terça-feira, abril 06, 2010

ALTER DO CHÃO PODE SER O INÍCIO DA MAIOR RESERVA DE ÁGUA DOCE SUBTERRÂNEA DO MUNDO


A praia de Alter do Chão, que já levou o título de melhor praia do Brasil pelo jornal inglês The Gardian, agora pode receber um status ainda mais valioso: o de ser o início da maior reserva de água doce subterrânea do mundo.


Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) pretendem comprovar que o aquífero - grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea - de Alter do Chão possui uma capacidade de água muito maior e com qualidade melhor do que o atual maior aquífero do mundo, o Guarani, que está localizado no Paraná.


O geólogo Milton Matta explicou que “o aquífero de Alter do Chão pode ser bem menor em termos de área, porém, possui uma espessura maior e uma capacidade de produção de água ainda mais intensa”.


Segundo ele, ainda faltam dados e estudos mais específicos para provar a real capacidade do aquífero paraense. Para que isso aconteça o mais breve possível, os pesquisadores pretendem elaborar um projeto para o Banco Mundial.


Matta disse que o Estado do Pará poderá ganhar muitos benefícios se ficar cientificamente comprovado que o maior aqüífero do mundo está na Amazônia.

 
Mas ele faz uma alerta: “Não adianta apenas termos quantidade de água. Precisamos saber usá-la. A água subterrânea é a mais importante que existe em nosso planeta, o problema é que muita gente não sabe como fazer disso um bem”, pondera o geólogo. O projeto, ainda em fase de elaboração, deve ser apresentado em breve ao Banco Mundial.


O aquífero de Alter do Chão possui uma área de 437 mil e 500 quilômetros quadrados e uma espessura de 545 metros.


Sua qualidade de água é melhor e, segundo pesquisadores, pode produzir uma capacidade de água quase duas vezes maior que a do aquífero Guarani. (Diário)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com