terça-feira, novembro 21, 2017

Em entrevista, o Poeta e Compositor santareno Renisson Luis Vasconcelos fala de sua arte e do amor que tem por Nossa Senhora da Conceição


Estamos na semana que antecede o Círio 2017 de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Santarém.  Uma semana intensa de preparativos em toda a cidade e, também, no coração de cada devoto. As emoções afloram, o coração dispara no peito de cada santareno católico e que tem em Maria a mediadora ​ junto a Jesus.

Nas redes sociais, aqui e ali,  têm versos e canções inspirados e inspiradas nesse tema religioso tão esperado pelos fieis durante o ano. Um dos santarenos que, sempre, nos brinda nesses espaços com deliciosos poemas, relatos e canções, que retratam essa fé e emoção  você vai conhecer um pouco mais sobre ele, numa deliciosa entrevista concedida ao nosso blog. 

Vamos conferir?

Por falar em fé, emoção, devoção, hoje no Blog Minhas Inspirações Etc. vamos conversar com Renisson Luís Vasconcelos, poeta e compositor santareno.


Blog Minhas Inspirações Etc: Primeiramente seia muito bem-vindo em nosso espaço. Agora, para início de conversa e possamos conhecer um pouco mais sobre você, defina para nós quem é Renisson Luís Vasconcelos?

Renisson: Sou um católico criado desde pequeno no seio da Igreja, enraizado na comunidade cristã. Cresci como o moleque que se interessava em demasia pelos objetos e livros litúrgicos. Ainda criança já sabia cantar mais da metade das músicas do “Cantando a Esperança”. Tenho graduação em Ciências Biológicas, pela UFPA, mas trabalho como servidor da Diocese de Santarém, mais precisamente como agente de pastoral da Comunidade de Nossa Senhora das Graças. Durante a festa de Nossa Senhora da Conceição, trabalhei como editor da revista “Programa da Festa” entre 2005 e 2016. Agora, em 2017, minha contribuição está se dando pela Pastoral de Comunicação da paróquia, criada em janeiro pelo Pe. Walter Imbiriba. Vamos transmitir, pela primeira vez, todo o Círio pela página da Pascom no Facebook. Além disso, estou cursando a faculdade de Direito, na Unama. Entre os trabalhos e os estudos, coloco minhas inspirações no papel, seja em prosa, seja em verso. Me considero um iniciante na escrita. Descarto muita coisa, sou autocrítico demais! (rsrsrs)



Blog Minhas Inspirações Etc : Percebemos que a inspiração tem tomado conta de suas páginas nas redes sociais, nos últimos tempos. Uma inspiração especial que fala dos vários  momentos que marcam as festividades de Nossa Senhora da Conceição. Conta para nós  um pouco desse sentimento de escrever em homenagem à Maria?

Renisson: Desde pequeno eu já me via completamente encantado pela liturgia da Igreja. Tenho particular apreço pelo Círio da Conceição. A imagem sempre me despertou um fascínio muito grande. Considero que Santarém tem dois grandes dias: o do aniversário da cidade e o do Círio. O do Círio é o mais belo e santo! Foi uma grande bênção poder contribuir com a confecção do “Programa da Festa”. Graças a esse trabalho, a mim confiado pelo ex-reitor da Catedral, Pe. José Ronaldo Nascimento, eu pude me aprofundar ainda mais na história e na religiosidade da festa, com todo o seu simbolismo e seu impacto na vida cultural do nosso povo. Trabalhando com e para Nossa Senhora, a minha vontade de escrever para e sobre ela aflorou profundamente.



Blog Minhas Inspirações Etc : Além da poesia, você compõem letras de músicas e já tem algumas delas gravadas em vozes de artistas renomados. Fala um pouco sobre esse trabalho, quantas músicas já foram compostas e gravadas?

