sábado, outubro 13, 2012

DANIELE KATRINNE E FÁBIO PIRES NO CÍRIO 2012 DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ



O casal Daniele Katrinne  e Fábio Pires está em Belém, para participar do Círio 2012 de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do povo  Paraense. O casal reside em Altamira e se soma aos milhares de romeiros que já estão em Belém para a grande manifestação de fé católica do Pará.

Daniele e Fábio estão na  capital,  desde o meio da semana e  estão aproveitando  para prestigiarem os vários eventos e atividades culturais e religiosos, que estão se realizando na cidade, na semana que antecede o Círio de Nazaré, que ocorrerá  neste domingo, 14 de outubro de 2012. 





CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO CÍRIO DE N. SRA. DE NAZARÉ

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.
O domingo do Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral metropolitana de Belém, a Sé, às 5h30. Ao término da missa, às 6h30, é iniciada a procissão que percorre as ruas de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, em um percurso de 3,6 quilômetros. Em 2004, o trajeto foi cumprido em 9 horas e 15 minutos, sendo registrado como o Círio mais longo de toda a história.

A cada ano, o Círio de Nazaré atrai um número maior de romeiros, reunindo, além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do país e até mesmo visitantes estrangeiros. Durante todo o trajeto feito pela imagem de Nossa Senhora, os devotos fazem diversas manifestações de fé, além de enfeitar as ruas e casas em homenagem à Santa.

Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial. Mérito conquistado não só pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas também pelo simbolismo da corda do Círio, que todos os anos é disputada pelos promesseiros que enchem as ruas de Belém de fé e emoção; dos carros de promessas, que carregam as graças atendidas pela Virgem; dos mantos de Nossa Senhora, que a deixam ainda mais linda; da Berlinda, que se destaca na multidão carregando a pequena Imagem tão adorada; e do hino "Vós sois o Lírio Mimoso", canção que embala os milhares de corações que acompanham o Círio em uma só voz.

Após a grande procissão, a imagem da Virgem fica exposta no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, período chamado de quadra nazarena.

Curiosidade: o termo "Círio" tem origem na palavra latina "cereus" (de cera), que significa vela grande de cera. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Pará.

História da devoção à N. S. de Nazaré

 A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.
No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

 Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã.

 Virgem de Nazaré: Patrona do Pará

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - ASSESSORIA TÉCNICA
LEI N° 4.371, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1971.
Proclama Nossa Senhora de Nazaré Patrona do Estado do Pará e dá outras providências.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ promulga e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° - Fica proclamada PATRONA DO ESTADO DO PARÁ NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.
Parágrafo Único - O Governo do Estado do Pará prestará, anualmente, as honras de Estado à padroeira dos paraenses.
Art. 2° - A presente Lei poderá ser regulamentada pelo Governador do Estado.
Art. 3° - Esta Lei tem sua vigência a partir do dia 10 de outubro do corrente ano.
Palácio do Governo do Estado do Pará, 15 de dezembro de 1971.
FERNANDO JOSÉ DE LEÃO GUILHON
Governador do Estado
Georgenor de Souza Franco
Secretário de Estado de Governo

 Círio: Fonte de Solidariedade

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é experiência de fé, mas é também fonte de solidariedade. Boa parte da arrecadação da Festa é investida nas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (Ospan), desenvolvidas nas sete comunidades que compõem a sua área territorial. Milhares de pessoas são beneficiadas anualmente em seus projetos de atendimento laboratorial, distribuição de sopa e creches infantis.

A implantação do Serviço Social na Ospan se deu em 2002, na gestão do Padre Francisco Silva, na época pároco da Paróquia de Nazaré. O Padre solicitou, ao departamento de Serviço Social da Universidade da Amazônia (Unama), uma consultoria a respeito das necessidades da Paróquia de Nazaré. Hoje, com o serviço implantado, a responsabilidade do trabalho desenvolvido fica a cargo das técnicas Mônica Demachki (Coordenadora) e Hilda Muller (Assistente Social).

Os atendimentos médicos e odontológicos acontecem nas comunidades de São José e Santo Antônio Maria Zaccaria. Profissionais de saúde voluntários atendem mais de 3 mil pessoas por ano. A população carente recebe atendimento e orientações de higiene e saúde que fazem toda a diferença no seu dia-a-dia.

