terça-feira, março 01, 2011

A FORÇA DA MULHER - MULHERES PROTESTAM CONTRA PLÁSTICO VERDE

Cerca de 800 mulheres integrantes da Via Campesina, Movimento dos Trabalhadores Desempregados, Levante da Juventude e Intersindical ocuparam na manhã desta terça-feira o pátio da empresa Braskem, do grupo Odebrecht, no Polo Petroquímico de Triunfo, região metropolitana de Porto Alegre. A manifestação – que integra a jornada nacional de lutas referente ao 8 de março, Dia da Mulher – tem o objetivo de denunciar que o plástico verde, produzido à base de cana de açúcar, é tão nocivo e poluidor quanto o plástico fabricado à base de petróleo. O produto é apresentado como sendo uma solução para os problemas ambientais. As promotoras do protesto rebatem dizendo que o plástico verde intensificará a proliferação do monocultivo, aumentará a transgenia, o uso de agrotóxicos e a concentração de terra.
 
 
Para viabilizar a produção de plástico verde em grande escala, observam ainda os movimentos sociais, a empresa tem como meta plantar quase dois milhões de hectares de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul. “Isso inviabiliza ainda mais a agricultura camponesa e gera a expulsão de milhares de famílias camponesas da terra. Para a população da cidade, o crescimento de mais essa monocultura significa aumento dos preços dos alimentos e mais pessoas disputando empregos e moradia”, afirmam os organizadores do protestos em nota distribuída aos meios de comunicação.


Fonte:Site RG Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com