quarta-feira, setembro 28, 2011

OFICINA DE PRODUÇÃO DA EQUIPE DE RÁDIO EM JURUTI VELHO

Turma de comunicadores (as) participantes da oficina

Nos dias 23 e 24 de setembro estive na Vila de Juruti Velho no Município de Juruti.
Durante o período foi realizada uma oficina de produção de programas. A capacitação contou  com a participação de 23 pessoas que integram a Rádio Comunitária Muirapinima, da Vila de Juruti Velho.

No primeiro dia a programação ocorreu com o desenvolvimento da parte teórica e no segundo dia a realização da prática. Para a aula prática a turma foi dividida em três grupos. Cada grupo ficou com a responsabilidade de produzir um programa com duração de meia  hora.

Após a divisão das equipes cada uma   ficou com a responsabilidade de produzir e apresentar  um programa conforme abaixo:
Grupo 01 - PROGRAMA  JURUTI VELHO EM DESTAQUE;
Grupo 02 – PROGRAMA  CONEXÃO DIRETA;
Grupo 03 – PROGRAMA AREIA SOLTA;
 Todos os programas divulgaram as informações diversificadas da comunidade aliadas a valorização da região com abordagens de temáticas  que falaram de religião, meio ambiente, saúde, educação, política, entre outros.
Após a conclusão das produções dos programas, durante o tempo de uma hora e meia a comunidade jurutiense pôde ouvir  os programas  produzidos pelas equipes e que foram levados ao ar, ao vivo,  pelas ondas da rádio comunitária Muiriapinima -  FM. 

Após a veiculação  dos programas, no período da tarde,   foram feitas as avaliações necessárias sobre a prática de produção e troca de idéias sobre o encontro de forma geral.
A oficina foi encerrada no sábado, por volta de 18h30 com reunião de planejamento de atividades a serem desenvolvidas na rádio durante os meses seguintes.
Aplicação, determinação e entusiasmo fizeram a tônica do encontro que reuniu trabalhadores rurais, pescadores, sindicalistas, jovens, adolescentes, mulheres e comunitários, ansiosos e ansiosas pelo conhecimento e aperfeiçoamento da  comunicação que desenvolvem na Vila.

Dentro do planejamento ficou acertado novas  produções e veiculações  dos programas de forma oficial dentro da grade de programação da  rádio. A turma participante e coordenação da rádio aprovaram as produções e a partir do mês de novembro deverá entrar no ar a nova programação a ser  veiculada.

O objetivo é trabalhar a nova experiência no sentido de aproveitamento e valorização do  potencial e talento dos e das participantes da oficina de Produção de Programa, bem como valorizar os recursos naturais da região e populações.

O treinamento foi ofertado pela coordenação da Rádio Comunitária Muirapinima – FM sob a responsabilidade da Acorjuve.


A partir do mês de novembro deverão ocorrer novas oficinas dessa vez os temas  propostos são: Jornalismo Esportivo e Produção de áudio e vinhetas.


Socorro Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com