segunda-feira, dezembro 19, 2011

PINGOS DE POESIA...


De repente
É fim de tarde.
Vejo o sol se  por ...
Contemplo a poesia mágica da vida.
Rimas se encontram.
Versos se tornam refrões.
O poema ganha ritmo e emoção...
Meu coração pulsa forte.
Nele mora a certeza do amor.
Amor para sempre.
Amor grande.
Amor Absoluto.
Amor inesquecível
Mesmo na distancia
Consegue arrancar suspiros de saudades.
Amor que deixa feliz o coração.
Ainda em meio a guerra travada com a razão.
Hoje findo o dia em poesia.
Eterna magia
Liberdade que me permite
Estar perto de você... sempre.
Mesmo que não ouça seus passos.
Mesmo que não segure suas mãos...
Mesmo que você não venha em minha direção.
Você estará para sempre  dentro do meu coração.


Socorro Carvalho


FACE OCULTA





Sonhei com você...
Será que a saudade me obrigou?
Será??
Ah, saudade!! Ah, coração!!

SEJA COMO UM LÁPIS….



O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:

- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?

A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.

O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!

- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.

“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.

“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.”

“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.

“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.”

“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação”.


Não conheço a autoria


CARTA AO PAPAI NOEL


Querido Papai Noel,

Desculpa eu escrever tão devagar é que eu tenho nove anos mas ainda não sei escrever dereito nem meu nome que é muito complicado. Você sabe como é que é aqui agente não temos escola pra todo mundo e fica todo mundo quinem eu. Eu sei que o senhor tem muita carta pra ler e que todo mundo escreve carta pro senhor aí eu resolvi escrever de uma vez pro senhor não ter desculpa depois que tá muito ocupado quinem meu pai todo ano fala. Mais eu queria era fazer essa carta pra falar com o senhor o que eu quero ganhar de Natal.

Se não for muinto defício pro senhor eu queria quatro presentes deferentes. O primeiro é um papagaio. Uma vez falei com meu pai que queria um papagaio e ele me deu um, só que o que ele me deu era de papel igual pipa. Eu quero é um daquele verde que paresse uma maritaca e fala um monte de coisa. O Esquerdinha amigo meu ele faz muinta coisa errada mais é do bem e é bom de bola. Aí ele falou que eu não poço ganhar papagaio porque eu sou gago esqueci de falar isso com o senhor mas ele falou que eu sou gago e que gago não pode ter papagaio sinão o papagaio gageja também. Eu acho bobice do Esquerdinha porque o papagaio custa caro e deve ter estudado em escola particular e menino de escola particular não gageja. E si ele vier com defeito aí eu peço pra trocar.

 Mais como o senhor é que vai trazer eu confio no senhor. O senhor já ta velhinho mas é de confiança deferente dos político daqui. Intão eu queria ganhar um papagaio e uma chutera nova. Agora a chutera eu queria o pé direito número 34 e o esquerdo numero 30 porque eu quero devidir com o Isquerdinha meu amigo porque ele não tem chutera e ainda joga bem pra caramba. Ele chuta de perna isquerda aí pode ser asim. Um papagaio uma chutera e uma camionete. 


Eu quiria dar uma caminonete pra minha mãe pra ela poder carrega as roupa que ela lava sem ficar com dor nas costa. Mina mãe tem poblema sério de coluna aí eu queria mesmo é que ela sarace mas eu sei que o sinhor não é médico nem pai de santo e que o problema da minha mãe é sério. Mas a caminhonete eu acho que ajuda ela um pouco. 


O outro presente eu queria sarar da minha gagera. Eu vi na televisão que tem um médico que sara gago. Eu queria ganhar um médico desse de presente. Não cei se o senhor dá médico de presenti mas acho que pode ser um presente ispessial. Nem precisa imbrulhar porque senão o médico morre asfiquiciado quinem o policial falou do meu irmão quando mataram ele. Eu quero sarar da gagera pra todo mundo parar de rir de mim e o papagaio não ficar gago mas eu acho que não tem nada a ver é coisa do Esquerdinha que ta com inveja eu acho. E também eu poço falar bonito pra minha professora gostar de mim. Ela é nova e é bonita pra caramba e eu queria cazar com ela pra ela poder me ensenar escrever dereito e mas depressa.

