segunda-feira, maio 28, 2012

LINDO BAZAR!!!

Jota Ninos e Nato Aguiar nos estúdios da Rádio Rural 


Ontem, a noite, colei o  ouvido ao meu  radinho para ouvir e curtir o Programa Bazar Brasileiro com a participação de um dos mais lindos talentos que temos em Santarém o  professor, compositor e cantor Nato Aguiar, artista nato. Piauiense de  nascimento e santareno de Coração.

O programa foi lindo! E nele,  Nato falou de tudo. Contou até mesmo as experiências pelos garimpos da Região. E pelas ondas da Rádio Rural, cantou e encantou   os milhares de ouvidos ligados no Bazar Brasileiro, pelas ondas da Rádio Rural e apresentado pelo jornalista Jota Ninos.  Uma delícia,  ouvir e conhecer  a história de pessoas que só engrandecem nossa cultura com muita arte, e arte de qualidade.

Fico Feliz de apreciar o canto de Nato, a intimidade que tem com o violão e a sabedoria que possui. Um  cara sensacional, porém, sempre na dele e o mais legal sem  perder a humildade. Grande ícone da música regional alegra e emociona as noites santarenas com sua voz e violão. Nato tem poesia na voz, alegria no cantar, empolga, emociona e se torna admirável por tanto talento, em uma só pessoa. Além de cantar ele tem o dom de  nos deslumbrar cantando as nossas paisagens, mas ele também  canta   Zé Ramalho, Fagner, Emilio Santiago...etc. Uma delícia!!!

Ao ouvir o Nato falando com tanta propriedade e inteligência fico muito feliz, por ser muito fã dele. No entanto, quando se fala de Cultura santarena  fico triste quando percebo como está sendo tratada nossa cultura, no momento. Cultura que  exclui a beleza e a simplicidade do artista. Porque a arte não está nas melhores marcas ou grifes da hora, mas sim na cabeça e no talento de pessoas lindas e simples que enobrecem nossa arte.E diga-se de passagem com muita inteligência. Afinal de contas: " A simplicidade é a verdadeira elegância". 

Esses tempos (in)felizmente tive a  experiência de participar de algumas reuniões junto das pessoas responsáveis pela cultura em Santarém, atualmente. Dentro da  turma que está a frente da cultura o único conhecido e que realmente entende de cultura  que vi por lá  foi Laurimar Figueira. Mas o resto? Quem são?  Até  gostaria de saber  quem  é mesmo, o fulano? E a Fulana? Não conheço, nem tampouco nunca ouvir  falar de algum deles, algum dia, nas mídias ou  mesmo em noticiários.O que entendem por CULTURA?   Sinceramente fiquei muito preocupada e entristecida com o que vi por lá. Por isso, aproveito para expressar minha preocupação e fazer uma pergunta que não quer calar: Qual será o futuro de nossa Cultura? Se  ela continuar seguindo  comandada por esses e essas “ intelectualidades” que ai estão? Sinceramente, senti muita falta da cortesia e educação do meu amigo particular o poeta  Ednaldo Rodrigues,pessoa realmente envolvida com a Cultura, de verdade.

Concordo com os ouvintes  quando diziam que  Nato Aguiar deveria ser o Secretário de Cultura de Santarém. Concordo plenamente, pois além  de artista ele  é um cidadão bem informado, agradável e que sabe muito bem que  educação,  bons modos e bom tratamento  as pessoas também faz parte da cultura de um povo. Mas é uma pena que muita gente por ai não saiba. 

Está de Parabéns o Jota Ninos pelo convidado.E quem não ouviu, só perdeu. Nato Aguiar esteve também  na quarta feira, dia 23 no Programa Para Ouvir e Aprender, do projeto Rádio Pela Educação, na sessão Entrevista com o Especialista. E foi maravilhoso!

Valeu Nato Aguiar!! Que  você continue a ser esse artista especial e inteligente, tão querido e admirável pelo seu grande público. Fico na torcida de que um dia os nossos governantes consigam  colocar as pessoas certas no local certo, para que não corramos o risco de perder grande parte de nossa História traduzida na arte, expressa por meio   de  tantos talentos de nossa linda Santarém.

Socorro Carvalho
Foto: Arquivo pessoal do Jota Ninos      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com