segunda-feira, abril 19, 2010

CELEBRAR O DIA DOS POVOS INDÍGENAS


O dia 19 de abril é consagrado como o dia dos povos indígenas e de sua consciência. Apesar deste ano a Terra Indígena Raposa Serra do Sol e seus povos celebrar a festa da Homologação e o reconhecimento de sua terra com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, a caminhada para que os povos indígenas deste nosso imenso pais, que é o Brasil, possam ser reconhecidos a pleno titulo como cidadãos e cidadãs é ainda longa.

É preciso deixar de lado o folclore exterior que rodeia esta data para tirar de nosso entendimento e de nossas atitudes muita preconceitos, pensamentos racistas e xenofóbicos que continuam excluindo os primeiros habitantes do Brasil e os relegam as margens do mundo “moderno”.

Superar 500 anos de colonização e dominação, é um ato que deve reler nossa historia e reescrevê-la para apresentar a verdade sobre os massacres que foram operados e reconhecer a riqueza que nos vem dos numerosos povos indígenas, suas tradições, suas línguas, sua compreensão do mundo, da vida.

Escrevia Dom Pedro Casaldaliga: “Só quando esse nosso pais reconhecer sua identidade multicultural, multiétnica, poderemos falar realmente de sermos uma nação democrática” .

A celebração do dia dos povos indígenas, ou da consciência indígena nos ajude a não esquecer as nossas raízes e a historia do Brasil que queremos construir com a Assembléia Popular onde as diversidades são a grande riqueza que faz do Brasil e do continente Latino Americano o grande exemplo de convivência, pluralidade e fraternidade.


Pe. Gianfraanco Graziola
 Boa Vista - Roraima

 
 
* Geanfranco é padre da Diocese de Boa Vista - RR, um dos grandes defensores da causa índígena naquela região. Conheci o religioso quando estive, no ano passado, em Boa Vista participando do Curso de Jornalismo Ambiental da Rede de Notícias da Amazônia.

Geanfranco foi um grande companheiro e um execelente anfitrião, por isso conquistou  a amizade de todos e todas nós. Todos os dias ia nos apanhar no hotel para levar até o curso.

Além de muito atencioso Gean é muito inteligente e divertido,  digamos que é um menino indígena e italiano. Apaixonado pelo radiojornalismo, hoje veio me dar a honra de escrever em  meu humilde espaço. Agradeço de coração pelo texto, Geanfranco. Um beijão pra você!!
(Socorro Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com