quarta-feira, dezembro 29, 2010

SEMPRE... FLOR DO CAMPO



FLOR DO CAMPO

Minha linda, meu amor, meu sabor, minha vida
Flor do campo, te desejo
Deixa eu te cheirar

Eu não sei falar de outra coisa a não ser de amor
Perdoa se o que tenho pra oferecer é só amor
Eu só quero você e que você me queira

Maravilha é abrir um sorriso sem fim, de repente
E, sem ter certeza, dizer-me que sim e o que sente
Eu só quero você e que você me queira

Fogo frio, neve quente, venham me queimar
Calafrio, mão dormente
Quero te beijar

Eu sei que por vezes a vida parece tão vazia
E as coisas nem sempre são como a gente gostaria
Eu só quero você e que você me queira

 Victor e Léo

A BELEZA FUNDAMENTAL...

Photo Flipbook Slideshow Maker

" ... A pessoa que sou não é bem a que eu gostaria de ter sido. Não sou (nem nunca serei) perfeita, maravilhosa, fascinante. Sou apenas uma mulher do meu tempo, bem intencionada mas bastante desajeitada, suficientemente sensível para perceber as necessidades e desejos do meu próximo, mas, na maioria das vezes, incompetente para atendê-los. E já aprendi que não serei nunca muito diferente dessa que sou hoje. Terei mais cabelos brancos, mais rugas, posso até enfeitar um pouco a minha imagem interna e externa, dar uns arremates, prestar mais atenção para tentar errar menos. Mas a essência não vai mudar. Perfeita, não serei nunca, nem com cirurgias plásticas, nem com mais algumas décadas de análise.

Pensando bem, talvez o mundo não tenha perdido muito, ao ficar definitivamente privado dessa que eu acreditava que deveria ser. Talvez para que o mundo fique melhor, mais aconchegante, mais quentinho, o que está em falta não são seres olímpicos e perfeitos; mas reles mortais, falíveis e humanos, um pouco mais conformados com as fraquezas e limitações, as próprias e as alheias. Já há culpa demais, frustações demais. Onipotência demais.

Desta vez, ao invés de sair correndo para não deixar pendente para janeiro, proponho que se tome uma atitude nova.

Poderíamos hastear, antes que o ano acabe, a bandeira da trégua, do descanso. Vamos anunciar a hora da conquista maior: gostar do que a gente conseguiu, sem lamentar o que supostamente deveria ter conquistado. A hora de valorizar o que a gente é, sem se remoer pelo que poderia ter sido e não foi.

Antes que o ano acabe, vou procurar meus filhos, um por um, para dizer-lhes que fiz o que pude por eles, neste ano que acaba e em todos os outros. Certamente menos do que eu gostaria de ter feito, muito menos do que eles acreditam merecer, mas o máximo que se fez possível dentro dos meus humanos limites. Vou olhar nos olhos do companheiro e reiterar o que ele provavelmente já descobriu: não sou a princesa do reino da fantasia, não há encantamento a ser quebrado para me tornar loura e linda, meiga e delicada. Minha medida é esta que aqui está, para o bem ou para o mal. Nem mais, nem menos.

Ou seja: o ano que vem, não serei nem melhor nem mais bonita do que tenho sido. Mas talvez venha a ser uma pessoa tranquila, mais tolerante comigo mesma e com os outros. Espero que seja o suficiente."


Lidia Rosemberg Aratangy

* Recebi esse texto da companheira Carmen Givoni que mora no Rio de Janeiro. Achei muito legal por isso resolvi postar para partilhar com você. E claro, com minha foto.
É que EU ME AMOOO ...Muitoooo.rsrs


SEMED APRESENTA ATIVIDADES REALIZADAS EM 2010

Professora Lucineide Pinheiro,
Secretária de Educação de Santarémn

CONCLUSÃO DOS 200 DIAS LETIVOS

No dia 31 deste mês encerram as aulas na rede municipal de ensino.

PRÊMIOS

1-ENERGIAS DO MUNDO

O trabalho produzido por alunos da escola municipal Maria da Conceição Figueira foi vencedor regional e nacional, do concurso Cultural Energias do mundo, promovido pela Rede Energia. Foram mais de 500 municípios participantes do concurso. A produção do trabalho foi realizada nas oficinas do projeto Arte na Escola da Gente.

