quinta-feira, abril 21, 2011

LÍNGUAS INDÍGENAS E CULTURA – RISCOS DE EXTINÇÃO, DADOS ATUAIS, POVOS


História e Informações sobre as Línguas Indígenas no Brasil, e Dados da Situação Atual:

* A originalidade das línguas indígenas brasileiras tem uma importante relação com os marcos históricos do povo, afinal a língua representa as transformações ocorridas numa tribo, desde seu nascimento, invasões, mudanças e o resultado final!

* Por exemplo, temos a Língua Tupi, que por terem vários povos que a falam é possível perceber o quão importante ela já foi e é, definindo, assim o caráter cultural do povo.

* Antes do descobrimento, os índigenas do Brasil falavam cerca de 1.300 Línguas, pois existia uma grande diversidade de povos e tribos de Índios. Hoje, segundo dados da Fundação Nacional do Índio, sobrevivem apenas 180 dessas línguas. Há ainda aldeias onde os índios falam apenas a sua Língua, mas em muitas outras o português é o segundo idioma.

* Línguas nativas de tribos indígenas brasileiras estão entre as mais ameaçadas de extinção, segundo uma classificação feita pela National Geographic Society. O Motivo é que estão sendo substituídas pelo Espanhol, o Português e idiomas indígenas mais fortes na fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, os Andes e a região do chaco.

* Os cientistas descreveram esta parte do globo como “uma das mais críticas” para as línguas nativas: extremamente diversa, pouco documentada e oferecendo ameaças imediatas aos idiomas indígenas. Entre estas ameaças, estão as línguas regionais mais fortes, como o português na Amazônia brasileira, o espanhol falado na Bolívia, e o quéchua e o aymara, difundidos no norte e no sul dos Andes bolivianos, respectivamente.

Com o desaparecimento das Línguas, vão – se todo o universo cultural, o sistema de crenças e a forma de encarar o mundo embutidas na elaboração de um vocabulário.

 
Fonte: Not 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com