quinta-feira, janeiro 12, 2012

RECOMEÇAR


Nossa vida é feita ciclos, com início, meio e fim. Todos os dias, durante a nossa caminhada, iniciamos e encerramos ciclos. Dentro destes ciclos estão nossos projetos, nossos sonhos, nossos desejos. Estes ciclos podem ser um emprego, uma  relação amorosa, um curso ou uma faculdade, uma viagem, e inclusive a nossa própria vida. Estes ciclos começam por uma vontade nossa, na tentativa de mudar, de melhorar, de alcançar uma situação melhor. O final, porém, é sempre imprevisível, e nem sempre é como esperávamos.

Quando acontece de sermos demitidos, ou a pessoa que amamos decide seguir por caminhos diferentes, ou algum ente querido parte desse mundo, ou então somos obrigados a mudar de cidade ou país, todos os nossos planos caem por terra. Muitas vezes perdemos o chão, não sabemos mais o que fazer da vida.


Situações como essas são comuns na vida de qualquer pessoa. Muitas vezes durante a jornada teremos que recomeçar. Seremos obrigados a recomeçar. Voltar ao ponto de partida, recalibrar, rever planos e sonhos. E quando situações assim acontecem, trazem consigo dor, dúvidas, medo, receio. E isso é absolutamente normal. Sentimos por sermos tirados do nosso caminho, por termos os sonhos destruídos, promessas quebradas.

Mas apesar de tudo, são estas situações que nos fortalecem, que nos empurram para frente, e que fazem com que alcemos novos voos, que outrora não seriam possíveis. Todo recomeço é difícil, repleto de dúvidas e medos, mas é por causa deles que crescemos, que aprendemos, que damos um passo a frente.

Cada recomeço é uma nova chance de fazer diferente. De fazer melhor. Muito melhor. O mundo se abre novamente à nossa frente, podemos escolher – agora mais experientes, mais conscientes – o que queremos para a nossa vida, podemos concluir projetos que abrimos mão por uma razão ou outra, podemos realizar sonhos das quais já nem lembrávamos mais, podemos começar a sonhar novos sonhos, desejar coisas novas, conquistar coisas novas. E melhores.

Um recomeço é a chance de acertar o que erramos e melhorar o que acertamos. Ele serve de aprendizado, apenas mais uma etapa na escola da vida.

Não devemos encará-lo como um fracasso, mas sim como algo natural, algo que acontece, e tirar lições disso. Às vezes, coisas acontecem sem que a culpa seja de ninguém, elas apenas acontecem. Ser demitido porque a empresa não tinha mais dinheiro não significa que sejamos maus profissionais, por exemplo. É apenas a chance de procurar um emprego melhor, que possamos ganhar mais, aproveitando da experiência que tivemos. Um relacionamento quando chega ao fim nem sempre significa infelicidade, apenas uma mudança de rumo de duas pessoas.

Recomeçar, apesar de difícil, é uma chance de ser feliz. Ou então de ser mais feliz ainda. Sempre que a vida nos tira algo – e nisso eu acredito – é porque, mais adiante, logo ali na frente, ela nos dará algo muito melhor. A vida trabalha de formas estranhas, que vão além da nossa compreensão. Mas ela sempre trabalha para o nosso bem, para o nosso crescimento.

Recomeçar é ter a chance de acertar onde erramos e melhorar o que estava certo.



Fábio Centenaro
Foto: Rô Almada

Um comentário:

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

Chuva que rega saudade...

O dia amanheceu chovendo. Passou nublado. A tarde chegou com um tímido  sol .  Ao meu redor,  vejo rastros de saudade a penetrar me...