PAPA BENTO XVI ELEVA A PRELAZIA DE ÓBIDOS À CATEGORIA DE DIOCESE


A Igreja Católica do Brasil tem uma nova diocese. O Papa Bento XVI anunciou nesta quarta-feira (09/11) a elevação da Prelazia de Óbidos, no Pará, para a categoria de Diocese e a nomeação do seu primeiro bispo Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM. O anúncio foi publicado no Jornal “L’Osservatore Romano” e no site do Vaticano e, segundo Dom Bernardo, a festa da elevação acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro do próximo ano, com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, na sede da Nova Diocese em Óbidos. Nesta ocasião, o Núncio também vai inaugurar a Fazenda da Esperança e o Centro de Juventude São Francisco, onde funciona o Projeto Cultura pela Paz.

Com o badalar dos sinos da Catedral de Sant’Ana e muitos fogos, o povo recebeu a notícia durante a Missa solene nesta manhã em Óbidos. "O povo é muito religioso e ficou muito feliz com o anúncio do Papa. Estou muito feliz à frente do meu rebanho e mais ainda por fazer parte desta história", disse Dom Bernardo, que foi nomeado bispo para Óbidos em 2009.

Segundo Dom Bernardo, há trinta anos já se queria elevar a Prelazia à categoria de Diocese, pois ela já contava com as estruturas para isso. “Atualmente existem 13 prelazias no Brasil”, explica o bispo franciscano, lembrando que quando foi criada a Prelazia, ela foi confiada à Ordem dos Frades Menores, através da Província Franciscana de Santo Antônio, com sede no Recife (PE). “Os franciscanos já estavam aqui em várias paróquias na região de Óbidos e a criação da Prelazia foi entregue a Ordem Franciscana”.

A Prelazia de Óbidos nasceu do desmembramento da Prelazia de Santarém, a pedido de Dom João Floriano Loewenau, em 10 de abril de 1957. Desde então, assim como Dom Bernardo, os três bispos anteriores a ele eram da Ordem Franciscana. Há que se destacar o grande trabalho missionário de Dom Martinho Lammers, que ficou 33 anos à frente da Prelazia. “Investiu muito na formação dos leigos e nas diversas Pastorais, sobretudo na Pastoral Catequética, Social e do Dízimo”, acrescenta D. Bernardo.

A Prelazia está localizada na Região Oeste do Pará, fazendo limite territorial com a Guiana Inglesa, Suriname, Roraima (RR) e Amazonas. Limita-se com as áreas diocesanas de Santarém, Roraima (RR), Parintins (AM) e Itacoatiara (AM).



Dom Bernardo lembra que o território da Prelazia tem uma extensão de 182.000 km², quase o tamanho do Estado do Paraná. Sua população é de 250.000 habitantes, dos quais 80% confessam a religião católica. Há 7 municípios/paróquias - Óbidos, Alenquer, Curuá, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Juruti – que atendem em torno de 600 comunidades. Neste vasto território, 22 padres - seis diocesanos incardinados, quatro padres Fidei-Donum de Juiz de Fora e da Alemanha, três franciscanos e nove missionários do Verbo Divino - e 18 religiosas franciscanas de três Congregações, além de 8 seminaristas, garantem esta grande obra evangelizadora, conforme o lema da nova Diocese: “Uma Diocese Missionária no coração da Amazônia”.

Além dos bispos, a presença missionária franciscana é forte nesta região, graças à Ordem dos Frades Menores, e às congregações como a do Verbo Divino, das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, das Franciscanas de Maristela; das Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral e das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, que irão iniciar uma nova missão no dia 20 de novembro.

Segundo Dom Bernardo, os desafios aumentam à medida que a população cresce. "A Prelazia busca responder aos problemas atuais com coragem e dinamismo dando uma resposta concreta a cada problemática, como a criação do Projeto Cultura pela paz para tirar os jovens que vivem em situação de risco e a vinda da Fazenda da Esperança para ajudar na recuperação de dependentes químicos", observa o bispo franciscano.

Desde sua fundação, a Prelazia teve uma vasta atividade pastoral, e atualmente trabalha novos projetos e formas de evangelização nas seguintes pastorais: vocacional, familiar, social, comunicação, criança e juventude. Mas o grande desafio, segundo o bispo, é promover o crescimento vocacional na Prelazia, para que aumente o número dos padres nativos.  

Fonte: Pascom _ Ercio Santos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!