segunda-feira, julho 18, 2011

ELEITOR DE CEM ANOS FAZ CADASTRO BIOMÉTRICO.


A Justiça Eleitoral convocou seis milhões de brasileiros a comparecer aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões

Laurindo Soares de Gouveia, com 100 anos de idade completados no último 6 de julho, foi uma das 300 mil pessoas que realizaram o recadastro biométrico na Justiça Eleitoral de Curitiba, no Paraná. Gouveia, que nunca deixou de comparecer às urnas, lembra de sua primeira eleição.

“Nós votávamos por satisfação e não só pelo dever cívico”, afirmou. Ao fazer uma comparação do atual processo de reconhecimento biométrico com o seu primeiro título de eleitor, que trazia com orgulho, o eleitor reconheceu que a identificação comprometia o resultado das eleições e que “o Brasil ganha com a evolução tecnológica não deixando dúvidas quanto a identidade das pessoas”.

Recadastramento Biométrico

A Justiça Eleitoral convocou seis milhões de brasileiros a comparecer aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões digitais, em recadastramento para identificação biométrica nas eleições municipais de 2012.

O recadastramento de eleitores ocorre em todos os municípios de Alagoas e Sergipe, em seis cidades de Pernambuco, em Curitiba, Goiânia e nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva. As cidades de Pernambuco são: Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência. Os eleitores a serem recadastrados nestas localidades somam 6.154.816.

A segunda etapa do recadastramento biométrico está prevista na Resolução 23.335 do TSE do dia 22 de fevereiro. A medida busca habilitar, já para as eleições municipais de 2012, mais eleitores para a votação em urnas com leitor biométrico, que já foram utilizadas com sucesso nos pleitos de 2010 e 2008 em determinados locais do país.

Outros Estados

O recadastramento alcançará, no primeiro momento, 100% do eleitorado dos estados de Sergipe (1.412.179 eleitores) e de Alagoas (1.919.122 eleitores). Também contemplará todos os votantes das capitais Curitiba-PR (1.311.181 eleitores) e Goiânia-GO (908.050 eleitores) e das cidades paulistas de Jundiaí (270.861 eleitores) e Itupeva (27.364 eleitores).

Esta nova etapa do cadastramento biométrico alcançará ainda o eleitorado dos municípios pernambucanos de Aliança (28.578 eleitores), Caruaru (196.485 eleitores), Catende (25.894 eleitores), Macaparana (18.217 eleitores), Sanharó (14.020 eleitores) e Vicência (22.865 eleitores). Ao todo, serão cadastrados biometricamente 6.154.816 eleitores nos próximos meses.

Até o final deste ano, a Justiça Eleitoral definirá outros municípios, que passarão pelo mesmo procedimento. Quem não comparecer tem o título cancelado. A expectativa é que cerca de 10 milhões de eleitores já possam utilizar o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica para se identificar na hora de votar nas eleições municipais de 2012.


Site: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...