terça-feira, abril 06, 2010

ESTAÇÃO CARANDIRU - POR DRAUZIO VARELLA


Este final de semana, conclui a leitura de mais um livro, dessa vez li: Estação Carandiru da autoria de Drauzio Varella.

Durante uma semana, pude penetrar nas mais estranhas histórias do sub-mundo da criminalidade, através da narração do Drauzio Varella.

Na leitura, pude acompanhar muitos fatos engraçados, tristes, dolorosos e outros terríveis e revoltantes.

Mas algo que muito observei foi a fidelidade que existia entre aqueles homens encarcerados. Ato raríssimo, entre os homens em liberdade.

Pude perceber que apesar das condições em que viviam existia, entre eles, uma fidelidade muito grande. Algo bem raro, entre os homens em liberdade. Lá dentro eles eram capazes de matar ou morrer, para não “caguetar” ( gíria da cadeia ) compassa em nome da boa amizade.

O respeito pela privacidade do companheiro era primordial. Bem diferente do povo aqui de fora que muitas vezes, faz de tudo para explorar e expor a vida particular das pessoas. E muitas vezes, vidas até de pessoas ditas, por eles, como “consideradas”, imagina se não fossem. Esse tipo de coisa é difícil de acontecer nas carceragens, como foi no caso da Estação Carandiru .

Claro, que em muitos casos a fidelidade, naquela prisão,era fruto do medo . Mas em outros casos, nem tanto, era amizade verdadeira mesmo. Amizade construída entre os cubículos da solidão e do abandono da prisão.

Depois de conhecer um pouco sobre alguns daqueles homens, pude me emocionar com algumas histórias. Como por exemplo, o caso do presidiário conhecido como “Dadá” que, por milagre, sobreviveu ao massacre do dia 02 de outubro de 1992. Ele contou que a mãe,dele, sempre o recomendava a leitura do salmo 91. Mas ele nunca atendera aos insistentes pedidos da mãe.

Só depois do caso passado (após o massacre) e dele ter sobrevivido é que foi conferir o salmo, tão recomendado. E ao ler ficou chorando como uma criança, ao sentir que mesmo não tendo lido o salmo, teria sido protegido pelo Senhor.

Essa história foi a que mais me tocou, pois gosto muito de ler esse salmo. Assim como gosto de ler, também, o salmo 27.Pela força espiritual que eles me repassam, nos momentos difíceis da minha vida.

Infelizmente o sistema carcerário no Brasil ainda é precário e cheio de injustiça. Não sou a favor do crime mas odeio a injustiça e as falsas amizades.

Ler esse livro foi  ótimo. Uma boa leitura sempre nos remete a boas reflexões sobre a vida.


Já estou preparada para uma nova leitura e com certeza vai me trazer  novos conhecimentos e grandes reflexões.

 
 
Socorro Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com