Obrigado pela atensão espero que o senhor esteje bem sua mãe es seus parentes. Manda um abraço pros viadinho que carrega sua carroça. Um ispecial praquele que ta gripado. Ele já sarou?
Um abraço.


Maicodiéquisso dos Santos da Silva


Texto: Bernardo Rodrigues

UFOPA – CONFRATERNIZAÇÃO DA N1 – ICED - 2011

Turma  N1 - ICED 2011

Na quinta feira, 15 de dezembro de 2011, foi realizado  o encontro de confraternização da turma N1 do ICED – Instituto da Ciência e da Educação. O local foi a pizzaria Lá em Casa,  localizada na rua Silvério Sirotheua.

Mesmo diante  dos maliciosos comentários que dia a dia se espalham  na mídia, sobre a acirrada concorrência decretada dentro dos institutos da UFOPA  , no ICED a harmonia é bem  percebível. Em função dessa harmonia que paira no instituto o encontro da N! foi idealizado, marcando dessa forma uma oportunidade de ampliar amizades. Ao mesmo tempo de se proporcionar a viver momentos de alegria e antretenimento.Regado a muita pizza, suco, refrigerante, cerveja e ices   a turma se divertiu bastante. O comando de grande parte da animação ficou por conta dos colegas Gleidson e Luciano.

Ao longo de 01 semestre a N1 esteve junta comungando conhecimentos, batalhando, trocando e discordando de diversas idéias. Turma considerada pelos professores como unida e polêmica, a N1 conseguiu o respeito e o carinho de todos os educadores. Formada pela maioria de pessoas adultas e trabalhadores a  N1 sempre esteve unida e perseverante. Dividida somente para o direcionamento dos trabalhos em equipes. Do contrário , todos os dias estava a grande maioria na cantina partilhando coca com salgado ( sempre uma festa divertida) e tudo isso com muitos risos e comentários. Por isso, fazemos tudo pelo intervalo,   pois ser um momento nosso e sagrado.rsrs

Na N1 a junção dos componentes tem o contraste  perfeito o que dá um realce todo especial, que somado forma um colorido maravilhoso. Na confraternização improvisada a turma estava acompanhada do professor mestre Everaldo Portela da Filosofia .  Professor Everaldo é uma lenda e certamente  já é uma das pessoas inesquecíveis para cada um de nós integrantes  da n1.Ele é um pouco louco, divertido e com um jeito bem legal. Everaldo sempre tinha algo a contar.Porém a história mais marcante foi sobre a pesquisa cientifica feita na região de garimpo.Só que isso é outra história. E que história. As aulas encerraram  e não descobrimos  nada sobre a tal Edna.rsrs ( mas deixa pra lá).rsrs Sei bem que dessa forma as aulas eram sempre recheadas de muitos diálogos.

Emfim , voltando      a pizzaria Lá em Casa tivemos a oporunidade de conhecer a família do colega Luciano, a esposa Rosana e o pequeno Lucian ( uma figura). Ah, conhecemos ainda               o Fernando esposo da colega Odiná. O Fernando de tão legal se tornou logo o fotográfo da festa. Estavam presentes também: Eu (Socorro), MArlison, Dolores, Cristiane, André,  Odná, Márcia,  Messias, Ronaldo, Elaine, Marcelo, Daniele,, Dulcirene,Jilcélia, Jouberth, Luciano, Gleidson, Karina e  Herlisson. Além do professor Everaldo, a Rosana, o Lucian e o Fernando. Após o divertido bate papo da turma a reunião se encerrou por volta das 32h30. O evento foi maravilhoso. Porém já com sabor de melancolia e saudade. É que no próximo semestre cada qual vai seguir a área escolhida e com isso ocorrerá a separação. Mas certamente cada um e cada uma da turma a partir de agora tem mais gente no círculo de boas amizades.


Socorro Carvalho


CONFIRA ALGUNS MOMENTOS:



Equipe nota 10: Marlison, Dolores, Eu e Cristiane

Eu e professor Everaldo

Turma antes da pizza...

