segunda-feira, outubro 11, 2010

HISTÓRIA E REFLEXÃO SOBRE O DIA DAS CRIANÇAS

O dia da criança é comemorado no Brasil em 12 de outubro. Esta data foi instituída no Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

O Deputado Federal Galdino do Valle Filho, de Nova Friburgo, foi o autor do projeto de lei que propunha esta data. O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.

Quem acha que Dia da Criança é mais uma data comemorativa que é alvo do comércio, está completamente certo. em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. Primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Criança e esperança são palavras distintas. Diferem na ortografia, possuem número de sílabas diferentes e, apesar das duas serem substântivos, a primeira é substantivo concreto e a segunda abstrato. Mas, deixando a morfologia de lado, podemos afirmar que criança e esperança são sinônimos.

A Declaração dos Direitos da Criança estabelece em alguns de seus princípios que toda criança tem direito ao amor e à compreensão, à proteção, a viver num ambiente de tolerância e amizade. Infelizmente os noticiários divulgam a cada dia tudo que é contrário a estes princípios. E nos espantamos com as atrocidades, e sentimos medo, afinal somos pessoas equilibradas, amáveis, lutamos para ser os melhores pais do mundo, os melhores tios, padrinhos e até os melhores professores. Pois vemos nas nossas crianças um futuro promissor. Nossas crianças não cursam apenas o ensino fundamental e médio. Elas também fazem curso de inglês, natação, ballet e judô. Isto tudo por que temos esperança nelas.

Talvez a violência contra os pequeninos revelada na mídia atual seja fruto de infâncias arruinadas. Pessoas que não aprenderam no caminho, não tiveram bons exemplos de seus pais, não tiveram diálogo em casa. Muitos são capazes de transformar o mal que receberam em bem, mas os que não curam suas mágoas dão continuidade aos erros de que foram vítimas.

Atualmente além do mundo físico temos também o mundo virtual. Muitos adultos ainda tem dificuldades para se comunicar dentro deste mundo e são diversas as ferramentas de comunicação: orkut, msn, twitter,etc. Porém, as crianças tem mais facilidade de aprendizagem destas ferramentas. Acredito que o principal perigo do mundo virtual para elas é se comunicarem com pessoas as quais elas não conhecem. E esses estranhos virtuais são passíveis de se tornarem pessoais, ainda mais se a intenção não for boa. Se os pais não acompanham seus filhos nestas salas de relacionamento, fica difícil defendê-los. As crianças estão vulneráveis no lar, na escola, nas ruas e também na frente do computador.

Diante de tantos males a esperança de um mundo melhor deve estar em nós, em nosso olhar ao olharmos pra elas. São as maiores no Reino dos Céus e delas é o Reino. Se não há esperança, não há futuro. E não pode haver futuro sem as crianças. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)”.

Não é tarde para se sonhar

O céu ainda é azul há esperança.



É só olhar no olhar de uma criança

No sorriso de uma mãe que deu à luz



Fernanda Brum

Não é tarde



(Composição Anderson Freire).


Texto Retirado DAQUI...

O VALOR DAS PEQUENAS COISAS...

Em cada indelicadeza,
assassino um pouco aqueles que me amam.

Em cada desatenção,
não sou nem educado, nem cristão.

Em cada olhar de desprezo,
alguém termina magoado.
Em cada gesto de impaciência,
dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo.
Em cada perdão que eu negue,
vai um pedaço do meu egoísmo.
Em cada ressentimento,
revelo meu amor-próprio ferido.


Em cada palavra áspera que digo,
perdi alguns pontos no céu.


Em cada omissão que pratico,
rasgo uma folha do evangelho.

Em cada esmola que eu nego,
um pobre se afasta mais triste.
Em cada oração que não faço,
eu peco.

Em cada juízo maldoso,
meu lado mesquinho se aflora.

Em cada fofoca que faço,
eu peco contra o silêncio.

Em cada pranto que enxugo,
eu torno alguém mais feliz.


Em cada ato de fé,
eu canto um hino à vida.


Em cada sorriso que espalho,
eu planto alguma esperança.


Em cada espinho, que finco,
machuco algum coração.


Em cada espinho que arranco,
alguém beijará minha mão.


Em cada rosa que oferto,
os anjos dizem: Amém!




Roque Schneider

QUESTÕES AMBIENTAIS: MAIS DE 180 PAÍSES CELEBRAM O DIA DAS SOLUÇÕES CLIMÁTICAS



Milhares de pessoas em todo mundo participaram neste domingo (10) do “Dia Internacional das Soluções Climáticas”, deixando de sair de carro, recolhendo lixo e plantando árvores para sensibilizar o planeta contra o efeito estufa. Batizado de “10/10/10″, o evento organizado pela ONG “350.org” pretende ser o dia mais longo de ações cívicas em defesa do clima, por meio de 7.347 manifestações anunciadas em 188 países.

