sábado, junho 29, 2013

MUDE O BRASIL, MAS COMECE POR VOCÊ!

Manifestações pipocam pelo país num misto de revolta, indignação, desespero e pancadaria. Será que o povo brasileiro acordou ou está sendo mais uma vez manipulado por pessoas sagazes que sabem se aproveitar das fragilidades humanas? Coisa pra se pensar, não é mesmo?! Penso que o país pode mudar, sim; mas creio que a mudança deve começar por cada um, afinal, o Brasil somos nós! A passividade com a qual aceitamos a corrupção nada mais é do que a tolerância que exercitamos diante de nossas próprias mazelas pessoais. Que me desculpem os cidadãos honestos, pois sei que existem; mas a maioria dos brasileiros traz a corrupção nas entranhas, resquícios da formação do nosso povo com pessoas da pior linhagem (os historiadores bem sabem).


Lutar contra a própria natureza é tarefa das mais árduas e, nesse sentido, parabenizo o povo sofrido por se insurgir contra os desmandos e a exploração vigentes. No entanto, lamento a forma como alguns protestam,voltando-se contra outros pares (imersos em igual sofrimento), projetando-lhes toda a ira que deveriam canalizar de modo construtivo para despertar a consciência de tantos adormecidos.


Não é depredando lojas nem destruindo o patrimônio público que iremos alcançar nossos objetivos. Penso que não é justo destruir o que alguém construiu só para extravasar revolta e dor acumulada por anos de exploração consentida. É preciso haver uma mudança na mentalidade do povo, e tomara que isso esteja ocorrendo mesmo; mas temo que seja somente um espasmo de incômodo que não levará a uma real modificação de hábitos já arraigados e largamente praticados entre as pessoas do nosso país.

LEIA MAIS... 

Desde que sou pequena presencio feirantes e pessoas do comércio praticando pequenos "equívocos" na hora da pesagem, no estabelecimento do preço e do troco. Também percebo funcionários levando para casa materiais de trabalho num visível "empréstimo sem devolução" ao patrão; também vendedores e viajantes fraudando notas de refeições e abastecimento em postos de combustíveis... É assim ou não é?! Como age o povo brasileiro? Fica fácil entender porque nossos líderes políticos se comportam de igual forma só que em maior escala. A procedência é a mesma, o pensamento é o mesmo: levar vantagem; assegurar o meu a custa da exploração e enganação do outro. Óbvio, não?


Quer mudar o país? Comece mudando a si mesmo! Seja mais honesto, humano, solidário. Seja responsável, verdadeiro, íntegro. É difícil? Lógico que é! Mas, educando seus filhos assim, terá chance de construir um país melhor para os seus netos e bisnetos. E o que vai nos restar hoje? Isso que estamos vendo na TV. O resultado da nossa omissão, aquiescência, conformismo, acomodação e tolerância pessoal ou coletiva. Puxa; não sabia que ia dar nisso! Que pena, não é mesmo? Às vezes, a gente tem de sentir na pele o efeito do nosso cruzar de braços quando há tanto a ser feito.


Vamos recolher muitos cacos; mas, quem sabe possamos aprender o valor de uma boa educação, respeito, honestidade e amor ao próximo. Deixemos de lado a passividade e a inércia que nos acompanham há anos e anos. Lutemos por um Brasil melhor, mas tendo consciência que mudar o país implica em mudar a nós mesmos. E que Deus nos ajude!

* Maria Regina Canhos é escritora. 

Fonte: www.mariaregina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...