Turma após muita pizza...

Eu com Luciano,  Rosana e Lucian

Eu com Ronaldo, Marlison,  Dolores e Márcia

Eu com Daniele, Dulce e  Jilcélia



Eu com Odiná e Fernando (esposa dela)

Elaíne e Márcia tentando fazer um coração...rsrs

Marlison e o pedido de assédio junto a Elaíne e Dolores ( sem Ice) kkkkk

Nós e Gleidson para um clik...rsrs
Cristiane a Crys, eu e André

Eu e o migoooo Marlison

Elaíne, André e Karina

Dolores e Gleidson

Jilcélia e  professor Everaldo

André e Marlison, só pinta esses caras...kkk

Joubert e  Luciano   num debate   pra noite toda...que o diga  Everaldo

Joubert e Elaíne ( essa Elaíne ... só Jesus)kkkk

Euzinha    na árvore...rsrs

Crys e Gleidson simpatia em dose dupla esses dois.

BASTIDORES – ANDRIA ROBERTA SE DESPEDE DO RÁDIO PELA EDUCAÇÃO


Andria Roberta acadêmica do Iespes e futura jornalista santarena se despediu da função de repórter  do projeto Rádio pela Educação. Após a defesa do TCC , no último dia 13 de dezembro,  Andria fez o comunicado de saída   a equipe coordenadora do projeto.
A partir de agora ela vai integrar a equipe do Portal Notapajós, da Tv Tapajós ao lado  de Karla Lima  também acadêmica do curso de  jornalismo do Iespes.
Após uma breve temporada  integrando a Equipe de produção da Tecnologia Social do Rádio pela Educação Andria se despede e segue outros rumos . Essa é a lei da vida.  Buscamos, ampliamos  nossos conhecimentos  e como  recompensa dessa busca  e ampliação nos vem a certeza de novos horizontes.
Simples, doce, tranqüila , Andria marcou  a passagem  no projeto com seu sorriso e fala mansa. Por isso  já  está deixando saudades.  Assim como tantos outros e outras colegas  que por aqui já  passaram Andria leva na bagagem diversos aprendizados e deixa-nos a certeza de que a vida é uma constante escola.
Certamente não vai esquecer essa passagem jamais. Nem tampouco nós a esqueceremos. Em cada vez que ouvirmos a música “ Ando meio desligado” com Ney Matogrosso lembraremos  de Andria com seu jeito sempre em órbita.rsrs No entanto, uma menina humilde, meiga, simples  e que ainda tem muito a aprender e crescer.
Em relação a coordenação de  produção ela jamais irá esquecer minhas cobranças e chatices. No entanto, apesar disso sempre prezei pelo crescimento profissional dela. E em  nenhum momento  tive a intenção de prejudicá-la. Penso que o  Bom profissional precisa ter o alicerce fortalecido a partir de bases sólidas e verdadeiras. Sou chata sim, porém verdadeira nas minhas chatices. O Rádio pela Educação é uma escola e de nenhuma forma queremos que nossos alunos e alunas façam feio por ai.Certo? Daí as exigências e cobranças.
Quem me conhece sabe que não faço caras e bocas só  para agradar.Prefiro ser chata e autentica do que demonstrar ser algo que não sou. Ser dissimulada? Nem pensar. Sinceramente não faz meu tipo. Sou eu e pronto. Gosta de mim quem gosta mesmo. Os que não me gostam, to nem ai, pouco me interessam.


A  Andria Roberta  expresso meu carinho  sincero e respeito. Com votos de BOA SORTE  na nova caminhada e jornada.
Desde já  meus votos de parabéns a Andria que juntamente com Carissa e Laura conseguiram a aprovação  do TCC e agora estão só a espera do momento de se deliciarem com o brinde tradicional no dia da  festa de Formatura que deverá ocorrer no inicio do próximo ano.
Grande abraço Andria!
 Lembre- sem sempre que:

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” (Paulo Freire)


Boa sorte!!


Sucesso!!! Sucesso!!
E que Deus a abençoe!!! 

Socorro Carvallho