional da Juventude – DNJ em nível de cidade de Santarém. Será no dia 12 de novembro, às 18h, através de uma caminhada na Orla da cidade até o Museu João Fona. O evento vai abordar o tema: “Juventude no pôr do sol do Tapajós” e tem a coordenação do Conselho de Pastoral da cidade de Santarém e do Setor Juventude da Diocese. Organize logo sua comunidade, seu grupo de jovens, de crisma, escola para este grande evento em Santarém. No próximo programa, mais detalhes.



12ª Semana do Dízimo será em novembro

## Vem aí a 12ª Semana do Dízimo. Será de 07 a 14 de novembro em todas as comunidades da Diocese de Santarém. Este ano a Semana vai abordar o tema: “Dízimo; o rosto da comunidade missionária”. Celebrações, visitas, palestras, encontros, partilha fazem parte da programação está em sintonia com a grande Missão Diocesana de Evangelização.

 
 
Ercio Santos
Coordenador da Pastoral da Comunicação de Santarém
 
 
* Só ressaltando ao amigo Júlio Cesar lá de Belém que já consegui, junto a coordenação da festa,  o Programa da Festa de Nossa Senhora da Conceição -2009. Por favor entre em contato pelo email disponível no blog, ok. (Socorro Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com