sábado, julho 27, 2013

JORNALISTA JÚLIO GUIMARÃES - MONOGRAFIA APROVADA COM SUCESSO




Caros, depois de quase 1 ano na construção da monografia “O TEMA SAÚDE NO JT1: aplicação do Esquema Narrativo Canônico”, como requisito para obtenção do grau de Especialista em Jornalismo Científico, hoje (27/7) foi o dia da defesa. 

Graças a Deus fui muito parabenizado pelo trabalho. Isso tudo com a imprescindível orientação do Profº Dr. Valdenildo dos Santos.

Avaliação: APROVADO. É como a banca examinadora conceituou o trabalho, mas na quarta-feira (31/07) devem sair os conceitos mais específicos (nota). Agora ninguém me segura. Mestrado, aguarde...



RESUMO

Nessa pesquisa analisou-se a narrativa discursiva – apenas aspectos verbais – veiculada no telejornal “Jornal Tapajós 1ª Edição” tendo como objeto uma matéria do “Quadro Saúde”, do período de setembro de 2012. O trabalho tem como escopo teórico-metodológico a Semiótica Discursiva de A. J. Greimas, aplicando-se o Esquema Narrativo Canônico, previsto pelo Percurso Gerativo do Sentido, no Nível Narrativo. Como método foi adotado a abordagem qualitativa. As técnicas investigativas: pesquisa bibliográfica e documental. Com isso, observou-se que a narrativa do JT1, como um todo, ancorado no discurso médico, tenta tornar os conceitos da área da saúde mais próximos do público, utilizando recursos da língua que levam aos gêneros telejornalísticos tons informais. No entanto, ao mesmo tempo em que o JT1 busca seguir a máxima jornalística da clareza e objetividade, os termos técnicos da medicina, sempre encoberto de falas positivas, acabam comprometendo, por sua vez, o discurso jornalístico ocorrendo, assim, falhas (ruídos) no repasse das informações.
 
Momentos da Defesa do Júlio :






Parabéns, Júlio César Guimarães!!
Aprovação merecida e se bem lhe conheço, a nota será 10.
Sucesso e que Deus continue abençoando sua luta e buscas.
Obrigada por compartilhar sua alegria e momento especial!!

Grande abraço


Da amiga


Socorro Carvalho

Um comentário:

  1. Querida amiga Socorro Carvalho. Agora que estou me recuperando, em virtude a intensa semana de fechamento e defesa do trabalho. Estou bem. Sensação de liberdade, autonomia e responsabilidade. Mas, quero mais uma vez agradecer por toda a força. Também quero aproveitar a oportunidade e deixar esse trabalho em dedicatória as duas amigas do curso que porventura tiveram problemas de saúde, o que justamente vem desafiar o Jornalismo, a Ciência & a Saúde, e não poderão estar com a gente na defesa dos trabalhos, Lê Rodrigues e Lenne Santos. E agora mais do que nunca, ao elaborar o trabalho "O TEMA SAÚDE NO JT1: aplicação do Esquema Narrativo Canônico", sei o quanto Jornalismo & Saúde são fundamentais para a vida das pessoas. Aliás, há um ano e meio minha irmã, Iara Cristina, partiu por causa de uma doença que atingiu seu pâncreas. Mas sei que ela está em um lugar seguro. Enfim, amigas, Lê Rodrigues e Lenne Santos, a vocês minha admiração pela força e sabedoria em enfrentar essa etapa da vida. Até a jornada!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com