quinta-feira, outubro 20, 2011

REDE DE NOTÍCIAS DA AMAZÔNIA - RNA - REALIZA CURSO EM MANAUS


A Rede de Notícias da Amazônia - RNA está realizando, desde segunda feira, 17, curso de capacitação em Manaus.

O treinamento reúne 10 radiojornalistas  das  emissoras sócias  da RNA. O local do encontro é a Casa de Retiro e Formação Vicente Canãs, em Manaus. O treinamento tem duração de 50horas/aula e encerra no sábado, (22).

De acordo com Pe. Edilberto Sena - Presidente da Rede de Notícias da Amazônia e  um dos facilitadores do curso,  o objetivo é  capacitar  a equipe de profissionais para que a Rede de Notícias da Amazônia consiga falar na linguagem dos povos da Amazônia, noticias do interesse desses povos da Amazônia.


“Daí a   capacitação sobre  compreender a conjuntura da Amazônia hoje e como é   aprender   a fazer uma analise de conjuntura de uma região ou uma situação vai ser útil para quem vai gerar noticias. Já que a noticia é uma versão de algum fato ou acontecimento. Daí a versão da RNA deve ser estimulada por aquilo que nós  julgamos que seja do interesse dos ouvintes da nossa Rede, que nós calculamos seja em torno de 5 milhões de ouvintes, que podem ouvir a RNA uma vez que são 12 emissoras que fazem parte da Rede Notícias da Amazônia” – finalizou Pe. Edilberto Sena.

De Santarém, participam do curso  João Machado - Repórter da Rádio Rural e Joelma Viana - Gestora da Rede de Notícias da Amazônia.



Equipe de comunicadores (as) da RNA -  em Manaus - AM

PARTICIPANTES:

Acivaldo Negrão - Rádio Conceição Abaetetuba
Adalcimar Moura - Rádio Novo Milênio São Gabriel da Cachoeira
Anderleia Oliveira - Rádio Fm Castanho do Careiro 
Evilene Paixão - FM Monte Roraima
Gecilene Sales - Rádio Rio Mar de Manaus
João Machado - Rádio Rural de Santarém 
Joelma Viana - RNA 
Marciana Bezerra - Rádio Verdes Florestas de Cruzeiro do Sul
Rafael Pereira - Rádio Educadora de Tefé 
Ronievon Martins - Rádio Guajará Mirim



FACILITADORES: 

PAULO LIMA- Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é um dos coordenadores do Projeto Saúde & Alegria em Santarém, Pará. É consultor da CEPAL para temas de tecnologias de informação e comunicação. Foi consultor do Rimisp - Centro Latinoamericano para el Desarrollo Rural, Santiago, Chile, foi consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT), é especialista em avaliação e gestão de projetos sociais e é pesquisador na área de cinema e vídeo. Leciona no curso de comunicação social do Instituto Esperança de Ensino Superior, em Santarém.

ALFREDO WAGNER - Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor colaborador da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, como professor e pesquisador do Centro de Estudos do Trópico Úmido-CESTU. Atuando principalmente nos seguintes temas: povos tradicionais, etnicidade, conflitos, movimentos sociais, processos de territorialização e cartografia social da Amazônia.

EDILBERTO SENA – Formado em Filosofia e Teologia com pós-graduado em Comunicação radiofônica na Holanda e em Costa Rica. Atualmente diretor da Rádio Rural de Santarém e presidente da Rede de Noticias da Amazônia. Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém, ativista social em Defesa da Amazônia. Recebeu prêmios José Carlos Castro de Direitos Humanos em 2005, conferido OAB – Pará e o prêmio Mahatma Gandhi em 2006 conferido pela organização Navdania de Nova Deli – Índia, representando os lutadores da Amazônia. Produtor de programas radiofônicos e palestrante de diversos temas da Amazônia, especialmente agronegócio, hidrelétricas e mineradoras.


A Rede de Notícias da Amazônia - RNA não só tem  a preocupação com  a qualidade da informação, mas  prima, também, pela formação profissional  das pessoas envolvidas no Projeto. Dessa forma oferta condições para que  novos comunicadores (as) ocupem espaços dentro da comunicação amazônida e com  isso,   venham somar e fortalecer a Rede que leva ao mundo, através das emissoras parceiras a voz da Amazônia, a partir da própria realidade da  Amazônia e de seus povos. 


Socorro Carvalho
Fotos: Facebook  da RNA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com