FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO. ANTECEDENTES HISTÓRICOS


I – O que é o Fórum Social Pan-Amazônico - Antecedentes históricos

1 - O I Fórum Social Pan-Amazônico foi o primeiro Fórum Regional criado dentro da grande articulação do Fórum Social Mundial. Sua 1ª edição foi realizada em 2002, na cidade de Belém e deu fôlego para que os movimentos sociais da Amazônia se articulassem, ampliassem e conhecessem as bandeiras e lutas das organizações da Pan-Amazônia. Foram aproximadamente 1.000 participantes, vindos da Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana Francesa, Colômbia e Brasil, além de delegações da Itália, França, Catalunha, Palestina, Canadá.

2 - Após esse processo inicial foram realizados o II (Belém), III (Ciudad Guayana - Venezuela) e IV FSPA (Manaus), ampliando cada vez mais a participação das organizações e agregando atos, marchas, atividades culturais, encontros, caravanas e todos os tipos de manifestação e movimentos que carregam a bandeira do FSPA. Porém, após o IV FSPA, o Conselho Pan-amazônico teve dificuldade de se re-articular, não conseguindo realizar o V FSPA, em 2006 e o processo ficou congelado por um período.

3 - Com a decisão do Conselho Internacional do FSM de realizar o 9º Fórum Social Mundial, na Amazônia, região que é hoje um dos centros da atenção mundial, levando em consideração as mudanças climáticas, o problema dos recursos hídricos, a necessidade da preservação da floresta e das culturas dos povos que aqui habitam, além das transformações políticas experimentadas pelo Brasil e outros países da América Latina justificaram plenamente a indicação da Amazônia e dentro dela, a cidade de Belém do Pará, uma das maiores cidades da Pan-Amazônia, como sede do FSM.

4 - Em 2008/2009 na preparação e durante as atividades do FSM, em Belém, o movimento Pan-amazônico se fortaleceu. Um dos frutos do FSM/2009 foi a realização da Assembléia da Pan-Amazônia, que contou com mais de 400 participantes de organizações e movimentos sociais amazônidas da Guiana Francesa, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Estados da Amazônia brasileira.

5 – Retroalimentados pelo sucesso do FSM e da assembléia da Pan-Amazônia realizou-se em julho de 2009, um encontro geral com 96 organizações e movimentos sociais da Pan-Amazônia, no qual foi revitalizado o Conselho Internacional do Fórum Social Pan-amazônico, cuja primeira ação foi a de preparar o V FSPA, que terá como território, a cidade de Santarém (PA), Amazônia brasileira, uma cidade cujo povo tem a cara e a hospitalidade da Amazônia.


II – Objetivos do V FSPA

• Potencializar o FSM em movimento, garantindo a especificidade das vozes da Pan-Amazônia, dando visibilidade às questões específicas dos povos que aqui vivem, trabalham e lutam;

• Promover a integração entre os processos locais e regionais em curso na Pan-Amazônia, na sua interlocução com outros processos do resto do mundo, corroborando para a autonomia e desenvolvimento da região a partir da promoção, defesa e garantia dos direitos dos povos amazônicos e da justiça socioambiental;

• Possibilitar o protagonismo dos povos da Amazônia: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores rurais; viabilizando o debate e a articulação entre as lutas e experiências vividas por eles, fazendo uma reflexão local com o global e mantendo o vínculo entre os temas mundiais e os temas amazônicos.

Fonte: IHU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!