segunda-feira, fevereiro 04, 2013

"RELENDO O MAESTRO ISOCA"...


Depois de muito tempo sem sair na noite santarena, neste sábado (02) , tive o privilégio de ir assistir o Show: RELENDO O MAESTRO ISOCA, realizado no Theatro Victória.

O convite para o evento foi feito pela minha amiga Joelma Viana e valeu muito. O show estava marcado para iniciar ás 20h30,  sem atraso eu cheguei ao local, minutinhos antes do horário previsto. Joelma já estava esperando, afinal de contas, na noite do sábado, além do show tínhamos outro compromisso importante, que vou falar logo em seguida (em outra postagem).

Voltando ao Theatro Victória  ...  O espaço já estava quase lotado, mas ainda dava para  ver algumas cadeiras vazias... Por lá muita gente importante e personalidades conhecidas. Na lateral esquerda sentamos  a espera do grande momento...

De repente, os primeiro músicos surgem e é anunciado o inicio do show... E que show!!

 Uma releitura verdadeira de nossos encantos e de nossa arte, apresentada por uma parte dos artistas natos de nossa terra.

Antes da  turma entrar no palco... A música “O Uirapuru”  tocada por um jovem num instrumento soprado. E o  canto foi impressionante e admirável, o músico parecia fazer o uirapuru  voar de tamanha perfeição musical e com seu canto fez uma linda introdução, que serviu de inspiração a plateia  atenta  esperando aquele momento histórico de  nossa arte.

E o show começa com a saudação dos remanescentes do Canto de Várzea!! Um momento ímpar de muita emoção e orgulho a pulsar no coração de cada uma e cada um dos santarenos quem lá se encontravam. Uma grande viagem aos poetas e escritores que sorridentes por  lá estavam...

Além das vozes maravilhosas pudemos nos deliciar com as vozes instrumentais que pareciam falar de tanta afinação!! Dentro do espaço pude  sentir a presença de maestro Isoca , em algum lugar sentado, feliz e  ansioso pela singela homenagem. E tudo por ali parecia lindo e iluminado!!

E o palco recebe nossa arte em pura essencia!! Everaldinho Martins, Otaviano Matos, Samuel Lima etc.
A música “ Sonho predileto”  foi umas músicas que encantou e emocionou a todos e junto dos músicos todo mundo cantou. Simplesmente inesquecível aquele momento bem santareno.

Maria Lídia com sua voz maravilhosa perfumou meu coração e com toda sua pompa  colocou fragrância no espaço  deixando corações ainda mais emocionados e até com saudades... e foi impossível controlar as lágrimas.

A noite seguiu com muito som e emoção! Hora da Piracaia!! E lá vem Nelson Vinnenci com seu violão e aquela peixada na praia. E com muita  alegria sacudiu a galera” comendo tucunaré na praia” e com muita empolgação a turma se “empapou” com a voz de Nelson e o som de seu delicioso violão. Foi demais!!

De repente aparece Zé Maria Cruz com sua metáfora sensacional sobre o tacacá... Uma poesia sem igual!! Comparações poéticas de tirar o chapéu. A presença do Zé  deu um toque todo especial aquele momento tão  ímpar.

Em meio aos muitos cantores faz-se ecoar a voz  feminina de   Cristina Caetano que encantou e cantou  com o coração  e Poema de Amor foi a canção que ela apresentou!!E, diga-se de passagem, numa esplêndida interpretação!!Não tenho dúvidas que deve ter mexido com a nostalgia e emoção de muitos corações...

Nato Aguiar foi outro que veio impressionar e extasiar com sua voz deliciosa e seu violão! Cantou o Tapajós e até trouxe flor de aguapé para enfeitar o salão. Mais uma bela interpretação !!

Eduardo Dias com seu estilo irreverente também deu sua contribuição e trouxe “ arco, trouxe a flecha, trouxe até muiraquitã “ com a lenda do  boto  e que  encheu de magia e energia  positiva  contagiou  cada convidado  que junto  dele cantou!!

 Samuel Lima também foi outro artista show e com alma nos  emocionou com sua voz maravilhosa e seu estilo despojado e simples de fazer arte. Dessa forma com muito  entusiasmo e simplicidade cantou e nos encantou quando soltou a voz, sozinho ou acompanhado por Everaldinho e Otaviano.

Outro artista que esteve no show se apresentado  foi João Otaviano com sua voz suave e calma. Deu o toque e fez o contraste dentro da grande afinação do Canto de Várzea.

“ Santarém do meu coração”... Foi assim que começou cantar Everaldinho o hino de nosso torrão! Mais um grande momento daquele show inesquecível !! Ele também cantou junto com João Otaviano e Samuel Lima outras lindas canções tudo regado com amor e emoção. Celso Lima com seu violão deu um show a parte com tamanha maestria mexeu com  a senilidade com a música que tocou.

Uma viagem esse show e no final todos os artistas subiram ao palco para juntos cantarem TERRA QUERIDA, com essa apresentação conjunta encerrou aquele momento inesquecível de  canto, encanto, lágrimas e muita, mais muita emoção a quem pode ir lá conferir de perto aquele momento lindo. Momento inesquecível   que já está guardado em minhas melhores lembranças e principalmente em meu coração.

Sem dúvidas Maestro Isoca saiu de lá muito orgulhoso por tudo que viu e ouviu naquela noite linda!!E o mais importante saiu contente pela linda homenagem que recebeu , por meio do que ele mais amava, a música...

Valeu turma do  Canto de Várzea!! Já estou no aguardo de outros shows deste estilo e qualidade. E até sugestionaria ao Odilson Matos  a realização de um show para reviver a memória do conjunto santareno OS HIPIES e eu, junto com Joelma Viana estaremos lá para prestigiar. Fica a dica  Secretario Nato Aguiar !!! E nada de show de graça, vamos cobrar para que o público aprenda a valorizar nossa arte.


O Show : Relendo o Maestro Isoca teve a cobrança de um ingresso simbólico e mesmo assim o Theatro Victória  ficou lotado e lá fora  mais um monte  de gente. Isso prova que a sociedade santarena gosta e prestigia  a beleza de nossa arte,  o importante é que alguém tenha a iniciativa de realizar esses tipos de espetáculos culturais e saudáveis.

O que é o Grupo Canto de Várzea?

É um grupo regional, composto por pessoas influentes na sociedade santarena. Realizam apresentações na região há mais de 30 anos. As músicas possuem características bem regionais e são de autoria dos próprios integrantes. 25 anos depois de lançar o primeiro CD, o grupo decidiu em 2009, lançar o primeiro DVD com 18 músicas. ( Informações site Notapajós)


Socorro Carvalho
Foto: Blog do Jeso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com