sexta-feira, outubro 04, 2013

PONTO G


Estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, estamos envelhecendo, só ouço isto. No táxi, no trânsito, no banco, só me chamam de senhora. E as amigas falam "estamos envelhecendo", como quem diz "estamos apodrecendo". Não estou achando envelhecer esse horror todo. Até agora. Mas a pressão é grande. Então, outro dia, divertidamente, fiz uma analogia.

O queijo Gorgonzola é um queijo de que a maioria das pessoas que eu conheço gosta. Gosta na salada, no pão, com vinho tinto, vinho branco, é um queijo delicioso, de sabor e aroma peculiares, uma invenção italiana, tem status de iguaria com seu sabor sofisticadíssimo, incomparável, vende aos quilos nos supermercados do Leblon, é caro e é podre. É um queijo contaminado por fungos, só fica bom depois que mofa. É um queijo podre de chique. Para ficar gostoso tem que estar no ponto certo da deterioração da matéria. O que me possibilita afirmar que não é pelo fato de estar envelhecendo ou apodrecendo ou mofando que devo ser desvalorizada. Saibam: vou envelhecer até o ponto certo, como o Gorgonzola. Se Deus quiser, morrerei no ponto G da deterioração da matéria. 

Estou me tornando uma iguaria. Com vinho tinto sou deliciosa. Aos (46) sou uma mulher para paladares sofisticados. Não sou mais um queijo Minas Frescal, não sou mais uma Ricota, não sou um queijo amarelo qualquer para um lanche sem compromisso. Não sou para qualquer um, nem para qualquer um dou bola, agora tenho status, sou um queijo Gorgonzola.



Clarice Niskier

NOTÍCIAS DA DIOCESE DE SANTARÉM

FESTIVIDADES DE N. SRA. APARECIDA EM SANTARÉM

“Mãe Aparecida, rosto do jovem que busca ser igreja hoje”. É com esse tema que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santarém, homenageia a padroeira do Brasil. A festividade deste ano traz um destaque para a juventude. A festa começa neste sábado (05), com a transladação da imagem para Igreja de Santa Teresinha, no bairro Jardim Santarém.
A partir do dia 6 de outubro, as celebrações eucarísticas vão contar com a participação das CEBs da paróquia, além de escolas e comunidades convidadas. Haverá na parte social, com shows de calouros, apresentação de cantores locais e venda de iguarias.
No dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, haverá a procissão e missa de enceramento das homenagens.
A paróquia de Aparecida já tem 65 anos, mas ela foi elevada a categoria de paróquia em 1994, sob determinação do bispo Dom Lino Vommbomel.

Alto Jari festeja N. Sra. Aparecida

A partir deste domingo, 6 de outubro, a comunidade Alto Jari, região do Arapixuna, homenageia sua padroeira, N. Senhora Aparecida. Este ano, a liturgia está voltada para a juventude através do tema: “Com a Mãe Aparecida, a juventude se sente chamada ao Projeto do Pai”.  O Círio está marcado para às 17h, saindo da comunidade Laranjal.

A partir da segunda dia 7, as celebrações litúrgicas vão acontecer às 20h, com a participação de outras comunidades, entidades sociais e filhos e amigos de Alto Jari e Laranjal radicados em Santarém. O encerramento será dia 13 de outubro, com a santa Missa às 08h30 da manhã.

Monitores recebem formação para Escolas Bíblicas

A Paróquia de Belterra continua formando suas lideranças para as Escolas Bíblicas. Desde a última quinta-feira, 03, a formação é destinada às lideranças e monitores das mini-áreas da BR 163, na comunidade Cristo Rei, no Km 115 da Santarém-Cuiabá. Os estudam prosseguem até este sábado, 05.


Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança visita Santarém

Neste sábado (05) e no domingo 06 de outubro, estará em Santarém, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé. Ela vem para participar do encontro comemorativo dos 30 anos de vida e missão da Pastoral. É a primeira vez que Irmã Vera vem oficialmente a Santarém. Ela assumiu a coordenação nacional da Pastoral da Criança depois que a coordenadora anterior, Dra. Zilda Arns morreu em um terremoto no Haiti, em janeiro de 2010.  

O encontro será no dia 06, no colégio Santa Clara, das 08h às 16h, e deve reunir todos os líderes voluntários da Pastoral da Criança que atuam nos sete municípios da Diocese de Santarém.

