sexta-feira, outubro 04, 2013

NOTÍCIAS DA DIOCESE DE SANTARÉM

FESTIVIDADES DE N. SRA. APARECIDA EM SANTARÉM

“Mãe Aparecida, rosto do jovem que busca ser igreja hoje”. É com esse tema que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santarém, homenageia a padroeira do Brasil. A festividade deste ano traz um destaque para a juventude. A festa começa neste sábado (05), com a transladação da imagem para Igreja de Santa Teresinha, no bairro Jardim Santarém.
A partir do dia 6 de outubro, as celebrações eucarísticas vão contar com a participação das CEBs da paróquia, além de escolas e comunidades convidadas. Haverá na parte social, com shows de calouros, apresentação de cantores locais e venda de iguarias.
No dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, haverá a procissão e missa de enceramento das homenagens.
A paróquia de Aparecida já tem 65 anos, mas ela foi elevada a categoria de paróquia em 1994, sob determinação do bispo Dom Lino Vommbomel.

Alto Jari festeja N. Sra. Aparecida

A partir deste domingo, 6 de outubro, a comunidade Alto Jari, região do Arapixuna, homenageia sua padroeira, N. Senhora Aparecida. Este ano, a liturgia está voltada para a juventude através do tema: “Com a Mãe Aparecida, a juventude se sente chamada ao Projeto do Pai”.  O Círio está marcado para às 17h, saindo da comunidade Laranjal.

A partir da segunda dia 7, as celebrações litúrgicas vão acontecer às 20h, com a participação de outras comunidades, entidades sociais e filhos e amigos de Alto Jari e Laranjal radicados em Santarém. O encerramento será dia 13 de outubro, com a santa Missa às 08h30 da manhã.

Monitores recebem formação para Escolas Bíblicas

A Paróquia de Belterra continua formando suas lideranças para as Escolas Bíblicas. Desde a última quinta-feira, 03, a formação é destinada às lideranças e monitores das mini-áreas da BR 163, na comunidade Cristo Rei, no Km 115 da Santarém-Cuiabá. Os estudam prosseguem até este sábado, 05.


Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança visita Santarém

Neste sábado (05) e no domingo 06 de outubro, estará em Santarém, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé. Ela vem para participar do encontro comemorativo dos 30 anos de vida e missão da Pastoral. É a primeira vez que Irmã Vera vem oficialmente a Santarém. Ela assumiu a coordenação nacional da Pastoral da Criança depois que a coordenadora anterior, Dra. Zilda Arns morreu em um terremoto no Haiti, em janeiro de 2010.  

O encontro será no dia 06, no colégio Santa Clara, das 08h às 16h, e deve reunir todos os líderes voluntários da Pastoral da Criança que atuam nos sete municípios da Diocese de Santarém.

N. Sra. Do Rosário é festejada no Santarenzinho

Os comunitários do bairro do Santarenzinho homenageiam sua padroeira, N. Sra. Do Rosário. Neste sábado dia 05, a imagem da Padroeira será levada em procissão luminosa para Comunidade de São Sebastião no bairro Maracanã, com saída às 18h00 da Igreja do Rosário. Na chegada haverá um momento de acolhida pela comunidade de S. Sebastião.

Já no domingo dia 06, acontece o círio de abertura oficial da festa. A programação está voltada para a temática: “Mãe do Rosário, modelo de fé e missão para os jovens”, e prossegue até o dia 13.


Caranazal presta homenagem a São Francisco de Assis

Neste final de semana encerram os festejos em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro do bairro do Caranazal. Na sexta-feira dia 04, depois da procissão luminosa, houve a santa Missa presidida pelo bispo Dom Flávio Giovenale.

A programação social encerra neste sábado (05), com apresentação da Seresta da Rádio Rural e Odilson Matos e Ivone, além de jantar comunitário e sorteios prêmios aos compradores de bingo.

A festa que conta com a participação de outras comunidades, escolas, clubes de futebol e associação de moradores, e destaca o tema: “Comunidade de comunidades caminhando com o jovem Francisco”.  


Paróquia São José celebra São Francisco

Quem também celebra São Francisco de Assis é a paróquia São José, na BR 163. A programação iniciou no último dia 29 e encerra neste domingo, 06. Durante os festejos, outras comunidades que formam a paróquia partilham suas experiências. As reflexões destacam a realidade juvenil, através do tema: “São Francisco e a Juventude”.

Já na programação social, estão confirmadas apresentações culturais, jantar de confraternização, leilões, show de louvor, atrações artísticas e venda de iguarias.


Monte Alegre destaca a fé e a juventude na festa de São Francisco

A cidade de Monte Alegre festeja seu padroeiro, São Francisco de Assis, desde o último dia 28. Este ano, as reflexões teve como base o ano da juventude, através do tema: “São Francisco, jovem de fé”.  Durante a programação, houve carreata, círio dos idosos, das crianças e participação de várias comunidades do interior e da cidade.

Na parte social, estão confirmadas apresentações culturais e religiosas nas noites da festa e o tradicional jantar de São Francisco. As homenagens ao padroeiro de Monte Alegre vão até este sábado, 05 de outubro.

