quinta-feira, novembro 17, 2011

DOM TIAGO E MAESTRO ISÓCA FARIAM 99 ANOS HOJE – 17 DE NOVEMBRO

Dom Tiago e Maestro Isóca - INESQUECÍVEIS
Se estivessem vivos, o saudoso bispo de Santarém, Dom Tiago Ryan e o maestro Wilson Fonseca – Isoca – hoje estariam completando 99 anos. Os dois nasceram no dia 17 de novembro de 1912, dom Tiago nos Estados Unidos e o maestro Isoca no Brasil.

 Dom Tiago Ryan foi predestinado a servir ao Senhor pela vida religiosa. Sua bela e santa missão teve início através de seu ingresso na Ordem Franciscana em 1931, sendo que a sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 24 de junho de 1938. Cinco anos mais tarde Dom Tiago chegou em Santarém, exatamente no dia 25 de junho de 1943, assumindo trabalhos na então Prelazia. Foi eleito bispo titular em 31 de janeiro de 1958 e ordenado em Chicago no dia 09 de abril do mesmo ano.

O seu espírito missionário estava tão forte e presente no seu jeito de ser: alegre, jovial, disponível, dedicado. Era um missionário que se preocupava não somente com a salvação da alma, mas, sobretudo com a integridade e dignidade de vida das pessoas. Demonstrou firmeza nos momentos em que foi preciso combater os poderosos que ameaçavam a dignidade humana. Soube sempre manter o espírito franciscano, mas com determinação, coragem.

No seu episcopado criou a Comissão de Justiça e Paz, como grande instrumento de defesa aos mais necessitados e violados nos seus direitos, como pessoa humana, a imagem e semelhança do Criador. Acima de tudo era um defensor da vida.

 O maestro Isoca também colaborou com a Igreja. Foi coroinha, ministro da Eucaristia. Mas foi no campo cultural que ele mais contribuiu para o crescimento de Santarém.
Ele partiu para o Pai no dia 24 de março – domingo de ramos de 2002 e Dom Tiago no dia 12 de julho do mesmo ano.

Texto: Ercio Santos

* Linda homenagem, Ercio. Obrigada por me oportunizar partilhar suas palavras com  a turma que curte minhas inspirações etc... Adorei ouvir       sua participação no JM. (Socorro Carvalho)





CONGRESSO DE EDUCAÇÃO REPERCUTE NAS REDES SOCIAIS



Realizado há quase uma semana pela Prefeitura de Santarém, o Congresso Municipal de Educação que discutiu o tema “Práticas Exitosas na Educação”, continua repercutindo positivamente. Desta vez, o evento ganhou destaque nas redes sociais.
Um dos palestrantes do Congresso, o professor doutor César Nunes, que abordou a temática “Educação e Direitos Humanos”, após retornar para Recife, sua terra natal, postou vários comentários positivos em sua página pessoal no facebook, Escreveu sobre as várias ações educacionais que conheceu em Santarém sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), como por exemplo, em quatro citações:
- “Estive no Congresso de Educação de Santarém, no futuro estado do Tapajós. Conheci um povo sensível e acolhedor, uma cidade cheia de sonhos e projetos. A educação é a pérola do Tapajós. Vi ali lições de emancipação, de sustentabilidade, de educação ambiental e de práticas de inclusão. Santarém é uma cidade educadora!”.
- “Estive numa Escola do Parque, acolhido pela Secretária de Educação, Professora Lucineide Pinheiro, e com a diretora Professora Mary. Vi como o poder público pode transformar uma área de risco e de degradação num espaço de humanização, consciência e educação ambiental para a Educação Infantil! Fiquei admirado e cheio de esperanças na educação ali praticada!”.
- “Estive na Escola da Floresta, uma escola de educação baseada na recuperação das práticas sustentáveis dos seringueiros, dos ribeirinhos, das comunidades que vivem do Rio Tapajós. Ali há hortas, frutas, casas de farinha, refeitório e uma trilha que educa as crianças a respeitar e preservar o meio ambiente. A diretora Clarice falava com brilho nos olhos sobre essa escola. Fiquei reanimado pelo encantamento e cuidado que o espaço escolar a céu aberto revela. A praia de Alter do Chão, os lagos, os igarapés, tudo produz um cenário de beleza indescritível”.
- “Vi as escolas indígenas, as escolas quilombolas, as escolas da várzea, e vi a futura escola de tempo integral do campo, uma escola para formar as crianças do campo, em jornada de tempo integral, cravada na floresta! Sonhos que realimentam nossos corações!”.
As postagens já tiveram mais de 25 comentários positivos de pessoas que já conhecem Santarém ou que admiram o trabalho realizado na área educacional.

O Congresso Municipal de Educação reuniu mais de 700 profissionais.



Fonte: Nelma Bentes 
Assessora de Comunicação da PMS

A ARTE DOS VERSOS

Município de Faro
Toda a ciência está aqui,
na maneira como esta mulher
dos arredores de Cantão,
ou dos campos de Alpedrinha,
rega quatro ou cinco leiras
de couves: mão certeira
com a água,
intimidade com a terra,
empenho do coração.
Assim se faz o poema.



Eugénio de Andrade (1923-2005)

UMA FRASE ROUBADA


‎"Quando se amarra bem o próprio coração e se faz dele um prisioneiro, pode-se permitir ao próprio espírito muitas liberdades."



 (Friedrich Nietzsche)

ATENÇÃO!! ATENÇÃO!! JN NO AR - EM SANTARÉM



Dia 29 de novembro a equipe da Globo chega a Santarém. No dia 30 fará uma transmissão ao vivo para todo o país e nesse dia vamos realizar O DIA DO TAPAJÓS. Pedimos a todos em Santarém e região que se manifestem vestindo-se com as cores verde e amarelo; vamos colocar faixas, bandeiras e cartazes na frente de nossas casas, portas e janelas. Além disso, vamos adotar fita nas cores verde e amarela. Precisamos colorir a cidade e a região para que o Brasil perceba que todos queremos o Estado do Tapajós. Em Santarém as pessoas podem ir a sede do Instituto, pegar cartazes e colar em frente às suas casas. Vamos colorir a cidade de verde e amarelo, todos são convidados a participar.

Passem essa mensagem adiante! Campanha do SIM - 77 ! Vamos aproveitar essa oportunidade para mostrar que somos capazes de ter nosso Estado!!