O pão é também repartido. Voluntários nas diversas comunidades preparam a sopa, que toda semana é fartamente distribuída aos que comparecem, o que ajuda a saciar a fome dos filhos de Nossa Senhora. As obras sociais têm vários projetos com a comunidade, entre eles, o programa inserção no mercado de trabalho, o programa adolescente trabalhador, o atendimento social e outros.

 Cuidando também dos pequenos, as Obras atendem a mais de 500 crianças por meio das creches Sorena, Casulo (Santo Antônio Maria Zaccaria) e Cantinho São Rafael (Casa de Nazaré). Elas permanecem sob os cuidados de educadores das 7 às 17 horas, recebendo educação escolar básica, alimentação e muito carinho. São meninos e meninas entre dois e seis anos tendo a chance de crescer física, mental e espiritualmente, e participando ainda de atividades esportivas e culturais como danças e artes plásticas.

 As Obras Sociais da Paróquia de Nazaré trabalham com valores que dignificam a vida do ser humano: ética, cidadania, universalidade, espírito de equipe, participação, respeito e confiança, espiritualidade, satisfação dos funcionários, humanização, qualidade de vida e compromisso institucional.



Fonte: Site oficial do Círio de Nazaré

O CENÁRIO PARAENSE: AS CONDIÇÕES DA HEGEMONIA TUCANA E AS CONDIÇÕES DA OPOSIÇÃO


É preciso reconhecer que o resultado destas eleições, mesmo faltando a decisão de Belém, favorece o PSDB e o Governo Jatene. Afinal, o partido do governador aumentou em 18 o número de prefeituras sob seu controle direto, inclusive Ananindeua e Santarém, segundo e terceiro colégios eleitorais do estado – passando a ter 31 prefeituras e governando uma população de cerca 1,77 milhões de habitantes.

Ao mesmo tempo, o PSDB conseguiu conter o ímpeto de crescimento do PMDB, que perdeu 10 prefeituras, inclusive Ananindeua – ficando com 28. Cabe lembrar que, nas eleições de 2008, durante o governo do PT, o PMDB estadual cresceu bem mais que nestas eleições.

Na sua aliança com o Governo Jatene, o PMDB diminuiu. Sua vitória em Castanhal, 5o colégio eleitoral do estado, não recompensa nem parte da derrota em Ananindeua, 2o colégio. O frágil resultado de Priante na disputa de Belém, é apenas outra parte do corolário - e do sintoma. O PMDB perde força, ao mesmo tempo como situação e como eventual oposição. Ainda conserva seu poder de atuar como pêndulo político no quadro eleitoral do Pará, mas levou um baile do “aliado”.

E o PT? Reconhecer que os resultados do processo eleitoral de 2012 favorecem o Governo Jatene não significa dizer que o PT deixou de ser uma força estadual de peso. Afinal o partido pode ter perdido Santarém e Parauapebas (3o e 6o colégios eleitorais paraenses), mas mantém 23 prefeituras no estado, tendo perdido apenas quatro municípios. Dessa maneira, o PT permanece como a principal força de oposição do Governo, governando cerca de 885 mil paraenses.

Resta saber como, precisamente, esse poder opositor será exercido.

O partido ganhou duas cidades importantes no jogo político, Cametá e Bragança. Cametá é um reduto petista importante, que sabe fazer barulho. Bragança não, mas ganhou um prefeito que – vocês ainda não conhecem o Padre Nelson? – sabe, sozinho, fazer muito barulho. É curioso perceber que essas duas cidades, ambas históricas e de grande dinâmica microrregional, possuem, simultaneamente, movimentos sociais fortes e forças conservadoras igualmente fortes. Outra curiosidade é que são os dois municípios de maior penetração política do ex-deputado federal Gerson Peres e de sua família, lideranças retrógradas que ainda possuem importância local e que pode vir a constituir-se como parte da estratégia do PSDB para penetrar nesses atuais bastiões petistas.

Porém, o maior zumbido que será feito ao Governo Jatene tende a vir de Marabá, onde foi eleito o deputado estadual João Salame, do PPS. Partido aliado a Jatene, ok, mas não em Marabá, onde a candidatura de Salame foi sustentado por uma coligação com o PT, que indicou seu vice, Luis Carlos Pies, marido da deputada estadual Bernadete ten Caten e ex-secretário adjunto de planejamento do governo de Ana Júlia.

Por lá, Salame despontou como o principal nome da política local, na batalha pelo estado de Carajás. Mas não apenas. Não apenas Carajás por Carajás. Sua bandeira maior é o desenvolvimento do sul e sudeste do Pará. Sua bandeira é da Alpa, a integração regional, a proteção dos rebanhos locais contra a aftosa... Bandeiras do PT, bandeiras de Ana Júlia. Tudo que o Governo Jatene tem sido contra ou tem permanecido calado.