N. Sra. Do Rosário é festejada no Santarenzinho

Os comunitários do bairro do Santarenzinho homenageiam sua padroeira, N. Sra. Do Rosário. Neste sábado dia 05, a imagem da Padroeira será levada em procissão luminosa para Comunidade de São Sebastião no bairro Maracanã, com saída às 18h00 da Igreja do Rosário. Na chegada haverá um momento de acolhida pela comunidade de S. Sebastião.

Já no domingo dia 06, acontece o círio de abertura oficial da festa. A programação está voltada para a temática: “Mãe do Rosário, modelo de fé e missão para os jovens”, e prossegue até o dia 13.


Caranazal presta homenagem a São Francisco de Assis

Neste final de semana encerram os festejos em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro do bairro do Caranazal. Na sexta-feira dia 04, depois da procissão luminosa, houve a santa Missa presidida pelo bispo Dom Flávio Giovenale.

A programação social encerra neste sábado (05), com apresentação da Seresta da Rádio Rural e Odilson Matos e Ivone, além de jantar comunitário e sorteios prêmios aos compradores de bingo.

A festa que conta com a participação de outras comunidades, escolas, clubes de futebol e associação de moradores, e destaca o tema: “Comunidade de comunidades caminhando com o jovem Francisco”.  


Paróquia São José celebra São Francisco

Quem também celebra São Francisco de Assis é a paróquia São José, na BR 163. A programação iniciou no último dia 29 e encerra neste domingo, 06. Durante os festejos, outras comunidades que formam a paróquia partilham suas experiências. As reflexões destacam a realidade juvenil, através do tema: “São Francisco e a Juventude”.

Já na programação social, estão confirmadas apresentações culturais, jantar de confraternização, leilões, show de louvor, atrações artísticas e venda de iguarias.


Monte Alegre destaca a fé e a juventude na festa de São Francisco

A cidade de Monte Alegre festeja seu padroeiro, São Francisco de Assis, desde o último dia 28. Este ano, as reflexões teve como base o ano da juventude, através do tema: “São Francisco, jovem de fé”.  Durante a programação, houve carreata, círio dos idosos, das crianças e participação de várias comunidades do interior e da cidade.

Na parte social, estão confirmadas apresentações culturais e religiosas nas noites da festa e o tradicional jantar de São Francisco. As homenagens ao padroeiro de Monte Alegre vão até este sábado, 05 de outubro.

Nossa Senhora de Fátima comemora 12 anos de paróquia

Os comunitários de Nossa Senhora de Fátima desenvolvem uma programação para comemorar os 66 anos da comunidade e 12 anos de criação da Paróquia. A programação iniciou no último domingo, dia 29.
Do dia 07 ao dia 10 de outubro, haverá missa nas CEBs. Já na sexta-feira, 11, acontecerá o Recital de Aniversário, às 19h30 na Igreja de Fátima. No dia 12 de Outubro às 18h30 será realizada a Missa na Igreja de Fátima, em comemoração ao Aniversário do Coral Infantil.

No dia 13 de Outubro haverá a Renovação dos Ministérios pastorais às 18h30, para todas as lideranças, na Igreja de Fátima. A renovação tem como objetivo: renovar o ministério para assumir o compromisso de servir a Deus e aos irmãos. Esse é o dia do Aniversário de 66 anos da Comunidade e 12 anos de criação da Paróquia.

Festa de N. Sra. de Nazaré em Monte Dourado

Maria de Nazaré, luz para a juventude”. É com esse tema que os comunitários do Distrito de Monte Dourado, município de Almeirim, celebram a festa de sua padroeira, N. Sra. de Nazaré. As homenagens iniciaram na sexta-feira, dia 4 de outubro, com uma celebração Eucarística, e logo após sorteio das imagens peregrinas. Neste sábado (05),acontece a 9ª caminhada de fé com Maria.

No domingo dia 6, o Círio Fluvial. No dia 12, o Círio das Crianças, às 07h. Às Cinco da tarde, também do dia 12, a imagem será trasladada para Laranjal do Jari, no Amapá. E no domingo, 13 de outubro, a grande Romaria, às 08h.
Ainda na programação, haverá passeio ciclístico, carreata, apresentações culturais até o dia 20 de outubro.   


