quarta-feira, novembro 09, 2011

A MULHER QUE SOU

Não sou apenas mulher,
Eu sou também poesia.
Sou amor, sou coração,
E também sou fantasia.


Sou a rosa encarnada
No lindo jardim da vida.
Às vezes sou solidão,
Também choro escondida.


Sou como a ave errante,
Que busca um novo ninho.
Se amo, sempre me entrego,
Pois não vivo sem carinho.


Sou a letra da canção,
Na voz de um cantador.
O sentimento dos amantes,
Da paixão sou o calor.


Sou um poema escrito,
De um coração a sangrar.
Sou o fogo que aquece,
Sou mulher, vivo a sonhar.



Inez Freitas



PAPA BENTO XVI ELEVA A PRELAZIA DE ÓBIDOS À CATEGORIA DE DIOCESE


A Igreja Católica do Brasil tem uma nova diocese. O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira (09/11) a elevação da Prelazia de Óbidos, no Pará, para a categoria de Diocese e a nomeação do seu primeiro bispo Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM. O anúncio foi publicado no Jornal “L’Osservatore Romano” e no site do Vaticano e, segundo Dom Bernardo, a festa da elevação acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro do próximo ano, com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, na sede da Nova Diocese em Óbidos. Nesta ocasião, o Núncio também vai inaugurar a Fazenda da Esperança e o Centro de Juventude São Francisco, onde funciona o Projeto Cultura pela Paz.

Com o badalar dos sinos da Catedral de Sant’Ana e muitos fogos, o povo recebeu a notícia durante a Missa solene nesta manhã em Óbidos. "O povo é muito religioso e ficou muito feliz com o anúncio do Papa. Estou muito feliz à frente do meu rebanho e mais ainda por fazer parte desta história", disse Dom Bernardo, que foi nomeado bispo para Óbidos em 2009.

Segundo Dom Bernardo, há trinta anos já se queria elevar a Prelazia à categoria de Diocese, pois ela já contava com as estruturas para isso. “Atualmente existem 13 prelazias no Brasil”, explica o bispo franciscano, lembrando que quando foi criada a Prelazia, ela foi confiada à Ordem dos Frades Menores, através da Província Franciscana de Santo Antônio, com sede no Recife (PE). “Os franciscanos já estavam aqui em várias paróquias na região de Óbidos e a criação da Prelazia foi entregue a Ordem Franciscana”.

A Prelazia de Óbidos nasceu do desmembramento da Prelazia de Santarém, a pedido de Dom João Floriano Loewenau, em 10 de abril de 1957. Desde então, assim como Dom Bernardo, os três bispos anteriores a ele eram da Ordem Franciscana. Há que se destacar o grande trabalho missionário de Dom Martinho Lammers, que ficou 33 anos à frente da Prelazia. “Investiu muito na formação dos leigos e nas diversas Pastorais, sobretudo na Pastoral Catequética, Social e do Dízimo”, acrescenta D. Bernardo.

A Prelazia está localizada na Região Oeste do Pará, fazendo limite territorial com a Guiana Inglesa, Suriname, Roraima (RR) e Amazonas. Limita-se com as áreas diocesanas de Santarém, Roraima (RR), Parintins (AM) e Itacoatiara (AM).



Dom Bernardo lembra que o território da Prelazia tem uma extensão de 182.000 km², quase o tamanho do Estado do Paraná. Sua população é de 250.000 habitantes, dos quais 80% confessam a religião católica. Há 7 municípios/paróquias - Óbidos, Alenquer, Curuá, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti – que atendem em torno de 600 comunidades. Neste vasto território, 22 padres - seis diocesanos incardinados, quatro padres Fidei-Donum de Juiz de Fora e da Alemanha, três franciscanos e nove missionários do Verbo Divino - e 18 religiosas franciscanas de três Congregações, além de 8 seminaristas, garantem esta grande obra evangelizadora, conforme o lema da nova Diocese: “Uma Diocese Missionária no coração da Amazônia”.

Além dos bispos, a presença missionária franciscana é forte nesta região, graças à Ordem dos Frades Menores, e às congregações como a do Verbo Divino, das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, das Franciscanas de Maristela; das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral e das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, que irão iniciar uma nova missão no dia 20 de novembro.

Segundo Dom Bernardo, os desafios aumentam à medida que a população cresce. "A Prelazia busca responder aos problemas atuais com coragem e dinamismo dando uma resposta concreta a cada problemática, como a criação do Projeto Cultura pela paz para tirar os jovens que vivem em situação de risco e a vinda da Fazenda da Esperança para ajudar na recuperação de dependentes químicos", observa o bispo franciscano.

Desde sua fundação, a Prelazia teve uma vasta atividade pastoral, e atualmente trabalha novos projetos e formas de evangelização nas seguintes pastorais: vocacional, familiar, social, comunicação, criança e juventude. Mas o grande desafio, segundo o bispo, é promover o crescimento vocacional na Prelazia, para que aumente o número dos padres nativos.  

Fonte: Pascom _ Ercio Santos