quinta-feira, novembro 25, 2010

SANTARÉM VIVE CLIMA DO 92º CÍRIO

Tudo pronto para a realização do 92º Círio em homenagem à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Santarém. Neste sábado dia 27/11, acontece a transladação da imagem com saída da Catedral para a igreja de São Sebastião, às 19h, em procissão luminosa. Foram confeccionados 1.500 castiçais que serão usados na procissão. Os objetos foram produzidos pelas mães das crianças que participam do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

Durante o trajeto Nossa Senhora receberá homenagens de fiéis e devotos. Na chegada, acontece a celebração Eucarística presidida pelo bispo da Diocese, Dom Esmeraldo Farias.

No domingo,28, dia do Círio, às 06h será realizada uma celebração com a presença dos cordeiros (pessoas que caminham na corda). Às 07h Começa a caminhada: saída da igreja de São Sebastião percorre a Av. São Sebastião, Av. Cuiabá, Av. Tapajós até à praça da Matriz, num percurso de 7 km. Na chegada, continua a celebração Eucarística, presidida pelo bispo, Dom Esmeraldo.

A corda deste ano (azul em nylon) será a mesma que foi usada por 10 anos nos círios anteriores. É uma homenagem da Comissão do Círio e Berlinda ao senhor Edenmar da Costa Machado, o “Machadinho”, quando foi coordenador da Comissão por 30 anos.

De acordo com a coordenação da festa, a previsão de chegada da imagem à praça da Matriz é por volta das 11h15min.

Durante o percurso, estão confirmadas 18 homenagens, incluindo a do Sindicato dos Estivadores de Santarém que é uma das mais aguardadas e tradicionais.

A festa destaca o tema: “Maria, Mãe Missionária”. Está em sintonia com a missão de evangelização que a Diocese de Santarém está preparando para 2011. A misão será realizada em Monte Alegre, Almeirim, Prainha, Belterra, Aveiro, Mojui dos Campos e Santarém, municípios formam a Diocese.

A festa prossegue até o dia 08 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição e Dia Nacional da Família.

Informações: Ercio Santos -Coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com