quarta-feira, maio 25, 2011

AMBIENTALISTAS DO PARÁ FORAM MORTOS EM ‘TOCAIA’


alt


BELÉM – O delegado Marcos Augusto Cruz afirmou que o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva, de 54 anos, e Maria do Espírito Santo, de 53, foram mortos em uma “tocaia” em uma estrada na Zona Rural de Nova Ipixuna (PA), na manhã desta terça-feira (24).

“Eles foram mortos a tiros na estrada que dá acesso ao assentamento onde residiam. As vítimas seguiam em uma motocicleta e, em determinado ponto, quando tiveram de reduzir a velocidade para passar em uma ponte, foram interceptados e atingidos pelos atiradores. Os autores do crime já estavam de tocaia. Eles esperavam as vítimas ali para cometer o homicídio”, afirmou o delegado.
Segundo o delegado, a polícia trabalha com a hipótese de que duas pessoas teriam atirado nas vítimas, mas o número ainda não foi confirmado. Os atiradores também estariam em uma motocicleta.
“Com certeza, foi um crime por encomenda, a mando de alguém. As características são típicas de uma execução”, disse Cruz.
O delegado afirma que, por enquanto, não há suspeitos, mas a polícia já começou a reunir informações para encontrar aos criminosos. Parentes das vítimas e possíveis testemunhas do crime serão convocadas para prestar depoimento.
“Eram pessoas que estavam inseridas em um contexto de lutas sociais. Eles eram ambientalistas, viviam em um assentamento e têm uma história de conflitos de interesses com madeireiros e fazendeiros da região”, disse.
Os corpos serão encaminhados para perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Marabá (PA).
Inimigos
Claudelice Silva dos Santos, irmã do ambientalista, afirmou ao G1 que o casal possuía inimigos. As vítimas teriam registrado queixas, na delegacia de Marabá, pelas ameaças constantes que sofriam.
“Nós somos ambientalistas e envolvidos com o movimento social. Muitos fazendeiros e madeireiros tinham interesse em que meu irmão e a mulher não atrapalhassem mais. Eles faziam denúncias de desmatamento, grilagem de terras e sempre foram ameaçados, mas nunca imaginamos que essas ameaças seriam consolidadas”, afirma.
 
De acordo com Claudelice, a residência do casal já havia sido invadida e revirada inúmeras vezes. O casal já teria sofrido outros atentados anteriormente.
“Muita gente tinha interesse na morte dele, porque realmente fazíamos as denúncias de crimes contra o meio ambiente. Temos certeza de que foi um crime que teve mandantes. É do interesse da família que se faça Justiça, não vamos deixar que isso fique impune como tantos outros aqui.”
 
Repercussão
 
A presidente Dilma Rousseff determinou que a Polícia Federal investigue o assassinato. Segundo o Planalto, Dilma ficou sabendo do assassinato pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que tomasse providências necessárias junto à Polícia Federal.
 
 
Fonte: portalamazonia.com.br
 

CIGANOS TERÃO PROJETO DE LEI EM DEFESA DE SEUS DIREITOS


Terminou há pouco a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para discutir a cidadania cigana. Ao final da audiência, o presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS) determinou o agendamento de reuniões entre representantes dos ciganos e da Coordenação para Assuntos de Igualdade Racial (Copir) do Distrito Federal e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do governo federal.

Paim também determinou a elaboração de um texto a ser apresentado por uma entidade nacional de ciganos como sugestão para um projeto de lei que defenda os direitos dessa comunidade. A lei, se aprovada pelo Congresso Nacional, terá o nome de Esmeralda, anunciou o presidente da CDH, em homenagem a uma criança cigana que sonhava em um dia frequentar uma escola. A audiência pública foi encerrada com uma dança cigana.

Agência Senado

SER OU NÃO SER? É OU NÃO É?

Ontem, à tarde, fomos convidados pelo Vice Reitor da Ufopa – professor Aquino a comparecermos no auditório do Hotel Boulevard para recebermos explicações sobre  os métodos de ensino,avaliações e processos de andamento do CFI – Centro de Formação Interdisciplinar.De inicio ele ficou lá explicando  todas as etapas desde o processo de ingresso na instituição até  a forma de como se chegar  ao doutorado. Vale ressaltar que , no auditório, só estava o pessoal do turno da tarde,  mas o clima ficou bem acalorado. A T6 participou em massa do começo até o fim, até com intervenções bem interessantes.

Narciso, um dos meus colegas, foi um dos participantes que fez diversos questionamentos  entre eles: critérios de avaliação, desencontro de informações etc... Porém, o melhor ficou para o final,  quando o acadêmico  Ozinaldo Rafael  traçou um grande debate  com professor Aquino ,  a primeira pergunta  foi: “_Professor minha pergunta é : " o Ida é um concurso?”