Não fosse a inoperância do PSDB no caso da desistência, pela Vale, de construir a Alpa, o destino destas eleições em Marabá teria sido outro. E tudo isso credencia João Salame e Marabá, quarto colégio eleitoral do estado, a ocuparem uma situação proeminente no jogo político dos próximos anos.

E Santarém? Alguns dirão que o vencedor, Alexandre Von, também saiu da batalha pela criação do Tapajós. Mas não é bem assim. Por lá, Alexandre Von é associado a Jatene, seu companheiro de partido e, apesar de ser um dos lideres do SIM, sua pecha é de apoiar o grande agente do NÃO, o governador Jatene. É uma contradição sobre a qual Von jamais deu explicações, constrangendo seu eleitorado.

Sua atitude nunca foi clara, como a de Salame. Trata-se de um vassalo da ambigüidade.

É claro que numa circunstância normal, um líder político trataria de se posicionar ao lado da vontade absoluta do eleitorado. Porém, as tentações que tentam Von, partidárias para dizer o mínimo, são tão grandes... Alexandre Von tem pouca versatilidade verbal, raciocínio lento. Deixa-se levar, invariavelmente, pela tentação do poder.

Será um prefeito ambíguo. Pobre Santarém. Perdeu a chance de eleger uma excelente candidata, a Professora Lucineide.

Realmente uma pena. Lucineide tem virtudes que andam raras: inteligência, compromisso, honestidade e, Deus do Céu... uma força descomunal para o trabalho. Se o digo é porque, mesmo a distância, acompanhei atentamente a sua lida, de muitos anos, na educação de Santarém. Eis aí uma pessoa que renova o PT paraense...
Não se conhece a professora Lucineide em Belém e em outras regiões do nosso Estado, mas lhes garanto que é uma pessoa muito especial. Tive oportunidade de conversar com ela no começo da campanha e percebi o quanto estava sendo difícil se desembaraçar das dificuldades iniciais e o quanto, mesmo assim, tendia a construir um projeto que nunca era individual, mas, sempre, coletivo.

As dificuldades maiores do PT, ao que parece, se dão da pouca força legislativa que terá, no conjunto do estado, nos próximos quatro anos. Afinal, o numero de vereadores em Belém foi reduzido para três. 3 de 35. 1, em Ananindeua, de 25 vereadores. 2, em Santarém, de 25. 1, em Marabá, de 21.

Antes que me critiquem pela análise quero lembrar que política de esquerda não se faz com discurso autoelogiativo e muito menos com dissimulações discursivas ou com ambiguidades. Se faz com critica, autocrítica e reflexão. Com leitura da realidade. Com construção de objetividade.

Cabe ao PT, a João Salame e à professora Lucineide, mesmo derrotada, um papel de oposição que se faz necessário, para contestar a situação tucana. Em qualquer ocasião, a oposição tem um papel essencial, que é impedir a concentração do poder. Tudo ainda depende da decisão de Belém, é claro, pois a eleição de Edmilson garante uma polarização do poder essencial para a democracia e para a sociedade paraense, mas é preciso lembrar que uma eventual eleição de Zenaldo Coutinho pesaria como uma garra tucana sobre todo o estado...

Por Fábio Castro  - graduado em Comunicação, com habilitação de Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (1990), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1994), mestre em Estudo das Sociedades Latino-Americanas (opção Antropologia) pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2000) e doutor em Sociologia pela Université de Paris V (Sorbonne-Descartes) (2003).
Atualmente coordeno o Grupo de Pesquisa Sociologia da Cultura e da Comunicação na Amazônia e atuo no Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, da UFPA.



ALMIRA... PARABÉNS!!

No dia 11 de outubro, teve mais aniversário... Dessa vez foi o niver da Almira Vieira , minha colega de aula, da turma de Letras da Ufopa. Ela faz parte do grupo do PIBID e é uma colega daquelas assim bem especiais.  
 
Para celebrar o momento realizamos um café da manhã com a turma e foi um momento muito legal. Almira é uma mulher guerreira, dedicada, determinada, inteligente e muito estudiosa. Companheira , sempre está auxiliando e sendo prestativa comigo e os demais colegas.


De voz potente, seu timbre é inconfundível. rsrs E para quem não está acostumado com ela, pensa que está brava. Tudo engano e com os gestos e sorrisos Almira sempre demonstra ser uma excelente pessoa e um grande ser humano.

