sábado, março 26, 2011

LUZES APAGADAS EM PROL DO MEIO AMBIENTE

BELÉM - PARÁ
Apagar as luzes por pelo menos uma hora pode não estar nos planos de todos, mesmo que seja para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global. Mas, ainda assim, há muitas pessoas que tentam ajudar o planeta retirando um carregador de celular da tomada, desligando equipamentos domésticos durante a noite e até mesmo aproveitando o ventinho da natureza, em vez de aparelhos de ar condicionado.


Pelo terceiro ano, a Hora do Planeta será realizada mundialmente hoje, das 20h30 às 21h30, período em que os participantes da ação apagarão as luzes. Em Belém, ficarão no escuro, por exemplo, o Mercado de São Brás, o Parque Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves e o Mercado Ver-o-Peso. Mas não somente os locais públicos estão na ação. O comerciante Bruno Lima participa desde o ano passado, mobilizando moradores do seu bairro a desligarem as luzes.


“Todos aqui na minha rua e outros moradores da Pedreira vamos desligar tudo. Vale a pena fazer um esforço pelo nosso planeta, que já está bastante prejudicado com o aquecimento global”. Bruno contou, ainda, que todos em sua casa evitam desperdiçar energia. ”Quando estamos na sala vendo televisão, não precisamos deixar a luz da cozinha ligada só para iluminar o ambiente. Também costumamos deixar o microondas desligado da tomada”.


Já o dentista André Mello nem pensa em ficar uma hora sem energia, mesmo que seja por uma mobilização social mundial. “Sábado à noite não tem como ficar uma hora sem luz. Geralmente a cidade está cheia de coisas para fazer, diversão que garantimos somente no final de semana por conta do trabalho. Então, não abro mão, nem por questões ambientais”.


Para o ambientalista Carlos Gondim, a questão da energia elétrica é um problema global e essa iniciativa de desligar as luzes pelo menos uma hora no ano vem chamar a atenção da população e, de certa forma, conscientizar aqueles que desperdiçam. “Nós sempre devemos equilibrar o consumo, mesmo com tantos recursos naturais que temos em nosso Estado”. Gondim acrescentou que devemos repensar com cautela quando se trata de impactos ambientais. “Todo nosso aspecto ambiental deve ser levado em conta. A população vem crescendo e devemos buscar várias fontes de energia, despertando a consciência de todos”.                  

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com