terça-feira, julho 31, 2012

CENTENÁRIO DE JORGE AMADO SERÁ CELEBRADO EM SESSÃO SOLENE


O Senado vai homenagear um dos mais prestigiados escritores brasileiros na próxima segunda-feira (6). A partir das 11h, por iniciativa dos senadores José Sarney (PMDB-AP) e Lídice da Mata (PSB-BA), o centenário de nascimento de Jorge Amado – autor, entre outras obras, de “Gabriela, cravo e canela” – será lembrado em sessão solene. Também assinaram o pedido de homenagem os outros dois senadores baianos, Walter Pinheiro (PT) e João Durval (PDT).


Além da obra que a Rede Globo exibe, numa segunda adaptação para a televisão, Jorge Amado é autor de clássicos da literatura nacional, como “Dona Flor e seus dois maridos”, “Mar morto”, “Capitães da Areia”, “A morte e a morte de Quincas Berro Dágua”, entre muitos outros.

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, numa fazenda de cacau no município de Itabuna, sul da Bahia, e passou a infância em Ilhéus. Publicou seu primeiro romance, “O país do carnaval”, em 1931.

Além de ser o grande contador de histórias da Bahia, Jorge Amado teve destacada participação na vida política do país. Em 1935, formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro. Militante comunista, exilou-se na Argentina no início da década de 40 e, ao regressar ao país, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). É autor da lei que assegura a liberdade de culto religioso ainda em vigor.

Em 1945 casou-se com a também escritora Zélia Gattai, com quem permaneceu até o fim da vida (antes, em 33, havia se casado com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila). Exilou-se na Europa até o início da década de 50, no período em que o Partido Comunista foi declarado ilegal no país.

De volta, passou a dedicar-se inteiramente à literatura e foi eleito para a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Jorge Amado faleceu em Salvador, em 6 de agosto de 2001.

"ARITAPERA: TERRA, ÁGUA, MULHERES E CUIAS".


A Paratur (Companhia Paraense de Turismo) lança, no próximo dia 16, em Santarém, o livro "Aritapera: Terra, Água, Mulheres e Cuias".
 A obra é de autoria do antropólogo Antônio Maria Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi contratado pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Pará) para colaborar com o Mapeamento Cultural da regiões turísticas do Tapajós (Santarém, Belterra e Oriximiná), Belém e Marajós (Soure e Salvaterra).

O lançamento vai ser na própria comunidade de Aritapera.


 Informações e foto  do facebook do  Santino Soares.


RÁDIO NOTÍCIA - NA RÁDIO RURAL

O radialista Raik Pereira - âncora do Rádio Notícia


Todas as manhãs, de segunda a sábado,  das 5h45 às 6h30,  a Rádio Rural leva ao ar o Programa Rádio Notícia, na apresentação do radialista Raik Pereira.

De caráter informativo o programa aborda os mais diversos gêneros de notícias da política ao plantão policial, sendo o último feito,  ao vivo, atualmente,  pelo repórter Jocivaldo Pereira.

Ao vivo, o repórter dá informações direto da  Delegacia Regional de Polícia, do Instituto Médico Legal e Pronto Socorro Municipal., mantendo sempre o ouvinte informado sobre os fatos ocorridos na noite santarena.

Nos estúdios da emissora Raik Pereira, mantém o ouvinte conectado com Santarém, o Estado, o País e o Mundo, por meio da Rede Mundial de Computadores – a Internet. O  apresentador  também abre espaço ao ouvinte para que possa fazer denuncias, reclamações e  até comentários sobre determinados assuntos abordados no programa.

Além das informações e reportagens o programa conta  ainda com a participação da equipe de jornalismo da emissora que leva informações  sobre a saída de lanchas e vôos, previsão do tempo para Santarém e cidades vizinhas, informações da  Amazônia, os destaques esportivos do programa Rolando a Bola  e a partir de agosto, vai trazer  informações sobre  infância e educação.

Conecte, sintonize  a Rádio Rural de Santarém , no Programa  Rádio Notícia e acorde já por dentro das principais notícias de  Santarém, do Pará, do Brasil e do Mundo.

Socorro Carvalho

ENCONTROS E DESAFIOS, ESTRÉIA NESTE SÁBADO

Carissa Nara e Gerson Chagas  

A partir deste sábado,   04 de agosto, o telespectador   santareno vai contar com mais uma nova opção de  informação e entretenimento nos meios de comunicação de Santarém.
Sabe por quê? Eu conto. Estréia neste sábado às 12hs, na TV ENCONTRO - CANAL 26 - Programa "Encontros e Desafios".
Ao assistir o programa  você  vai ter a oportunidade de conhecer os encantos e belezas da cidade de Santarém.
O conteúdo do  programa visa   mostrar o lado BOM e saudável de Santarém e vai fazer essa divulgação por meio da  Arte, Cultura, Saúde, culinária e muitas outras coisas  boas que tem  na cidade.
O comando do novo programa fica na responsabilidade dos   jornalistas Gerson Chagas e Carissa Nara. Dinamismo e carisma na telinha, a partir deste sábado, às 12h, no canal 26, Tv Encontro.

O apoio cultural é de  SUPERMERCADO CR, CIFRAMA, TAPAJÓS FORMATURAS E NAVIOS SÃO BARTOLOMEU I, II, E III.

  Socorro Carvalho