sexta-feira, novembro 21, 2014

UMA EMOÇÃO QUE TRANSBORDA O PEITO...


O trabalho que realizo no Projeto Rádio pela Educação é algo fascinante. Trabalho com os sentidos de forma bem aguçada. Com  o tato, para escrever os programas e outras produções; com a fala,  para  apresentar os programas e falar de sentimentos; com o olfato, para sentir o cheiro das crianças e adolescentes que enchem de esperança os corredores da rádio e sala do projeto; com  a audição,  para ouvir o programa e fazer as devidas observações e com os membros superiores e inferiores que me proporcionam a oportunidade  de ir e vir, de andar e caminhar rumo a dias melhores e busca de um mundo mais justo.



O contato com os educadores, crianças e demais visitantes é sempre uma delícia. Porém, esses dias uma situação me deixou profundamente emocionada. Eu conto. No projeto temos diversas crianças que participam dos núcleos, de leitores, repórteres, embaixadoras etc. E dentre as escolas parceiras tem a escola Ecila Nobre dos Santos que é parceira do Rádio pela Educação e que tem no núcleo três crianças que além de leitoras do núcleo são também embaixadoras dos direitos das crianças na  Amazônia. Quem são elas? Larissa Silva – 09 anos de idade; Nicolle Barbosa – 10 anos de idade e Vitória Nascimento – 11 anos de idade. Semana passada, após uma visita da diretora Rosângela Teles a sede do Projeto solicitei que  ela levasse o gravador para que a Nicolle pudesse fazer uma entrevista com ela, a diretora. Ainda na Biblioteca do Rádio pela Educação Nicolle sugeriu que ao invés de o trabalho na escola ser feito só por ela seria interessantes que fosse feito de forma conjunta pelas três meninas. A sugestão foi acatada e lá se foram elas de volta pra escola com a diretora e a missão de entrevista-la.





Três dias depois recebo de volta o gravador e ao conferir o material fiquei em estado de choque. Extasiada de alegria e felicidade, tomada por uma sensação inexplicável de bons sentimentos. A entrevista com a diretora ficou maravilhosa no contraste de vozes de Nicolle, Larissa e Vitória. Depois outras trilhas com entrevistas com outros educadores e até alunos. Sinceramente foi um momento precioso em meu coração. Ao ouvir o trabalho  conjunto  e a forma como  cada uma delas realizou, foi mágico. A segurança nas palavras, a sequencia de perguntas, a organização das falas, o contexto às argumentações, entonações, introduções e finalizações foi demais, para o meu coração. Ao ouvir não contive as emoções e chorei muito de felicidade ao perceber o quanto essa turma já aprendeu em nosso projeto. Três meninas e apesar de tão pequenas já demonstrando uma maturidade e competência que nem sempre um acadêmico(a) tem ou que talvez , muitos e muitas, jamais o terão.



Enfim era emoção demais pra suportar sozinha e imediatamente liguei para professora Rosangela Teles, diretora da escola e compartilhei da minha emoção, ainda entre lágrimas. Lágrimas de ver lindas sementes germinando no jardim do Rádio pela Educação. E continuei a partilhar via sms às famílias de Larissa, Nicolle e Vitória. Depois a partilha com o nosso diretor de programação José Maria Gama e também com a colega Joelma Viana. Meu peito estava cheio de felicidade transbordando alegria e uma grande certeza de que nosso trabalho não é em vão. No final do dia agradeci a Deus pelo trabalho no Rádio pela Educação, pela  dádiva da infância e por cada criança e adolescente que compõem os núcleos desse projeto tão maravilhoso que aprendi a amar.



Cada vez mais tenho certeza de que o Rádio pela Educação é um projetor e aperfeiçoador de talentos promovido pela Diocese de Santarém, bem  no coração da Amazônia. Isso é o que sinto em cada vez que vejo e que sinto a evolução de nossas crianças e adolescentes dentro do projeto.
Dentro do Rádio pela Educação tem calor, tem cor, tem sentimentos bons, tem amizade, toque de  mãos, abraços, afagos, partilha de alimentos, de sentimentos, diálogos. Apesar da tecnologia que está invadido o Mundo, o nosso mundo do Rádio pela Educação ainda tem o olhar nos olhos. O tudo bem? O cuidar. Tem uma coordenadora chata mas que sempre tem a frase: “ Vá lá e faça. Você é capaz e eu acredito em você”. E essa certeza dá a essa turma segurança,  coragem e inspiração para topar o desafio e fazer  bonito. E o mais legal é que eles sempre fazem bonito, mesmo. E eu só me surpreendo com tanto crescimento. Com eles e elas aprendo muito  da mesma forma que ensino. E é essa troca que  fortalece-nos e torna mais humana nossa convivência diária naquele espaço tão pequeno e ao mesmo tão grande por abrigar tanto vigor e alegria oriunda do rosto e coração daquela turminha linda, que eu amo muito. Amo o espaço e cada ser humano de um jeito muito especial. No entanto, continuo lá porque me apaixonei pela causa, pelas ações, pelo espaço e porque foi lá que encontrei portas abertas para aperfeiçoar meu profissionalismo. E eu sou extremamente grata a cada uma das pessoas que contribuíram para que eu pudesse chegar ao Projeto Rádio pela Educação. Por lá já passaram grandes profissionais, aprendizes, muitas crianças e adolescentes e de um jeto especial aprendi a gostar e respeitar cada um e cada uma delas. O tempo passou e essa turma se foi, porém minha inspiração de estar lá e me dedicar ao que faço continua firme, pois o que mais encanta é fazer parte desse espaço. Até quando, não. Porém, de uma coisa tenho certeza.  Esteja eu onde estiver vou sempre amar esse espaço de construção de ideias, de pensamentos, conhecimentos, mas quem em minha opinião deve ter limites e bom senso para que de lá saia pessoas boas, não monstros imersos de ganancia e soberba;



A emoção que me inspira é singular e dentro do Rádio pela Educação cada pessoa é ímpar, única. Porém, por  todos e todas tenho a maior gratidão, pois é junto deles e delas que revigoro meu estímulo para seguir nas horas de adversidades. É com o sorriso, o bom dia, o beijo, o abraço que arranjo forças para seguir firme nessa luta que tanto fascina minha criação, inspira meu conhecimento e instiga-me a acreditar que todo trabalho quando realizado com amor é possível CRER E FAZER.



Socorro Carvalho 

Um comentário:

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com