terça-feira, julho 31, 2012

CENTENÁRIO DE JORGE AMADO SERÁ CELEBRADO EM SESSÃO SOLENE


O Senado vai homenagear um dos mais prestigiados escritores brasileiros na próxima segunda-feira (6). A partir das 11h, por iniciativa dos senadores José Sarney (PMDB-AP) e Lídice da Mata (PSB-BA), o centenário de nascimento de Jorge Amado – autor, entre outras obras, de “Gabriela, cravo e canela” – será lembrado em sessão solene. Também assinaram o pedido de homenagem os outros dois senadores baianos, Walter Pinheiro (PT) e João Durval (PDT).


Além da obra que a Rede Globo exibe, numa segunda adaptação para a televisão, Jorge Amado é autor de clássicos da literatura nacional, como “Dona Flor e seus dois maridos”, “Mar morto”, “Capitães da Areia”, “A morte e a morte de Quincas Berro Dágua”, entre muitos outros.

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912, numa fazenda de cacau no município de Itabuna, sul da Bahia, e passou a infância em Ilhéus. Publicou seu primeiro romance, “O país do carnaval”, em 1931.

Além de ser o grande contador de histórias da Bahia, Jorge Amado teve destacada participação na vida política do país. Em 1935, formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro. Militante comunista, exilou-se na Argentina no início da década de 40 e, ao regressar ao país, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). É autor da lei que assegura a liberdade de culto religioso ainda em vigor.

Em 1945 casou-se com a também escritora Zélia Gattai, com quem permaneceu até o fim da vida (antes, em 33, havia se casado com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila). Exilou-se na Europa até o início da década de 50, no período em que o Partido Comunista foi declarado ilegal no país.

De volta, passou a dedicar-se inteiramente à literatura e foi eleito para a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Jorge Amado faleceu em Salvador, em 6 de agosto de 2001.

"ARITAPERA: TERRA, ÁGUA, MULHERES E CUIAS".


A Paratur (Companhia Paraense de Turismo) lança, no próximo dia 16, em Santarém, o livro "Aritapera: Terra, Água, Mulheres e Cuias".
 A obra é de autoria do antropólogo Antônio Maria Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi contratado pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Pará) para colaborar com o Mapeamento Cultural da regiões turísticas do Tapajós (Santarém, Belterra e Oriximiná), Belém e Marajós (Soure e Salvaterra).

O lançamento vai ser na própria comunidade de Aritapera.


 Informações e foto  do facebook do  Santino Soares.


RÁDIO NOTÍCIA - NA RÁDIO RURAL

O radialista Raik Pereira - âncora do Rádio Notícia


Todas as manhãs, de segunda a sábado,  das 5h45 às 6h30,  a Rádio Rural leva ao ar o Programa Rádio Notícia, na apresentação do radialista Raik Pereira.

De caráter informativo o programa aborda os mais diversos gêneros de notícias da política ao plantão policial, sendo o último feito,  ao vivo, atualmente,  pelo repórter Jocivaldo Pereira.

Ao vivo, o repórter dá informações direto da  Delegacia Regional de Polícia, do Instituto Médico Legal e Pronto Socorro Municipal., mantendo sempre o ouvinte informado sobre os fatos ocorridos na noite santarena.

Nos estúdios da emissora Raik Pereira, mantém o ouvinte conectado com Santarém, o Estado, o País e o Mundo, por meio da Rede Mundial de Computadores – a Internet. O  apresentador  também abre espaço ao ouvinte para que possa fazer denuncias, reclamações e  até comentários sobre determinados assuntos abordados no programa.

Além das informações e reportagens o programa conta  ainda com a participação da equipe de jornalismo da emissora que leva informações  sobre a saída de lanchas e vôos, previsão do tempo para Santarém e cidades vizinhas, informações da  Amazônia, os destaques esportivos do programa Rolando a Bola  e a partir de agosto, vai trazer  informações sobre  infância e educação.

Conecte, sintonize  a Rádio Rural de Santarém , no Programa  Rádio Notícia e acorde já por dentro das principais notícias de  Santarém, do Pará, do Brasil e do Mundo.

Socorro Carvalho

ENCONTROS E DESAFIOS, ESTRÉIA NESTE SÁBADO

Carissa Nara e Gerson Chagas  

A partir deste sábado,   04 de agosto, o telespectador   santareno vai contar com mais uma nova opção de  informação e entretenimento nos meios de comunicação de Santarém.
Sabe por quê? Eu conto. Estréia neste sábado às 12hs, na TV ENCONTRO - CANAL 26 - Programa "Encontros e Desafios".
Ao assistir o programa  você  vai ter a oportunidade de conhecer os encantos e belezas da cidade de Santarém.
O conteúdo do  programa visa   mostrar o lado BOM e saudável de Santarém e vai fazer essa divulgação por meio da  Arte, Cultura, Saúde, culinária e muitas outras coisas  boas que tem  na cidade.
O comando do novo programa fica na responsabilidade dos   jornalistas Gerson Chagas e Carissa Nara. Dinamismo e carisma na telinha, a partir deste sábado, às 12h, no canal 26, Tv Encontro.

O apoio cultural é de  SUPERMERCADO CR, CIFRAMA, TAPAJÓS FORMATURAS E NAVIOS SÃO BARTOLOMEU I, II, E III.

  Socorro Carvalho

Postagens em destaque

POEMA CABOCLO

Meu amor... Tem cor de alvorecer. Carícia de brisa das manhãs. Cor de pôr do sol. Aroma de cupuaçu... Sabor do bombom de muruc...