domingo, abril 28, 2013

ENCONTRO NAS ONDAS DO RADIO - EM BELÉM


No período de 19 a 21 de abril ocorreu em Belém participando do Encontro Nas Ondas do Rádio – a prevenção da violência contra criança e adolescente. O Projeto Rádio pela Educação esteve participando do evento e foi o  único repreesntante de Santarém .


O encontro reuniu radialistas dos Estados da Amazônia Legal com o objetivo de sensibilizar e agregar novos atores sociais às redes de atenção integral às crianças, adolescentes e suas famílias em situações de violências valorizando o potencial da linguagem radiofônica na difusão das ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz. Para tal, foram realizadas oficinas de sensibilização para 60 profissionais de rádios comunitárias, educativas/escolares, comercias e publicas. 
 

 A oficina faz parte do plano de ações de prevenção da violência e promoção da cultura de paz promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno-ATSCAM/DAPES/SAS. 

Nessa primeira etapa do projeto Nas Ondas do rádio a prevenção da violência contra crianças e adolescentes o encontro reuniu radialistas dos estados do Nordeste, Amazônia Legal e das cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis e Campo Grande.
 
De acordo com Gilvani Pereira Grangeiro – Coordenadora do Projeto nas Ondas do Rádio - o rádio foi escolhido para o trabalho por ser considerado o meio de comunicação de massa mais acessível e por está presente na vida cotidiana de praticamente todos os lares brasileiros. 

Outra característica do rádio, dentro do projeto, é que devido a popularidade o rádio privilegia o fazer de outras atividades enquanto se escuta os programas radiofônicos, mantendo dessa forma acentuadas as emoções, reflexões e criatividade dos ouvintes. 



 O três dias de encontro na capital paraense foram divididos em dois momentos um teórico e outro prático. No primeiro os radialistas assistiram palestras e debateram sobre experiências e temáticas voltadas para a prevenção da violência contra criança e adolescente. No segundo momento, divididos em grupos, os profissionais produziram diversos materiais radiofônicos que serão usados pelo Ministério da Saúde nas próximas campanhas. 


Em Santarém o uso do rádio como um agente propagador na prevenção da violência contra criança e adolescente já é uma realidade onde a Diocese, há 13 anos, já realiza esse trabalho por meio do Projeto Rádio pela Educação – Programa Para Ouvir e Aprender veiculado pela Rádio Rural de Santarém, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. 


 No Rádio pela Educação cada um e cada uma criança e adolescente é o protagonista de sua própria realidade , além disso, ouve e aprende a noções de cidadania tornando-se com isso,  uma pessoa consciente sobre seus direitos e deveres. Por meio do programa criança e adolescente tem voz e tem vez, nas ondas do rádio.



 Socorro Carvalho com Informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com