quinta-feira, janeiro 27, 2011

PROJETO "SANTARÉM - CIDADE LIMPA, TURISTA FELIZ' SERÁ LANÇADO EM FEVEREIRO

A Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) anuncia para a próxima 4ª feira, às 19h30, no auditório do SENAC, o lançamento do Projeto “Santarém - Cidade Limpa, Turista Feliz” que consiste em um conjunto de ações de sensibilização da população para manutenção da limpeza da cidade, preservação e conservação dos atrativos naturais e patrimoniais do município.

O titular da SEMTUR, Arildo Nogueira, explicou que essa proposta surgiu no final do ano passado com o objetivo de envolver a classe empresarial, sindicatos e a população no desenvolvimento de uma série de ações. A 1ª etapa do trabalho, após o lançamento, consiste na divulgação do projeto através de panfletagem em pontos estratégicos da cidade.

Produtos regionais – mais adiante, a idéia é sensibilizar a classe empresarial, em especial os proprietários de supermercados da cidade, para utilizar cestos confeccionados de palhas de tucumã. A proposta é diminuir o uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais. Essa medida, segundo Arildo, ajudaria a diminuir o grande número de sacolas plásticas que são jogadas no lixo e que acabam prejudicando o meio ambiente. Além de contribuir com a natureza, a proposta visa também valorizar a produção artesanal local, e gerar renda para muitas pessoas. “Além de ser bom para o comunitário que vai fornecer o produto, e para o empresário, que economizará com sacolas plásticas, será muito melhor para a população santarena. Também teremos coletores específicos para plástico, vidro e papelão em diversos locais da cidade. Tem muita coisa que vai para o lixo que pode ser reaproveitado”, disse Arildo Nogueira.

O projeto despertará na comunidade, a importância de Santarém ser apontada como um município referência em ecoturismo – um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente.

Praias – receberão atenção especial através do Projeto “Santarém – Cidade Limpa, Turista Feliz”. Trabalhos de limpeza em toda a extensão da orla da cidade, por exemplo, devem mobilizar agentes públicos, voluntários, estudantes e empresários no desenvolvimento de uma série de atividades. Inicialmente, Arildo Nogueira informou que coletores de resíduos serão colocados em quase toda a extensão da orla. Para garantir a limpeza da praia em frente à cidade, as orientações também serão levadas aos tripulantes e passageiros de embarcações.

Ecoturismo – para o coordenador da Divisão de Turismo da SEMTUR, Áureo Roffé, as questões ambientais são muito importantes para que Santarém se torne referência em ecoturismo. “Santarém está entre os 65 municípios brasileiros indutores do turismo em função de seus atrativos naturais e da contextualização da cidade. Nós temos uma vocação turística em função disso, mas nós precisamos identificar qual o nosso objetivo, aonde nós queremos chegar. Não podemos ignorar essa vocação natural para as questões ambientais. Só podemos pensar em sustentabilidade se houver ações de preservação e conservação para a questão ambiental. Essa campanha será fundamental para que a sociedade entenda a necessidade de manter e conservar os nossos atrativos naturais e o que é melhor pra nossa cidade”, destacou.

Reunião – no próximo dia 22/02, secretários de turismo dos municípios de Oriximiná, Belterra, Óbidos, Aveiro, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Alenquer e Santarém participarão de uma reunião, a partir das 9h, no prédio da SEMTUR, para discutir ações visando o desenvolvimento do setor na região. Para esta reunião está confirmada a presença do presidente da PARATUR, Adenauer Góes. Neste mesmo dia, a SEMTUR vai reunir com os secretários de Meio Ambiente, Marcelo Corrêa; e de Infraestrutura, Alba Valéria Lima, com o objetivo de discutir trabalhos que possam ser realizados em parceria visando proporcionar um ambiente agradável aos moradores de Santarém e aos turistas que visitam a cidade.


Fonte: Prefeitura Municipal de Santarém






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com