Renisson: Eu tenho três composições já gravadas para o Círio de Nossa Senhora da Conceição. Em 2014 eu entreguei a letra de “Lá vem a Santa” pra Jana Figarella fazer a música. Ela aceitou com muita felicidade. Jana concebeu a melodia em Recife e fez a gravação em São Paulo. Em 2015, a minha amiga Celinha Lobato resolveu musicar um longo poema meu chamado “Romaria do Círio”, interpretado por ela e pela Márcia Maranhão (com arranjos de Paulo Victor Maranhão e Ruy Vilas-Boas). Tudo foi feito aqui mesmo em Santarém, a várias mãos. Finalmente, em 2016, Nilson Chaves aceitou musicar e gravar “Da Conceição”, lá em Belém. O Guilherme Taré dirigiu um clipe muito bonito para esta última canção.



Blog Minhas Inspirações Etc : A inspiração para escreve-las surgiram de que forma? Pode nos contar?

Renisson: O Círio é muito inspirador. Muita coisa boa e bonita passa pelos olhos, pelo coração e pela imaginação. Um pouco de todo esse sentimento eu tento expressar com as palavras, que são ineficazes para descrever o fervor, a efervescência da nossa festa diocesana. Cada ângulo do Círio é capaz de suscitar muitas composições. Um olhar para o semblante da imagem, outro para os anjinhos, para os promesseiros, para os “cordeiros”, para as homenagens, para os “enfeites de alegres quermesses”... enfim, tudo fala ao coração, tudo inspira. O Círio é pura poesia em forma de cortejo!



Blog Minhas Inspirações Etc : Renisson compartilha conosco um pouco dessa essência do criar a letra de cada música?

Renisson: “Lá vem a Santa” é uma das frases mais repetidas durante o Círio. O povo se indaga a todo momento sobre o exato local onde a Santa se encontra. E quando ela se aproxima é muito comum se ouvir os gritos de “lá vem a Santa!”, com toda a piedade e alegria que isso significa para os devotos. É um refrão popular. Foi a multidão dos fiéis quem me concedeu este verso tão marcante. Jana Figarella captou este sentimento e transformou a letra num carimbó, ritmo genuinamente paraense, traço fundamental da nossa identidade cultural, tal como os círios do nosso Estado. Já a canção “Romaria do Círio” é um poema descritivo-narrativo, pois eu vou elencando tudo aquilo que acontece de mais notório ao longo do trajeto da grande procissão. Com a música “Da Conceição”, feita em parceria com o excelente Nilson Chaves, eu me utilizei sobretudo da metáfora do Círio como um caudaloso rio de gente. Somos cardumes no Círio. Navegamos nele. É uma verdadeira “piracema de igarapé”. Gosto demais do verso “Mas deste rio de gente eu quero ser afluente”. Também recordei, entre outros elementos, a figura do padre João Felipe Bettendorf, fundador de Santarém, que trouxe a devoção a Nossa Senhora da Conceição para a aldeia que hoje é a nossa cidade. A primeira festa foi ele mesmo quem celebrou, em 1661, na missão dos índios tupaius, na primeira capela santarena. Essa festa é a nossa maior tradição religiosa.



Blog Minhas Inspirações Etc :  Uma curiosidade: como as letras das músicas chegaram aos cantores e qual a emoção de ouvir essa turma cantando uma composição que é sua?

Renisson: Fui audacioso! Entrei em contato com a Jana Figarella em 2013, mas já estava muito perto do Círio, por isso “Lá vem a Santa” teve de ser adiada para 2014. Ela fez com muito carinho. Ia me comunicando de todas as etapas da produção da melodia, dos arranjos e da gravação. Pediu minha sugestão e aprovação em todas as fases. Com o Nilson Chaves foi o mesmo processo. Ele chegou a conceber outra melodia, antes da que foi gravada. Ele mesmo produziu os arranjos e se empenhou muito para que tudo ficasse à altura da grandiosidade do Círio. Também fez discretas alterações na letra, para melhor se adaptar ao andamento melódico. Minhas conversas com Jana e Nilson se davam pelo Whatsapp. A tecnologia favoreceu e tornou tudo mais célere e interativo. Ambos foram muito generosos comigo. Já a Celinha Lobato vivia me cobrando uma letra pra ela mesma musicar. Lá um dia eu postei “Romaria do Círio”, e ela então se apropriou. Eu disse que era um poema relativamente longo pra virar música, mas ela já estava decidida. Fiz a letra longa por motivos estéticos mesmo: o Círio é longo; a letra é imagem do Círio.



