segunda-feira, agosto 29, 2011

MANIFESTO INDÍGENA ASSINADO EM MANAUS É DESTAQUE EM SITE DA DEUTSCHE WELLE


Notícia publicada pela rede de notícias alemã Deutsche Welle destaca encontro que reuniu, em Manaus, representantes de povos indígenas dos nove países da região Amazônica.  A 1ª Cúpula Regional Amazônica resultou em um manifesto que chama atenção da opinião pública internacional para os problemas da crise climática e ambiental e de atividades de exploração econômica em territórios indígenas.


Em relação ao mecanismo de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD), muito discutido no âmbito das negociações internacionais do clima, Sônia Guajajara, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), afirmou na entrevista concedida a Deutsche Welle: "Nós defendemos que o REDD seja revertido em benefício coletivo, e não em recursos financeiros que irão parar nas mãos daqueles que buscam exclusivamente o dinheiro". "Nós, os índios, buscamos a valorização e o reconhecimento pelo serviço prestado ao meio ambiente, porque sempre conservamos a floresta", continua.

Segundo Juliana Splendore, assistente de pesquisa do IPAM e colaboradora nos projetos relacionados às questões indígenas, "diante dos riscos de REDD+ em territórios indígenas relatados nessa matéria, torna-se cada vez mais importante o estabelecimento de políticas nacionais conectadas com os níveis subnacional e de projetos a fim de garantir a regulamentação clara e eficiente de REDD+ em todos os contextos. Dessa forma, REDD+ poderia trazer benefícios efetivos aos povos indígenas, garantindo o respeito aos seus direitos coletivos.”

                                                             Leia matéria, em português, no site da Deutsche Welle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com