Aquino titubeou e sem conseguir explicar direito, foi rebatido  pelo acadêmico  que insistia na mesma pergunta, ao mesmo tempo em que a galera  aplaudia a insistência do colega.  Rafael continuou argumentando sobre as formas desiguais de concorrências,  discordando dos métodos avaliativos, da má qualidade de produção dos módulos, dos critérios de avaliações e da desigualdade nas diversas didáticas dos professores.      

 A discussão foi grande e Rafael conseguiu expressar de forma bem coerente toda a problemática que deixa a turma tão preocupada. Outros acadêmicos formaram filas e as perguntas foram inúmeras. Ao final, apesar das tantas explicações não tenho muita certeza que Aquino tenha convencido a galera.

Socorro Carvalho
 

É UMA PENA... MARCELO!!!

Marcelo Feitosa

O moço maravilhoso, da foto, é o Marcelo Feitosa, um dos meus colegas da T6 -  Ufopa.
E mais um dos desistentes do CFI – Centro de Formação Interdisciplinar.
Marcelo era da turma do encosto ( do lado direito da sala, para quem entra) do grupo da Maria Clara, Marcelo Wilker, Aline e Monique.

Apesar de estudarmos juntos não tínhamos muito contato,  mas como não tenho dificuldade     em fazer amizades  me aproximei e de vez em quando ia lá encher o saco deles. Um dia, cheguei na sala e encontrei o Marcelo explicando um trabalho de Sociedade, Natureza e Desenvolvimento – SND e o tema era “Ética” . Desde então me tornei fã desse menino.  quando entrei na sala    ele falava seguro, de forma serena e com uma voz suave, agradável o que  fazia com que a turma de ligasse nas explicações. E olha que conseguir calar e roubar a atenção  total da t6 não é fácil, mas  conseguiu essa proeza. E todos estavam lá,   antenados nas explicações  vindas lá da frente  através daquela voz tão gostosa de se ouvir.



Foi nesse dia que Marcelo contou sobre o ex presidiário  golpista e de outros casos. E explicou que apesar de ter visto nossa solidariedade com o “ miliante” (rsrs) não disse nada por que  a ética pessoal dele não permitiu que nos contasse e assim me fez  até perder uns trocados. Esse fato fez com que eu percebesse  o quanto aquele menino, tão calado, era especial e de um caráter muito legal.Após o trabalho fui lá cumprimentei e o parabenizei  pelas explicações e  até senti vontade de puxar a orelha dele, por ter me deixado colaborar com aquele pilantra.rsrs



Outro dia,  quando tivemos aula  de Tecnologia da Informação – TIC - num sábado de manhã,  ele até almoçou com a gente,(eu, Cici, Nayane, Luiz, Mariléia e Isaura),  no restaurante do hotel ( com o preço especial para universitário, é claro) para  que depois pudéssemos ir assistir  a mais um dos benditos seminários, dos sábados à tarde.



Tudo parecia ir muito bem e de repente, para minha surpresa o Marcelo emitiu um requerimento na Ufopa e pedindo  cancelamento de matrícula. Quando me falaram nem acreditei, mas ele me confirmou.A explicação? “ Não sinto mais vontade de vir estudar. Não estou gostando”. Argumentei com ele,  mas foi em vão disse que não tinha mais volta e que ontem,  dia 23 era o último dia que vinha a sala de aula. É uma pena!!


Com a saída do Marcelo só aumenta a estatística de desistência da  Universidade Federal do Oeste do Pará. Ainda continuo pensando que não podemos desistir e  persistir é preciso. Ao mesmo tempo,  respeito a decisão do colega e assim como Markus Socrátes vai  deixar muita saudade.


Ao Marcelo meus votos de sucesso e que seja sempre guiado pelo bom senso e a ética, para que assim,  com certeza continue  contribuindo na construção de dias melhores.   Isso ai Marcelo, valeu te conhecer.


Saiba que o mundo precisa mesmo  de pessoas autenticas e verdadeiras  assim feito você. Sucesso e seja sempre Feliz!! Ah,  esse ilustre colega além de ser esse grande ser humano  é o seguidor de número 72 do meu blog que legal!!Seja bem vindo Marcelo e saiba que é uma satisfação ter você em minha página. E olha, você já está fazendo falta viu, menino. Na hora de fazer o contraste com certas vozes que agridem nossos tímpanos...Ufaaa!!
                                                                  Boa Sorte!!

                                                             Um grande abraço

                                                                 Socorro Carvalho