quinta-feira, novembro 17, 2011

DOM TIAGO E MAESTRO ISÓCA FARIAM 99 ANOS HOJE – 17 DE NOVEMBRO

Dom Tiago e Maestro Isóca - INESQUECÍVEIS
Se estivessem vivos, o saudoso bispo de Santarém, Dom Tiago Ryan e o maestro Wilson Fonseca – Isoca – hoje estariam completando 99 anos. Os dois nasceram no dia 17 de novembro de 1912, dom Tiago nos Estados Unidos e o maestro Isoca no Brasil.

 Dom Tiago Ryan foi predestinado a servir ao Senhor pela vida religiosa. Sua bela e santa missão teve início através de seu ingresso na Ordem Franciscana em 1931, sendo que a sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 24 de junho de 1938. Cinco anos mais tarde Dom Tiago chegou em Santarém, exatamente no dia 25 de junho de 1943, assumindo trabalhos na então Prelazia. Foi eleito bispo titular em 31 de janeiro de 1958 e ordenado em Chicago no dia 09 de abril do mesmo ano.

O seu espírito missionário estava tão forte e presente no seu jeito de ser: alegre, jovial, disponível, dedicado. Era um missionário que se preocupava não somente com a salvação da alma, mas, sobretudo com a integridade e dignidade de vida das pessoas. Demonstrou firmeza nos momentos em que foi preciso combater os poderosos que ameaçavam a dignidade humana. Soube sempre manter o espírito franciscano, mas com determinação, coragem.

No seu episcopado criou a Comissão de Justiça e Paz, como grande instrumento de defesa aos mais necessitados e violados nos seus direitos, como pessoa humana, a imagem e semelhança do Criador. Acima de tudo era um defensor da vida.

 O maestro Isoca também colaborou com a Igreja. Foi coroinha, ministro da Eucaristia. Mas foi no campo cultural que ele mais contribuiu para o crescimento de Santarém.
Ele partiu para o Pai no dia 24 de março – domingo de ramos de 2002 e Dom Tiago no dia 12 de julho do mesmo ano.

Texto: Ercio Santos

* Linda homenagem, Ercio. Obrigada por me oportunizar partilhar suas palavras com  a turma que curte minhas inspirações etc... Adorei ouvir       sua participação no JM. (Socorro Carvalho)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

AH, ESSE AMOR!! AH, ESSE APEGO...

Ela tinha nos olhos um vislumbrar de esperança e no coração sentimentos inesquecíveis. Nas horas tristes escrevia novos versos. Li...