segunda-feira, julho 18, 2011

ELEITOR DE CEM ANOS FAZ CADASTRO BIOMÉTRICO.


A Justiça Eleitoral convocou seis milhões de brasileiros a comparecer aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões

Laurindo Soares de Gouveia, com 100 anos de idade completados no último 6 de julho, foi uma das 300 mil pessoas que realizaram o recadastro biométrico na Justiça Eleitoral de Curitiba, no Paraná. Gouveia, que nunca deixou de comparecer às urnas, lembra de sua primeira eleição.

“Nós votávamos por satisfação e não só pelo dever cívico”, afirmou. Ao fazer uma comparação do atual processo de reconhecimento biométrico com o seu primeiro título de eleitor, que trazia com orgulho, o eleitor reconheceu que a identificação comprometia o resultado das eleições e que “o Brasil ganha com a evolução tecnológica não deixando dúvidas quanto a identidade das pessoas”.

Recadastramento Biométrico

A Justiça Eleitoral convocou seis milhões de brasileiros a comparecer aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões digitais, em recadastramento para identificação biométrica nas eleições municipais de 2012.

O recadastramento de eleitores ocorre em todos os municípios de Alagoas e Sergipe, em seis cidades de Pernambuco, em Curitiba, Goiânia e nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva. As cidades de Pernambuco são: Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência. Os eleitores a serem recadastrados nestas localidades somam 6.154.816.

A segunda etapa do recadastramento biométrico está prevista na Resolução 23.335 do TSE do dia 22 de fevereiro. A medida busca habilitar, já para as eleições municipais de 2012, mais eleitores para a votação em urnas com leitor biométrico, que já foram utilizadas com sucesso nos pleitos de 2010 e 2008 em determinados locais do país.

Outros Estados

O recadastramento alcançará, no primeiro momento, 100% do eleitorado dos estados de Sergipe (1.412.179 eleitores) e de Alagoas (1.919.122 eleitores). Também contemplará todos os votantes das capitais Curitiba-PR (1.311.181 eleitores) e Goiânia-GO (908.050 eleitores) e das cidades paulistas de Jundiaí (270.861 eleitores) e Itupeva (27.364 eleitores).

Esta nova etapa do cadastramento biométrico alcançará ainda o eleitorado dos municípios pernambucanos de Aliança (28.578 eleitores), Caruaru (196.485 eleitores), Catende (25.894 eleitores), Macaparana (18.217 eleitores), Sanharó (14.020 eleitores) e Vicência (22.865 eleitores). Ao todo, serão cadastrados biometricamente 6.154.816 eleitores nos próximos meses.

Até o final deste ano, a Justiça Eleitoral definirá outros municípios, que passarão pelo mesmo procedimento. Quem não comparecer tem o título cancelado. A expectativa é que cerca de 10 milhões de eleitores já possam utilizar o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica para se identificar na hora de votar nas eleições municipais de 2012.


Site: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

AH, ESSE AMOR!! AH, ESSE APEGO...

Ela tinha nos olhos um vislumbrar de esperança e no coração sentimentos inesquecíveis. Nas horas tristes escrevia novos versos. Li...