“Os únicos países que não participam são Guiné Equatorial, San Marino e Coreia do Norte. Trata-se do dia de ações em defesa do meio ambiente mais seguido no mundo”, declarou o fundador da “350.org”, Bill McKibben. “Pelo o que eu sei, é o dia de compromisso cívico que envolve o maior número de países na história do planeta”, afirmou.

No Brasil, o Festival SWU Music and Arts, que acontece no interior de São Paulo, promove o “Fórum Global de Sustentabilidade” para debater com o público soluções para tornar o mundo mais sustentável.

O número “350″ é uma alusão à concentração de CO2 na atmosfera: 350 partes por milhão (ppm), uma quantidade que não se pode ultrapassar para evitar uma alta incontrolável da temperatura, segundo alguns cientistas. O “Dia Internacional de Soluções Climáticas” teve início na Austrália e na Nova Zelândia, e depois se prolongou pelo continente asiático, antes de chegar à Europa, África e América.

Em Nova York, os voluntários se dedicaram a pintar de branco os telhados da cidade, uma cor que favorece a absorção dos raios solares. A cor preta, muito utilizada na cidade, faz moradias se aquecerem muito e usarem mais ar condicionado nos meses quentes. Em todos os Estados Unidos foram realizadas ações como plantar árvores e recolher lixo, passando por reuniões de conscientização organizadas por grupos ambientalistas. (Fonte: G1)

MEIO AMBIENTE: POLÍCIA PRENDE SEIS PESSOAS POR VENDA ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES NA BAIXADA FLUMINENSE

Policiais militares do Batalhão Florestal prenderam neste domingo (10) seis pessoas e apreenderam cerca de 900 animais em uma feira no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a Polícia Militar, foram apreendidos mais de 70 aves silvestres e lagartos, cuja venda é considerada ilegal pelas leis brasileiras.

Além disso, foram recolhidos 800 caranguejos que não podem ser pescados ou vendidos por causa da época de defeso (reprodução). De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias, Samuel Maia, a feira livre, que acontece todo domingo no centro de Caxias, é um evento tradicional de venda de frutas e hortaliças, além de comida e produtos nordestinos, que costuma reunir famílias do Grande Rio. No entanto, criminosos usam o local também para vender animais silvestres.
 
Segundo ele, desde o ano passado, o município de Caxias tem tentado combater a venda de animais silvestres com operações rotineiras na feira, junto com a polícia. “Isso é uma vergonha para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil. Agora, essa ação tem que se desdobrar e focar nos distribuidores. A feira é apenas a exposição desses animais. Temos que ir na causa disso aí, que é a caça e o sequestro desses animais em seu habitat”, afirmou.
 
Os seis suspeitos de comercializar os animais foram levados à Delegacia de Duque de Caxias. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Seropédica, também na Baixada. (Fonte: Agência Brasil)




NOTÍCIA: PERFURAÇÃO DE POÇO PARA RESGATE DE MINEIROS TERMINA E FAMÍLIAS CELEBRAM


O resgate dos 33 mineiros soterrados há dois meses na Mina de San José, no Deserto de Atacama, Chile, está cada vez mais próximo. Nesse sábado (9/10) a sonda T-130 chegou ao local onde estão os trabalhadores, a mais de 600 metros abaixo da superfície. Com a notícia, as famílias e os profissionais que atuam no local começaram a pular e se abraçar.

As autoridades devem agora avaliar as condições do poço para analisar a necessidade de revestir suas paredes com uma proteção metálica para aumentar a segurança para o resgate. A expectativa é de que somente sejam revestidos os primeiros cem metros do poço, o que reduziria o tempo de espera até que uma cápsula comece a retirar os mineiros do poço, um a um. Ao chegar à superfície, o mineiro será levado para um hospital de campanha. Ainda não foi decidida a ordem de retirada.


Nessa sexta-feira (8/10), o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, disse que na terça-feira (12/10) a retirada dos trabalhadores deve começar.


Os trabalhadores estão soterrados desde 5 de agosto, quando houve o desabamento de terra sobre o único canal que ligava a superfície ao subterrâneo. Os mineiros demoraram duas semanas para dar sinais de que estavam vivos. Desde então, o dia a dia deles tem sido acompanhado por um esquema gigantesco de especialistas e de profissionais de imprensa.

Houve quatro vídeos gravados pelos próprios trabalhadores, relatando as condições de vida no abrigo, mensagem às famílias e autoridades. Também foi montado um esquema de comunicação para que pudessem falar por telefone e assistir televisão.

Mensagens

O governo do Chile disponibilizou um canal para mandar mensagens aos mineiros. No canal, hospedado no site do governo chileno, é possível deixar um mensagem preenchendo os espaços com nome, e-mail e cidade/país do emissor. Clique aqui para acessar.

No site do governo, há mensagens de internautas do Chile, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Suécia e Alemanha, entre outros países.





* Essa notícia muito me alegra.
Acredito em Deus que em breve esses cidadãos trabalhadores
vão poder encontrar com o abraço da família, e esse calor não tem nada melhor.
Estou torcendo que tudo ocorra bem.
Apesar da gravidade do acidente
aqueles caras estão dando, ao Mundo, uma lição de fé e otimismo.