sábado, junho 22, 2019

SANTARÉM, 22 DE JUNHO DE 2019

Foto: Francileno Rego

Santarém, 22 de junho de 2019

Minha linda e amada Santarém!!

Hoje é um dia muito especial, o dia do seu aniversário!! Um dia de festa e  alegria!! No coração de cada santareno um dia de agradecimento e gratidão. Agradecimento por ter nascido, por ter se criado, por morar em seu aconchego. Gratidão por toda beleza que emana de seu corpo, de sua face e sua frondosa entranha de encantos e inspirações.

Quisera você poder ouvir, sentir o amor inenarrável que habita em cada  filho e filha, seja de nascimento e ou de coração, sentimento  por sua grandeza de ser tão bela e acolhedora. Hoje acordei feliz e mais feliz ainda em ver, ler tanto amor derramado entre palavras em prosa, poesia, fotografia. Quanta alegria me enche o peito, neste momento.

Foto: Nilson Vieira

Ah, Santarém! Tenho tanto a lhe agradecer que muitas vezes preciso me valer da poesia para tentar traduzir um pouco do meu sentir. Nasci aqui em seu leito, sou filha desta terra, onde a poesia se faz rima e canta, dança, pinta, escreve, faz da arte o mais belo intento para lhe declamar tanto sentimento e o faz sempre, independente do momento. Isso é riqueza ímpar, não tem preço.

Muitas vezes me vejo pensando quão exuberante e singela você é, com certeza, só pode ser inspiração de Deus! Com ritmos e cantos que mesmo real é metáfora concreta da mais rica melodia, poesia, arquitetura, cerâmica, composição, pintura, fotografia, que vem suave em cada nuance de seu arrebol.


Foto: Emi Okada Pereira

Pomposa, toda prosa, até orgulhosa é você, pudera, tão honrados são os filhos seus. Povo bravo de mente inteligente regido pela maestria de Maria, a Imaculada Conceição. Ela que acorda com a brisa do Tapajós, todas as manhãs, que navega com seus ribeirinhos e para perto ou longe cuida, abençoa cada filha e filho querido. Mãe que não faz distinção ama incondicional sem lembrar de religião, amor de Mãe. Quanta alegria de morar nessa terra, sob Vossa proteção!

Santarém!! Minha linda e amada cidade!! Imagino como estava inspirado maestro Isoca quando suspirou “ Santarém do meu coração”. E muito  mais Paulo Rodrigues dos Santos quando  completou “ terra mimosa de paz e de sonhos de amor” colocando voz na música que se fez Hino de nosso torrão! Terra de ARTE! Onde os dons artísticos navegam  nos poros de sua população. E vertem como as mais diversas formas de expressão. Expressões  que narram os seus contextos, honram de glória e conhecimento sua História.

Foto: Ailson Silva

Hoje, queria poder lhe ninar e no colo sussurrar versos mil, lhe contar da poesia que jorra das formas diversas e mais singelas. Declaração  que transborda e faz cada filho seu se tornar poeta a inspirar vida e amor, em cada verso, frase, poema, causos e contos.

Minha linda e amada terra, contemplo você inteira e cada vez mais me envaideço, porém, ao mesmo tempo algo me entristece, a falta de respeito das autoridades por seus artistas e sua arte. Quiçá um dia o respeito venha antes do aplauso e que, acima de tudo, cada um de nós possa encher de prosa e pompa  toda a pavulagem que enriquece esse fértil sentir que vem do coração.

Foto: Emir Bemerguy Filho

Minha linda Santarém, agradeço por me inspirar novos versos e por me abrigar com sua deliciosa hospitalidade.

Gratidão terra querida e assim como seu ilustre filho Emir Bemerguy “ não permito senhores que ninguém goste mais do que eu de Santarém”!!



Foto: Socorro Carvalho

Parabéns Santarém!! 

Eu lhe amo, minha cidade, meu torrão, verso e poema da minha inspiração!!


Da sua filha e poeta Socorro Carvalho



Fotos dos poetas da imagem:
 Francileno Rego
Nilson Vieira
Emi Okada Pereira
Ailson Silva
Emir Bmerguy Filho
Socorro Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com