sexta-feira, outubro 07, 2011

12° ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA JUSTIÇA E PAZ E ENTIDADES AFINS


A casa de retiros da Assunção em Brasília - DF foi o palco nos dias de 05 a 07 de outubro do 12°Encontro da Rede Brasileira Justiça e Paz e Entidades Afins.


O encontro foi ocasião para partilhar as experiências de diferentes comissões de justiça e Paz espalhadas pelo território brasileiro e as atividades realizadas pelas mesmas. Em seguida com a contribuição de Daniel Said e Beto Almeida foi feita uma analise de conjuntura da realidade brasileira espaçando também para toda a America Latina. Partindo da realidade internacional com a crise econômica, passando pela primavera árabe, tocando a questão das religiões no Brasil para chegar a construção de um modelo econômico próprio diferente dos países europeus livrando-nos dos efeitos da crise econômica mundial. 


Entre os  temas apresentados a relação das Diretrizes da Ação Pastoral da Igreja do Brasil e a 5ª Semana Social, sendo em seguida  realizadas oficinas tratando os temas da Cultura da paz e superação das violências, memória e verdade, Rio + 20 e direito à comunicação estando reservada a ultima mesa para a reforma política. Com  o Dr. Marcelo, Ex. presidente da OAB e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, refletimos o processo da reforma política e  sua situação atual. Segundo ele, a reforma política no momento atual não tem futuro.


Os grandes pontos de conflito e cisão da conjuntura política atual são o financiamento publico da campanha eleitoral e a questão da lista fechada, questões que, segundo Marcelo, não dão muita esperança para uma verdadeira reforma política em curto prazo. Só uma constituinte que trate especificamente da reforma política poderá dar-nos uma reforma de verdade. Os momentos finais do encontro foram dados ao conhecimento do material presente no site dos Direitos Humanos e as propostas e desafios surgidos nos debates das oficinas para serem atuados nos próximos meses pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz.


De Brasília Pe. Gianfranco Graziola  - (Roraima – Boa Vista)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com