sexta-feira, setembro 14, 2012

RUÍDOS DO TEMPO...




Tudo está silêncio...
Ouço passos dispersos,
Vozes amedrontadas, temerosas,
Ruídos  inconsequentes.
Passos do tempo
Perambulam em meu espaço.
Atônito,  apressado,
O tempo  se aproxima...
Traz-me ecos de desespero.
Apesar dos gritos ásperos...
Não tenho medo.
E o tempo  vem
Trazendo  no sopro males súbitos
Ventania forte,  que  surpreende os tímpanos.
Quebrando a suavidade do meu  silêncio.
Roubando  a paz da minha emoção.
Segredos desfeitos.
No peito passeia
A breve  certeza da omissão.
Deixa a tona  antigas  “ verdades” de sentimentos vãos.
Tudo se confunde diante do inexplicável.
Em meio ao ruído do tempo...
A  liberdade vem anexa a verdade.
Alívio.
As mentiras são grades de espinhos
Que ferem e aprisionam o espirito e a alma.



Socorro Carvalho

COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA CELEBRA 40 DE EXISTÊNCIA



A partir deste sábado dia 15, os comunitários de São João Batista, do bairro Jardim Santarém, iniciam as comemorações dos 40 anos de existência da comunidade.

A programação consta de uma carreata, às 18h deste sábado pelas ruas do bairro. No domingo, acontece uma celebração Eucarística, às 07:30, e, às 09h abertura da gincana que vai envolver as Cebs e os grupos da comunidade.

A programação continua com celebração do Oficio Divino, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, atividades para marcar a semana do idoso, encontro das escolas Bíblicas, Exposição cultural, autógrafo do livro do Padre Ademar Ribeiro, momentos de partilha e confraternização.

O início

Era 22 de setembro de 1972 quando a comunidade São João Batista foi oficialmente fundada. Motivados pelo calor do encontro dos bispos da Amazônia realizando em Santarém naquele ano, 10 casais cursilhistas apoiados pelo já falecido Frei Viturino organizaram um grupo de vizinhos que passaram a celebrar numa barraquinha de palha.

Com o passar dos anos, a comunidade foi crescendo e a necessidade de organizar o trabalho pastoral também. Hoje, a comunidade São João é organizada pastoralmente por 15 CEBs, 10 escolas Bíblicas, cinco grupos de jovens, além de pastorais,  equipes de catequese e movimentos eclesiais.

Ao longo desses 40 anos, a comunidade foi acompanhada por cinco vigários: Frei Viturino, Cléo Alves, Raimundo Vieira, Ademar Ribeiro e atualmente pelo administrador da Diocese, padre Luis Pinto que está na função pela segunda vez.   

As comemorações prosseguem até o dia 23.

Fonte: Pascom