Diocese prepara 15 ª Semana do Dízimo

Com o tema “Dízimo: doação e compromisso de Fé”, a Diocese de Santarém, através da Pastoral Diocesana do Dízimo, realizará no período de 1º a 10 de Novembro de 2013, a Décima Quinta Semana do Dízimo.

O objetivo é despertar e motivar nas famílias católicas a opção consciente pelo Dízimo como importante dimensão de fé e partilha para o auto sustento das comunidades e fortalecimento do trabalho pastoral.

Os cartazes de divulgação e a cartilha com temas reflexivos já estão sendo encaminhados para as comunidades nas diferentes áreas e regiões pastorais.

A Coordenação de Pastoral, solicita aos vigários e coordenações paroquiais que ainda não receberam o material de divulgação e reflexão da Décima Quinta Semana do Dízimo, que entrem em contato com a coordenação no Centro Diocesano de Pastoral.

Abaixo assinado para criação de lei das eleições limpas
## O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral está organizando um abaixo assinado para transformar o projeto nº 6.316/2013 na Lei das eleições limpas. A lei propõe o fim das doações de empresas nas campanhas eleitorais; menos candidatos para os cargos; que os candidatos sejam eleitos pelo voto e não puxados por um candidato muito votado na mesma chapa; reforma política transparente entre outros artigos.

Na Diocese de Santarém, o abaixo assinado é organizado pela Pastoral Social. Comunidades, paróquias, associações, sindicatos, escolas e demais organizações sociais podem realizar a coleta de assinaturas.
Qualquer brasileiro que tenha título de eleitor poder assinar o documento.
Para maiores informações, os interessados podem ligar para 3522-1777 ou 9145-2605, falar com a coordenadora da Pastoral Social, Valda Oliveira.


Festa de N. Sra. da Salvação – comunidade Guajará

Os comunitários Guajará irão celebrar a festa de sua padroeira, N. Sra. da Salvação, a partir do dia 12 de outubro. A imagem foi trasladada para a comunidade Membeca, no domingo dia 29. Ficará lá até o dia 12. Nesse período, os comunitários de Membeca fazem homenagem à padroeira, através de novenas com a participação das famílias.

No dia 12 vai acontecer o Círio fluvial, às 17h, até Guajará. Depois o círio terrestre, e logo após, a celebração de abertura. As reflexões estão voltadas para a realidade da juventude. A festa vai prosseguir até o dia 20 de outubro.


Pastoral Universitária vai promover retiro de silêncio

De 18 a 20 deste mês, a Pastoral Universitária de Santarém vai promover um retiro de silêncio. Será na casa de retiro dos missionários verbitas, na comunidade São Braz, região do Eixo Forte. E é destinado a todos os jovens que estudam em universidades públicas e particulares de Santarém.


As reflexões são uma introdução aos exercícios espirituais a partir de Santo Inácio.  O transporte que vai conduzir os participantes vai sair às 17h do dia 18 de frente do colégio Santa Clara. Encontro encerra às 17h do dia 20. 

Informações: Pascom Santarém - Ercio Santos / Everaldo Cordeiro

O SENTIDO DA VIDA

O sentido da vida
Está na semente que plantamos,
No amor que cativamos,
Na simplicidade que exalamos.
O sentido da vida
Está na criança,
No sorriso inocente.
No olhar profundo e infinito...
O sentido de viver
Está na paz desse olhar de menino,
No jeito singelo e maneiro.
Está na candura da  existência...
Pequeno homem,
Cheio de graça, charme e elegância.
Menino que corre,  brinca, encanta.
Singela  criança!
Ternura e inspiração...
A descansar contente  nos versos da poesia.



Socorro Carvalho
Foto: Jeso Carneiro





MACHADO DE ASSIS...


FANTASIAS NO SEXO QUE HOMENS E MULHERES ADORAM


Muitas vezes nós preferimos morrer a admitir algumas de nossas picantes fantasias no sexo. Mas para outras já não temos tanta vergonha ou receio das consequências de revelá-las. O fato é que viver as fantasias no sexo que você tem é uma questão de estar na situação certa com a pessoa certa. Ou seja, se você nunca fez nada mais ousado na questão sexual e do nada aparecer com outro homem para um sexo a três não vai dar muito certo, não é mesmo?