2- ALUNOS NOTA DEZ - No dia 17 de setembro houve a premiação de 25 alunos das regiões de rios, planalto e área urbana, por terem se destacado como os “Alunos Nota 10”. Eles receberam da Prefeitura de Santarém e da Caixa Econômica Federal bicicletas, como reconhecimento ao bom desempenho escolar obtido em 2009.

3- PROJETO COLÔNIA DE FÉRIAS É PREMIADO- O Projeto Colônia de Férias da Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da Semed, foi premiado em Brasília pelo Ministério do Esporte, no II Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. O projeto Colônia de férias ficou em primeiro lugar na categoria relato de experiência, com a descrição da Colônia de Férias 2009. Foram 266 autores inscritos em todo o país.

4- SANTARÉM É DESTAQUE EM REVISTA DA SUÉCIA - A Revista Globen, produzida pela Ong Children’s World, da Suécia, destacou em quatro páginas, o trabalho desenvolvido em Santarém sobre a implantação do Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos das Crianças (WCPRC). O Brasil irá receber 9.000 exemplares da revista, direcionada para estudantes entre 10 e 18 anos.

RESULTADOS

IDEB- A nota no Estado do Pará ficou em 3,6 (anos iniciais) e 3,4 (Anos finais), sendo que Santarém alcançou as notas de 4,2 e 3,9, respectivamente.

Para as séries iniciais a meta do município era de 3,9, mas Santarém alcançou 4,2. Isso quer dizer, que os alunos até quarta série da rede pública municipal, se aproximam do objetivo de 2011, que é de 4,3.

PROGRAMAS

1- PNATE / CAMINHO DA ESCOLA- No mês de agosto as comunidades de Tapará e Saracura receberam lanchas-escola que são utilizadas como transporte escolar.

2- MAIS EDUCAÇÃO- Este ano, o Programa Mais Educação atendeu 35 escolas da rede municipal de ensino, oferecendo por meio das oficinas novas atividades educacionais, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer.

3- ESCOLA ATIVA- O programa realiza formação continuada aos professores de rios e planalto, qualificando para o ensino aprendizagem da educação no campo.

4- PRÓ-LETRAMENTO- O Pró-Letramento atua na formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

5- PROJOVEM URBANO- No dia 17 deste mês, na Casa da Cultura, 291 alunos do Projovem Urbano receberam os certificados. O programa destina-se a promover a inclusão social dos alfabetizados, que não concluíram o ensino fundamental, buscando a reinserção no mundo do trabalho.

OBRAS

DENTRE AS OBRAS ESTÁ O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

CIDADE

3 escolas construídas

2 escolas reformadas

3 escolas em construção

PLANALTO

3 escolas construídas

RIOS

18 escolas construídas

13 escolas em reforma e ampliação

17 escolas em construção

INOVAÇÕES

1- ESCOLA DO PARQUE - O espaço possibilita diversas atividades de Educação Ambiental, para alunos da educação básica.

2-MERENDA ESCOLAR/ AGRICULTURA FAMILIAR- As cooperativas organizadas atendem a rede municipal com frutas e verduras para a merenda escolar.

3-ENTREGA DE MATERIAIS E FARDAMENTO

4-LANCHE ESPECIAL DO DIA DAS CRIANÇAS

5-ELEIÇÃO PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR DA REDE MUNICIPAL- Foram disponibilizadas141 vagas para a função comissionada de diretor, e 50 vagas para a função comissionada de vice-diretor, distribuídas entre as zonas urbana e rural.

EVENTOS

VI Festival Arte na Escola da Gente

IV Auto de Natal

Feira de educação ambiental das escolas urbanas

Mostra ambiental das escolas de várzea

Mostra do projeto da diversidade para a arte (Educação Especial)

Caravanas (Projeto Casinha de Leitura)

IV Encontro do Rádio pela Educação

FONTE: ASCOM/SEMED

COMPETÊNCIA E ELEGÂNCIA NO BOM DIA SANTARÉM

A Secretária Municipal de Educação de Santarém Lucineide Pinheiro foi uma das convidadas do Bom Dia Santarém, hoje (29), pela manhã, na Tv Tapajós, emissora afiliada à Rede Globo de Televisão.

Na entrevista, ao vivo, professora  Lucineide conversou com Magda Santos e fez um balanço das conquistas e avanços da educação municipal durante o ano de 2010.

Com muito charme, competência  e elegância Lucineide Pinheiro teve momentos de descontração ao falar dos trabalhos diante da Secretaria de Educação de Santarém.