segunda-feira, julho 18, 2011

SOBRE O AMOR...

Amar é um estado de vida permanente, eterno e sem sujeição a datas, porque todos os dias são especiais, únicos. O amor não adormece sequer quando as pessoas se aquietam em sono. O amor fica em vigília, cuidando da alma que passeia enquanto se dorme.

O amor não se intimida com distâncias nem padece com ausências. Supera tudo pela grandeza do sentimento. Desconhece a angústia das esperas prolongadas porque tem a calma das certezas. Não se atribula demais, tem a serenidade de quem passeia sem outro compromisso além da felicidade. Para quem ama é sempre domingo e dia de festa no coração, é estar de férias em todas as segundas-feiras, é dar feriado às agonias. Não atropela decisões por viver a naturalidade dos acontecimentos. Tudo é simples para o amor, que inventa a si mesmo todos os dias, por isso é sempre novo, como no princípio. E o encanto é o mesmo, mas um tanto mais maduro, para que haja mais compreensão.

Amar mantém as pessoas vivas, e mais alegres são os que amam. Há uma criancice que não se esgota, não importa quanto tempo passe. O que amam são juvenis, e têm a alma livre, apesar das preocupações. O amor dá leveza ao peito, que não sofre pelo que não vale a pena. Une sem sufocar e aprisiona com a libertação. Mantém cativo o outro pela vontade, pelo bem-querer, pela sensação de felicidade, não pelo egoísmo ou pelo domínio forçado. Quem ama quer ficar junto, perto, não pelo controle que possa exercer sobre a vida do outro, mas tão-somente para zelar pelo seu patrimônio afetivo. Quem ama gosta de cuidar do outro, não para servir e receber gratidão, mas porque é prazeroso o cuidado e é feliz saber que está tudo bem com a pessoa amada.
O amor não tem calendário, desconhece datas. Tudo começou ontem, mesmo sendo antigo. Tudo é futuro nesse agora. Tudo é feito neste momento para ser saboreado no mesmo instante. É um prato que não esfria quando o tempo passa, sempre está com o mesmo sabor, porque se renova e refaz o convívio. Não é quente demais, tem a temperatura amena, ou será mera paixão, que passa. O amor fica. A gente não "fica", a gente quer o outro por estar enamorado.
Enamorar-se por alguém não significa perder a si mesmo, pois é encontro consigo, antes de tudo. Quem ama se ama, por isso é capaz de amar e de ser amado. Não esquece da própria vida, pelo contrário: faz a vida melhor, mais bonita e mais feliz por ser um presente na vida de outrem.
Não importa se viveu pouco ou muito. Quem ama sempre se rejuvenesce, apesar das rugas, dos cabelos brancos e do corpo que tiver. Nem precisa ser bonito, porque o amor enfeita a pessoa e a faz cheia de encantos. Quem ama se encanta e isso faz perceber o que olhos distraídos não vislumbram. Por isso, todas as pessoas amadas estão cheia de virtudes que alguns não compreendem.

O amor não fica velho nem perde o viço. Ama-se por toda uma vida e pela eternidade que cabe num momento. O amor atravessa o tempo e não sabe quando o amanhã chegará, pois se ocupa desse agora, por sabê-lo fugidio e apressado. Tudo é breve, mas intenso. Tudo é eterno e se guarda em lembranças para fazer de novo e de um jeito ainda melhor pelo aprendizado. O amor aprende as lições que a vida dá, por isso quem ama reconhece a diferença, embora tênue, entre ele e a paixão. O amor preenche, a paixão suga. O amor compreende, a paixão questiona. O amor dá, a paixão rouba. O amor resgata, a paixão sufoca. A paixão usa as vestes do amor para se parecer com ele. Às vezes, o coração se engana, mas não sempre nem eternamente. Sempre chega o dia em que o amor acontece e a paixão cede o lugar, porque ele fica ela segue seu curso, pulando de um coração para outro.
O amor não tem calendário. Tudo é hoje, tudo é de ontem, mesmo que tenha começado há tempos. Tudo será amanhã, porque o amor vai permanecer. A permanência do amor se renova sempre, porque todo dia é dia de se manifestar. E quanto mais se ama, mais se sabe amar.


Desconheço a autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com