Escolher o lugar certo que será perfeito para realizar suas fantasia no sexo também é importante. O clima do lugar, toda a magia envolvida naquele momento pode sim fazer a diferença. Mas claro que você não deve esperar o melhor lugar e a situação perfeita para deixar sua imaginação fluir e realizar o que tem vontade.

A seguir estão 10 fantasias no sexo mais desejadas por homens e mulheres.

Para Ela:

1. Sexo com um estranho
Uma das fantasias no sexo mais populares é brincar de fazer sexo com um estranho. Ela acabou de sair do banho e usa um robe quando alguém bate na porta. Ele entra e a possui ali mesmo na mesa da cozinha.

2. Sexo com seu atual parceiro
Ela amará fantasiar sobre sexo com o parceiro atual se der uma reviravolta erótica ao fazer o jogo “sessão de cinema”. Ela foca em sua cena favorita de um filme e se coloca no papel principal com seu parceiro fazendo o papel oposto junto a ela. Metade da diversão é dirigi-lo para fazer a cena funcionar no próprio quarto.

3. Ser dominada
Um jogo de “deflorar a virgem” pode ser excitante tanto com o papel de submisso quanto de dominante. Ele faz o papel do professor experiente que leva a garota inocente para a cama, tira sua roupa e inicia a donzela aos prazeres hedonísticos através de suas habilidades na cama. Isso irá agradar suas fantasias no sexo de ser arrebatada por um macho alfa.

4. Dominar
O jogo de escrava sexual tem óbvios benefícios para a satisfação sexual. Ela tem a oportunidade de ficar no controle sem medo, quebrar as regras e ser admirada sexualmente no processo. Pense em um escravo alto, lindo e que faz sexo oral quando você manda, suga seus dedos dos pés ou qualquer outra coisa que se possa imaginar.

5. Sexo com um homem sem rosto
No jogo do ladrão e da bela adormecida, ele finge ser um intruso aparecendo em sua cama no meio da noite. Ela não pode virar para ver quem é então sentirá tudo, ao invés de ver, para ter uma sensação mais apurada. Quando acaba, ele foge tão discretamente quanto apareceu.
Para Ele:

6. Ménages e mais
Uma das fantasias no sexo mais conhecidas é o atrevido sexo a três, que envolve ele imaginar duas mulheres juntas (melhor ainda se forem duas irmãs loiras de seios grandes – melhor ainda se forem gêmeas!) e quando estão prontos, se juntam à cena. Para encenar, ela cobre seus olhos com uma venda e pede a ele para visualizar o que ela sussurrar no seu ouvido. Ela conta histórias sobre como é a loira de seios fartos procurando uma mulher para uma aventura. Lembre-se, não há nada errado em encenar pornô para ajudar os jogos.

7. Recebendo sexo oral
O jogo de fantasia com oral tem um ingrediente crucial: ela não faz isso só para dar prazer, mas para receber. Ela venera, depois devora suas partes masculinas enquanto implora por mais; lambe, suga, comenta seu tamanho impressionante e, como a cereja no topo do bolo, engole tudo.

8. Filmar o sexo
No jogo de luz, câmera e ereção, ele finge ser um fotógrafo tirando fotos de sua modelo sexy nua. Ele inventa as poses, ela acata. As coisas ficam picantes quando ele tira as calças e sugere o uso de uma filmadora.

9. Pagando por sexo
Nesta fantasia sexual os amantes indulgem seus verdadeiros “eus” sob o pretexto de vender o sexo – então qualquer coisa vale. Ela bate na porta em sua roupa mais sensual e ele a pede para fazer um strip bem devagar. Ela o provoca impiedosamente e o agrada – a noite toda se ele aguentar.

10. Sedução pelo chefe
Que tal um joguinho de executiva? Ela usa uma saia lápis longa, uma camisa de botões, meia calça e saltos altos. Ele faz o papel de office boy tímido que é seduzido no escritório da chefe. Para ficar mais picante, ele imagina que estão sendo assistidos pela equipe do escritório através de uma fresta na porta.


Lembre-se que quando se trata de fantasias no sexo não existem regras: É escapismo ao máximo. Apenas certifique-se de ter um sinal de parar que pode ser usado se o jogo começar a ficar menos divertido do que você imaginava.