quinta-feira, outubro 06, 2011

PLANEJAMENTO E ENSAIO: SEGREDOS DAS APRESENTAÇÕES DE STEVE JOBS


Além de ser considerado um visionário do mundo da tecnologia, Steve Jobs também era referência quando o assunto era apresentações corporativas. Carismático, seguro e confiante, Jobs sabia como poucos cativar plateias em 
suas apresentações.


No livro "Faça como Steve Jobs – E realize apresentações incríveis em qualquer situação", oautor Carmine Gallo aborda as técnicas usadas por Jobs para cativar as plateias. Segundo Gallo, quatro dicas são fundamentais para criar apresentações tão cativantes quanto as de Jobs.


A primeira é planejar a apresentação antes de abrir o programa de computador. Segundo Gallo, Jobs começava a planejar suas apresentações com papel e caneta e se envolvia completamente em todos os elementos da apresentação, como escolha de imagens, ordem dos slides e iluminação do palco.


A segunda dica dada por Gallo é evitar as listas de itens (bullet points). Segundo o autor, o próprio PowerPoint estimula o usuário a incluir listas em suas apresentações, já que o recurso fica em local privilegiado da tela e já é incluído em muitos modelos. Mas essa não é a melhor forma de passar informação. "Apresentações com ênfase no visual inspiram o público, mas exigem muito trabalho para serem criadas", diz Gallo no livro.


O autor recomenda o uso de imagens de impacto e pouco texto nos slides.
A terceira dica é praticar, e muito, antes de cada apresentação. Segundo Gallo, Jobs praticava suas apresentações por horas, até que o encadeamento das frases se tornasse absolutamente natural e, ao mesmo tempo, incisivo.
A quarta dica é manter o suspense até o final. "Jobs sempre deixava a plateia em suspense até o fim das apresentações. Antes de encerrar as palestras, ele frequentemente usava a frase ´one more thing´ (mais uma coisa) para terminar o evento com um anúncio de impacto", explica Gallo no livro.

                                                                                               Fonte: Site Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com