terça-feira, setembro 13, 2011

ESCOLA DA FLORESTA É DESTAQUE NA WEB RÁDIO ÁGUA



A SELVA AMAZÔNICA COMO SALA DE AULA: CONHEÇA A ESCOLA DA FLORESTA


Você já imaginou ter a Amazônia como sala de aula? Alunos das escolas municipais de ensino fundamental da região de Santarém (PA) têm esse privilégio. A “Escola da Floresta”, área que ocupa 33 hectares da selva amazônica, é um projeto da Secretaria de Educação de Santarém criado para complementar a grade curricular de ensino de crianças de sete a 10 anos de idade. A ideia central da Escola é unir a teoria sobre educação ambiental com a prática e proporcionar ao aluno sensações que ele não teria em sala de aula, como explica Clarice Rebello, coordenadora do Projeto.

ENTREVISTA COM CLARICE REBELO - COORDENADORA DA ESCOLA DA FLORESTA

Clarice conta que, antes do surgimento da “Escola da Floresta”, o espaço ocupado por ela estava “abandonado”. A sensibilidade e as boas ideias das pessoas envolvidas com questões educacionais na cidade fizeram  com que a área se transformasse no projeto que é hoje.

ENTREVISTA COM CLARICE REBELO - COORDENADORA DA ESCOLA DA FLORESTA

Nesta escola "diferente", os alunos são guiados pela floresta e aprendem noções básicas de preservação e conservação do meio ambiente em trilhas demarcadas enquanto monitores explicam questões relativas à história local, à fauna e à flora, sempre acompanhados por “música ao vivo”.

Os alunos percorrem os caminhos da floresta e, ao final das atividades propostas, que duram todo o dia, eles participam de uma gincana para avaliação dos conhecimentos adquiridos. Débora Pereira, pedagoga da Escola da Floresta, conta como começa o dia desses alunos e os resultados atingidos depois que o trajeto termina.

ENTREVISTA COM DÉBORA PEREIRA, PEDAGOGA DA ESCOLA DA FLORESTA

E não há dúvidas de que essa experiência agrada às crianças que visitam a Escola da Floresta.

ENTREVISTAS COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NAZARÉ DEMÉTRIO MUSSI 
E você, gostaria de ter uma Escola da Floresta na sua cidade?


Crédito: as músicas desta matéria são de autoria de Chico Malta ( cantor e compositor santareno).

Acessa o site da Web Rádio Água  e ouça o áudio da  materia  AQUI



Fonte: Web Rádio Água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com