JOELMA, BOA VIAGEM!!!


“Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei / rainha de todos os pássaros.
Depois de cinco anos, este homem recebeu a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
– Este pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.
– De fato, – disse o camponês. É águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
– Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
– Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
– Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
– Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
– Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.


No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
– Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
– Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra as suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...”

REFLEXÃO:Esta parábola evoca dimensões profundas do espírito, indispensáveis para o processo de realização humana: o sentimento de auto-estima, a capacidade de dar a volta por cima das dificuldades quase insuperáveis.
Cada pessoa tem dentro de si uma águia. Ela quer nascer. Sente o chamado das alturas. Busca o sol.
Uma águia tem dentro de si o chamado do infinito. Seu coração sente os picos mais altos das montanhas. Por mais que seja submetida a condições de escravidão, ela nunca deixará de ouvir sua própria natureza de águia que a convoca para as alturas sublimes.

As pessoas que alçam vôo sublime são as que se recusam a deitar-se, a suspirar e desejar que as coisas mudem! Tais pessoas não reclamam sua sorte e tampouco sonham, passivamente, com algum navio longínquo que vai chegando para levá-la pra bem longe. Em vez disso, visualizam em suas mentes que não são desistentes; não permitirão que as circunstâncias da vida as empurrem lá para baixo, e as mantenham subjugadas como galinhas.

Vamos, voe... Voe e vença, ocupe o lugar que é seu no alto do penhasco.


* Joelma Viana ( na foto)  é gestora da Rede de Notícias da Amazônia e coordenadora de jornalismo da Rádio Rural. Na madrugada deste sábado (26),  viaja para participar de uma reunião da Aler em Lima capital do Peru. À nobre colega e companheira de sempre, deixo meus votos de uma boa viagem, na torcida de muito êxito e sucesso na reunião. E que de lá possa trazer  boas notícias. Estou deixando para a Joelma essa mensagem da águia pelo seguinte motivo:
_  pois um dia ela fez papel de naturalista em minha vida... Colocou-me no alto  e de lá fez com que eu experimentasse voar. Com todo cuidado e carinho sussurrou em meu ouvido, que eu deveria voar e isso foi muito importante. Com o incentivo da Joelma consegui descobrir, dentro de mim, uma Águia que estava adormecida. Hoje, muito tempo depois... Venci muitos medos e superei muitos desafios, graças a Deus. Ainda não estou milionária mas faço com muito amor o que gosto e isso é maravilhoso. Valeu Joelma, pelo carinho, incentivo, força e acima de tudo pela amizade, pelos almoços e cafés partilhados em nossos dias.... BOA SORTE!!

Um beijo carinhoso


da Socohelp (EU)

Comentários

  1. Obrigada Socohelp pelo carinho. Eu aprendi que na vida só se pode ser feliz plenamente ao abrir espaço para os outros. E nada me deixa tão feliz do que ver nas pessoas força de vontade e persistência. vOcê venceu por merito seu, sem precisar passar por cima de ninguém, sem precisar puxar o tapete e derrubar o outro. Não existe vitória melhor do que essa. Vencer subindo degrau por degrau as escadas, e se escorregar limpa a roupa e segue em frente, não importa se vão rir de você, se vão lhe fazer chorar. Limpe a poeira, enchugue as lágrimas e mostre que você é capaz... E você venceu... não sabes como estou feliz por você... És a editora chefe do Para ouvir e Aprender, a garota do tempo da RNA, e mais ainda, és caloura na Ufopa... Que essas sejam apenas as primeiras vitórias, outras ainda estãso por vir, se Deus quiser, e eu sei que ele quer... beijão, mas só calço 35...kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!