quinta-feira, novembro 25, 2010

FÓRUM SOCIAL PAN-AMAZÔNICO. ANTECEDENTES HISTÓRICOS


I – O que é o Fórum Social Pan-Amazônico - Antecedentes históricos

1 - O I Fórum Social Pan-Amazônico foi o primeiro Fórum Regional criado dentro da grande articulação do Fórum Social Mundial. Sua 1ª edição foi realizada em 2002, na cidade de Belém e deu fôlego para que os movimentos sociais da Amazônia se articulassem, ampliassem e conhecessem as bandeiras e lutas das organizações da Pan-Amazônia. Foram aproximadamente 1.000 participantes, vindos da Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana Francesa, Colômbia e Brasil, além de delegações da Itália, França, Catalunha, Palestina, Canadá.

2 - Após esse processo inicial foram realizados o II (Belém), III (Ciudad Guayana - Venezuela) e IV FSPA (Manaus), ampliando cada vez mais a participação das organizações e agregando atos, marchas, atividades culturais, encontros, caravanas e todos os tipos de manifestação e movimentos que carregam a bandeira do FSPA. Porém, após o IV FSPA, o Conselho Pan-amazônico teve dificuldade de se re-articular, não conseguindo realizar o V FSPA, em 2006 e o processo ficou congelado por um período.

3 - Com a decisão do Conselho Internacional do FSM de realizar o 9º Fórum Social Mundial, na Amazônia, região que é hoje um dos centros da atenção mundial, levando em consideração as mudanças climáticas, o problema dos recursos hídricos, a necessidade da preservação da floresta e das culturas dos povos que aqui habitam, além das transformações políticas experimentadas pelo Brasil e outros países da América Latina justificaram plenamente a indicação da Amazônia e dentro dela, a cidade de Belém do Pará, uma das maiores cidades da Pan-Amazônia, como sede do FSM.

4 - Em 2008/2009 na preparação e durante as atividades do FSM, em Belém, o movimento Pan-amazônico se fortaleceu. Um dos frutos do FSM/2009 foi a realização da Assembléia da Pan-Amazônia, que contou com mais de 400 participantes de organizações e movimentos sociais amazônidas da Guiana Francesa, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Estados da Amazônia brasileira.

5 – Retroalimentados pelo sucesso do FSM e da assembléia da Pan-Amazônia realizou-se em julho de 2009, um encontro geral com 96 organizações e movimentos sociais da Pan-Amazônia, no qual foi revitalizado o Conselho Internacional do Fórum Social Pan-amazônico, cuja primeira ação foi a de preparar o V FSPA, que terá como território, a cidade de Santarém (PA), Amazônia brasileira, uma cidade cujo povo tem a cara e a hospitalidade da Amazônia.


II – Objetivos do V FSPA

• Potencializar o FSM em movimento, garantindo a especificidade das vozes da Pan-Amazônia, dando visibilidade às questões específicas dos povos que aqui vivem, trabalham e lutam;

• Promover a integração entre os processos locais e regionais em curso na Pan-Amazônia, na sua interlocução com outros processos do resto do mundo, corroborando para a autonomia e desenvolvimento da região a partir da promoção, defesa e garantia dos direitos dos povos amazônicos e da justiça socioambiental;

• Possibilitar o protagonismo dos povos da Amazônia: indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores rurais; viabilizando o debate e a articulação entre as lutas e experiências vividas por eles, fazendo uma reflexão local com o global e mantendo o vínculo entre os temas mundiais e os temas amazônicos.

Fonte: IHU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...