quarta-feira, dezembro 29, 2010

SEMED APRESENTA ATIVIDADES REALIZADAS EM 2010

Professora Lucineide Pinheiro,
Secretária de Educação de Santarémn

CONCLUSÃO DOS 200 DIAS LETIVOS

No dia 31 deste mês encerram as aulas na rede municipal de ensino.

PRÊMIOS

1-ENERGIAS DO MUNDO

O trabalho produzido por alunos da escola municipal Maria da Conceição Figueira foi vencedor regional e nacional, do concurso Cultural Energias do mundo, promovido pela Rede Energia. Foram mais de 500 municípios participantes do concurso. A produção do trabalho foi realizada nas oficinas do projeto Arte na Escola da Gente.

2- ALUNOS NOTA DEZ - No dia 17 de setembro houve a premiação de 25 alunos das regiões de rios, planalto e área urbana, por terem se destacado como os “Alunos Nota 10”. Eles receberam da Prefeitura de Santarém e da Caixa Econômica Federal bicicletas, como reconhecimento ao bom desempenho escolar obtido em 2009.

3- PROJETO COLÔNIA DE FÉRIAS É PREMIADO- O Projeto Colônia de Férias da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Semed, foi premiado em Brasília pelo Ministério do Esporte, no II Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. O projeto Colônia de férias ficou em primeiro lugar na categoria relato de experiência, com a descrição da Colônia de Férias 2009. Foram 266 autores inscritos em todo o país.

4- SANTARÉM É DESTAQUE EM REVISTA DA SUÉCIA - A Revista Globen, produzida pela Ong Children’s World, da Suécia, destacou em quatro páginas, o trabalho desenvolvido em Santarém sobre a implantação do Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos das Crianças (WCPRC). O Brasil irá receber 9.000 exemplares da revista, direcionada para estudantes entre 10 e 18 anos.

RESULTADOS

IDEB- A nota no Estado do Pará ficou em 3,6 (anos iniciais) e 3,4 (Anos finais), sendo que Santarém alcançou as notas de 4,2 e 3,9, respectivamente.

Para as séries iniciais a meta do município era de 3,9, mas Santarém alcançou 4,2. Isso quer dizer, que os alunos até quarta série da rede pública municipal, se aproximam do objetivo de 2011, que é de 4,3.

PROGRAMAS

1- PNATE / CAMINHO DA ESCOLA- No mês de agosto as comunidades de Tapará e Saracura receberam lanchas-escola que são utilizadas como transporte escolar.

2- MAIS EDUCAÇÃO- Este ano, o Programa Mais Educação atendeu 35 escolas da rede municipal de ensino, oferecendo por meio das oficinas novas atividades educacionais, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer.

3- ESCOLA ATIVA- O programa realiza formação continuada aos professores de rios e planalto, qualificando para o ensino aprendizagem da educação no campo.

4- PRÓ-LETRAMENTO- O Pró-Letramento atua na formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

5- PROJOVEM URBANO- No dia 17 deste mês, na Casa da Cultura, 291 alunos do Projovem Urbano receberam os certificados. O programa destina-se a promover a inclusão social dos alfabetizados, que não concluíram o ensino fundamental, buscando a reinserção no mundo do trabalho.

OBRAS

DENTRE AS OBRAS ESTÁ O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CIDADE

3 escolas construídas

2 escolas reformadas

3 escolas em construção

PLANALTO

3 escolas construídas

RIOS

18 escolas construídas

13 escolas em reforma e ampliação

17 escolas em construção

INOVAÇÕES

1- ESCOLA DO PARQUE - O espaço possibilita diversas atividades de Educação Ambiental, para alunos da educação básica.

2-MERENDA ESCOLAR/ AGRICULTURA FAMILIAR- As cooperativas organizadas atendem a rede municipal com frutas e verduras para a merenda escolar.

3-ENTREGA DE MATERIAIS E FARDAMENTO

4-LANCHE ESPECIAL DO DIA DAS CRIANÇAS

5-ELEIÇÃO PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR DA REDE MUNICIPAL- Foram disponibilizadas141 vagas para a função comissionada de diretor, e 50 vagas para a função comissionada de vice-diretor, distribuídas entre as zonas urbana e rural.

EVENTOS

VI Festival Arte na Escola da Gente

IV Auto de Natal

Feira de educação ambiental das escolas urbanas

Mostra ambiental das escolas de várzea

Mostra do projeto da diversidade para a arte (Educação Especial)

Caravanas (Projeto Casinha de Leitura)

IV Encontro do Rádio pela Educação

FONTE: ASCOM/SEMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...