Nossa Senhora de Fátima comemora 12 anos de paróquia

Os comunitários de Nossa Senhora de Fátima desenvolvem uma programação para comemorar os 66 anos da comunidade e 12 anos de criação da Paróquia. A programação iniciou no último domingo, dia 29.
Do dia 07 ao dia 10 de outubro, haverá missa nas CEBs. Já na sexta-feira, 11, acontecerá o Recital de Aniversário, às 19h30 na Igreja de Fátima. No dia 12 de Outubro às 18h30 será realizada a Missa na Igreja de Fátima, em comemoração ao Aniversário do Coral Infantil.

No dia 13 de Outubro haverá a Renovação dos Ministérios pastorais às 18h30, para todas as lideranças, na Igreja de Fátima. A renovação tem como objetivo: renovar o ministério para assumir o compromisso de servir a Deus e aos irmãos. Esse é o dia do Aniversário de 66 anos da Comunidade e 12 anos de criação da Paróquia.

Festa de N. Sra. de Nazaré em Monte Dourado

Maria de Nazaré, luz para a juventude”. É com esse tema que os comunitários do Distrito de Monte Dourado, município de Almeirim, celebram a festa de sua padroeira, N. Sra. de Nazaré. As homenagens iniciaram na sexta-feira, dia 4 de outubro, com uma celebração Eucarística, e logo após sorteio das imagens peregrinas. Neste sábado (05),acontece a 9ª caminhada de fé com Maria.

No domingo dia 6, o Círio Fluvial. No dia 12, o Círio das Crianças, às 07h. Às Cinco da tarde, também do dia 12, a imagem será trasladada para Laranjal do Jari, no Amapá. E no domingo, 13 de outubro, a grande Romaria, às 08h.
Ainda na programação, haverá passeio ciclístico, carreata, apresentações culturais até o dia 20 de outubro.   


Diocese prepara 15 ª Semana do Dízimo

Com o tema “Dízimo: doação e compromisso de Fé”, a Diocese de Santarém, através da Pastoral Diocesana do Dízimo, realizará no período de 1º a 10 de Novembro de 2013, a Décima Quinta Semana do Dízimo.

O objetivo é despertar e motivar nas famílias católicas a opção consciente pelo Dízimo como importante dimensão de fé e partilha para o auto sustento das comunidades e fortalecimento do trabalho pastoral.

Os cartazes de divulgação e a cartilha com temas reflexivos já estão sendo encaminhados para as comunidades nas diferentes áreas e regiões pastorais.

A Coordenação de Pastoral, solicita aos vigários e coordenações paroquiais que ainda não receberam o material de divulgação e reflexão da Décima Quinta Semana do Dízimo, que entrem em contato com a coordenação no Centro Diocesano de Pastoral.

Abaixo assinado para criação de lei das eleições limpas
## O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral está organizando um abaixo assinado para transformar o projeto nº 6.316/2013 na Lei das eleições limpas. A lei propõe o fim das doações de empresas nas campanhas eleitorais; menos candidatos para os cargos; que os candidatos sejam eleitos pelo voto e não puxados por um candidato muito votado na mesma chapa; reforma política transparente entre outros artigos.

Na Diocese de Santarém, o abaixo assinado é organizado pela Pastoral Social. Comunidades, paróquias, associações, sindicatos, escolas e demais organizações sociais podem realizar a coleta de assinaturas.
Qualquer brasileiro que tenha título de eleitor poder assinar o documento.
Para maiores informações, os interessados podem ligar para 3522-1777 ou 9145-2605, falar com a coordenadora da Pastoral Social, Valda Oliveira.


Festa de N. Sra. da Salvação – comunidade Guajará

Os comunitários Guajará irão celebrar a festa de sua padroeira, N. Sra. da Salvação, a partir do dia 12 de outubro. A imagem foi trasladada para a comunidade Membeca, no domingo dia 29. Ficará lá até o dia 12. Nesse período, os comunitários de Membeca fazem homenagem à padroeira, através de novenas com a participação das famílias.

No dia 12 vai acontecer o Círio fluvial, às 17h, até Guajará. Depois o círio terrestre, e logo após, a celebração de abertura. As reflexões estão voltadas para a realidade da juventude. A festa vai prosseguir até o dia 20 de outubro.


Pastoral Universitária vai promover retiro de silêncio

De 18 a 20 deste mês, a Pastoral Universitária de Santarém vai promover um retiro de silêncio. Será na casa de retiro dos missionários verbitas, na comunidade São Braz, região do Eixo Forte. E é destinado a todos os jovens que estudam em universidades públicas e particulares de Santarém.


As reflexões são uma introdução aos exercícios espirituais a partir de Santo Inácio.  O transporte que vai conduzir os participantes vai sair às 17h do dia 18 de frente do colégio Santa Clara. Encontro encerra às 17h do dia 20. 

Informações: Pascom Santarém - Ercio Santos / Everaldo Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

Em entrevista, o Poeta e Compositor santareno Renisson Luis Vasconcelos fala de sua arte e do amor que tem por Nossa Senhora da Conceição

Estamos na semana que antecede o Círio 2017 de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Santarém.  Uma semana intensa de preparativos ...