É essa mulher com jeito de menina que parabenizo neste momento. Parabenizo você,Almira , pela história de luta , pela garra da busca e acima de tudo pela amizade que solidificamos. Desejo a você muita saúde e queDeus realize todos os seus sonhos. È muito bom contar com sua amizade e companheirismo. Obrigada pela amizade e por fazer parte da minha vida.
 
Felicidades!!

 Abraços

 Socorro Carvalho


MARLISON SOARES!! MEU AMIGO E MEU IRMÃO!!! PARABÉNS!!

 
Deus tem  lindas formas de se manifestar em nossas vidas em cada instante. E Brinda-nos com o sol, com a lua, a água, um céu azul e pessoas especiais que coloca em nossas vidas. O Marlison é uma dessas manifestações em minha vida. O conheci  há pouco tempo, mas é como se já nos conhecêssemos  de outras vidas. Nossa amizade iniciou na Ufopa, no Iced, no Campus Tapajós e desde então nos tornamos muito amigos, Amigos mesmo.

Amigo que cuida, que briga, que fala a verdade na cara, coisas que podem até aborrecer,  mas que sempre encaramos e aceitamos,  na boa. Penso que Marlison é um irmão de outra vida que me reencontrou agora, só pode, só tenho essa explicação. E às vezes, tenho a impressão que ele até sabe ler minha alma e também meu coração. Sabe se estou triste , se estou cansada, se estou chateada, preocupada, se  algo me incomoda e sempre se importa com meu bem estar, se  almocei, se estou com fome, se estou bem  etc. de inicio era só ele, mas Deus é tão Maravilhoso que duplicou essa  minha atenção e amizade, e colocou junto de nós a  Katiana Farias . De inicio,  apenas a  namorada dele, hoje a esposa , nossa colega de aula e outra irmãzinha que ganhei.

Ela é só uma menina, mas me trata como se fosse minha mãe.
São os cuidados com minha alimentação, com minha presença ou não na sala, a produção dos trabalhos de aula e em especial o incentivo para minha  participação em seminários e projetos. E às vezes, é ainda mais “chata” que o Marlison por me cuidar tão bem.rsrs  E olha que ela não me poupa e também me ralha quando preciso( conforme diz a Márcia: adoro). Rsrs  
 
 

Só para você ter uma ideia, me tornei  até madrinha de casamento dos dois, convite que me surpreendeu, mas que me deixou muito feliz.  No último dia 06  de outubro , foi o aniversário do Marlison. Fizemos um café da manhã na sala de estudos do Geales, junto com nosso grupo do PIBID e foi tudo de bom. Devido o excesso de trabalho e minha vida corrida não tive tempo de homenageá-lo, no dia,  o que o faço agora...
 

Marlison!!
Quisera  poder expressar em palavras  a força e sinceridade da minha amizade e do meu carinho por você. Mas derepente,  percebo que sentimentos verdadeiros não podemos medir. E contento-me em dizer  que você é muito especial em minha vida. Dizer que sua amizade  e, agora ,  de Katiana também são  presentes que recebi de Deus.
Por isso, sou grata a Ele por essa dádiva.
 
 Agradeço por todo carinho, cuidado e amizade. Agradeço a confiança e o respeito que você e sua esposa têm por minha pessoa. Agradeço cada palavra de incentivo  e até mesmo pelas graças com meu sono de cansaço na sala de aula. Obrigada pela companhia de cada cafezinho, cada encontro  e presença especial em minha vida. A Deus só tenho a agradecer  a você Marlison e a você Katiana com meus mais sinceros desejos de saúde e muitas felicidades .
 
 Que Deus continue os abençoando e acima de tudo que Ele também continue  cuidando de nossa Amizade. Que Ele conserve em você esse eterno menino, as vezes , muito centrado e legal, mas as vezes,  chato as pampas.rsrs O legal é que sou muito mais chata que você e do meu  jeito  te amo... e aprendi amar também essa menina ai do seu lado, a Katiana que um dia tachei de antipática...kkkk hoje, percebo o quanto estava enganda. E vejo em Katiana uma pessoa doce, carinhosa e muito atenciosa.
Obrigada, do fundo do meu coração, pela amizade e presença constante de vocês dois em minha vida e dentro do meu coração!!


Felicidades, meu amigo, meu irmão querido !!
Beijos  da sua Best Friends...rsrs
 

Help ou Socorro Carvalho