Blog Minhas Inspirações Etc : Sua poesia é marcada por um sentimento de fé muito forte que acaricia a alma e nos remete a uma maior proximidade à Maria. Qual sua história com Nossa Senhora?

Renisson: Eu sempre gostei muito de missas e procissões. Uma imagem muito nítida na minha memória é a da minha mãe, Maria do Socorro, me ensinando a rezar a “Salve-Rainha”. Eu pensava que jamais iria conseguir aprender aquela oração tão longa e difícil pra uma criança. Aprendi a cantar, ainda na infância, todos os hinos clássicos marianos, inclusive a Ladainha da Nossa Senhora, em latim. De vez em quando ainda a canto, na minha comunidade. Durante alguns anos eu morei em Belém, e lá eu pude fazer um mergulho na religiosidade do Círio de Nazaré. Isso foi vital pra que eu pudesse me apaixonar em definitivo por Maria. Essa atmosfera das festas marianas é realmente uma paixão para mim.



Blog Minhas Inspirações Etc : O Círio é sempre um momento precioso de encontro, fé, alegria e devoção. Para você, o que significa o Círio?

Renisson:  O Círio de Nazaré foi a coisa mais impactante que eu já vi nessa vida. É absolutamente arrebatador. E o Círio da Conceição, com suas peculiaridades tapajônicas, é igualmente cativante e poderoso. Quem se banha no Círio-Rio não consegue mais viver sem o mergulho anual de renovação. Do ponto de vista religioso, como eu já disse, o mais belo dia santareno é o dia do Círio da Conceição. Dia sublime, de paz, alegria, fervor, esperança, perdão. É o recomeço de um ciclo de vida. No Pará é assim: nossa devoção tem data pra se renovar. Nossa experiência popular religiosa mais profunda se dá no Círio.



Blog Minhas Inspirações Etc : Para fechar nossa entrevista, deixe uma mensagem a cada santareno que no próximo domingo irá caminhar com Maria, seja física ou espiritualmente.

Renisson: Desejo que nós possamos nos irmanar em torno deste sentimento religioso tão nobre e poderoso que nos retira da nossa normalidade dominical e nos congrega em torno de um símbolo tão aglutinador, a imagem de Nossa Senhora, que simboliza para nós a Mulher redimida, a mais agraciada do gênero humano. Somos devotos porque ela gerou o nosso Salvador e porque nela vislumbramos o melhor do nosso destino. Deixem-se molhar na correnteza da fé. Deixem-se submergir no rio de amor. Nas águas do Círio ninguém se afoga; são águas uterinas, vitais, purificadoras. Muito obrigado, Socorro Carvalho, pela oportunidade da conversa. Nossa Senhora abençoe a você e toda a nossa vasta Diocese de Santarém. Feliz Círio!



Blog Minhas Inspirações Etc :Nós conversamos com Renisson Luís Vasconcelos – Poeta e Compositor santareno. Nosso agradecimento carinhoso, com votos de um feliz Círio. 

Para finalizar destacamos  uma  das falas que consideramos  muito forte dentro da entrevista e que  deixamos como reflexão para cada um de nós, devotos e devotas da Imaculada Conceição.

“Quem se banha no Círio-Rio não consegue mais viver sem o mergulho anual de renovação”.
Renisson Vasconcelos


Créditos:
Entrevista: Socorro Carvalho 
Foto das torres da igreja Matriz – Nilson Vieira
Fotos do Renisson e da imagem – página pessoal do facebook do entrevistado

3 comentários:

  1. Parabéns, amigo Renisson! Feliz e agradecida por fazer parte disso. Celinha Lobato

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, amigo Renisson! Feliz e agradecida por fazer parte disso. Celinha Lobato

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga santarena....!!!
    Um grande abraço a ti e a todo meu querido povo paraense!!!
    Saudades de Belém........

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com