quinta-feira, abril 21, 2011

LÍNGUAS INDÍGENAS E CULTURA – RISCOS DE EXTINÇÃO, DADOS ATUAIS, POVOS


História e Informações sobre as Línguas Indígenas no Brasil, e Dados da Situação Atual:

* A originalidade das línguas indígenas brasileiras tem uma importante relação com os marcos históricos do povo, afinal a língua representa as transformações ocorridas numa tribo, desde seu nascimento, invasões, mudanças e o resultado final!

* Por exemplo, temos a Língua Tupi, que por terem vários povos que a falam é possível perceber o quão importante ela já foi e é, definindo, assim o caráter cultural do povo.

* Antes do descobrimento, os índigenas do Brasil falavam cerca de 1.300 Línguas, pois existia uma grande diversidade de povos e tribos de Índios. Hoje, segundo dados da Fundação Nacional do Índio, sobrevivem apenas 180 dessas línguas. Há ainda aldeias onde os índios falam apenas a sua Língua, mas em muitas outras o português é o segundo idioma.

* Línguas nativas de tribos indígenas brasileiras estão entre as mais ameaçadas de extinção, segundo uma classificação feita pela National Geographic Society. O Motivo é que estão sendo substituídas pelo Espanhol, o Português e idiomas indígenas mais fortes na fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, os Andes e a região do chaco.

* Os cientistas descreveram esta parte do globo como “uma das mais críticas” para as línguas nativas: extremamente diversa, pouco documentada e oferecendo ameaças imediatas aos idiomas indígenas. Entre estas ameaças, estão as línguas regionais mais fortes, como o português na Amazônia brasileira, o espanhol falado na Bolívia, e o quéchua e o aymara, difundidos no norte e no sul dos Andes bolivianos, respectivamente.

Com o desaparecimento das Línguas, vão – se todo o universo cultural, o sistema de crenças e a forma de encarar o mundo embutidas na elaboração de um vocabulário.

 
Fonte: Not 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...