terça-feira, agosto 30, 2011

ENTREVISTA: ÉDER DE MELO, DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FBB

Éder de Melo - Diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil


O Diretor de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Éder de Melo, concedeu entrevista para o Jornal do Educador, elaborado pela Fenabb, esta semana. Entre os destaques, o Diretor ressalta a importância do Programa AABB Comunidade e da parceria entre as duas instituições, além de anunciar que haverá mais investimento na qualificação dos educadores sociais que atuam na iniciativa.

Jornal do Educador: Qual a importância do Programa AABB Comunidade para a FBB?

R: O Programa AABB Comunidade representa de forma emblemática a essência da ação da Fundação Banco do Brasil nesses seus 25 anos de história, que tem sido contribuir para transformação social no país. O AABB Comunidade é um dos programas mais importantes da FBB e essa importância se expressa em várias dimensões: é o Programa mais antigo da nossa Fundação; é o nosso maior investimento no eixo educação, representando em média 60% do orçamento;  sua execução atinge mais de 400 municípios, compreendendo todas as regiões do país; e o principal, que é o seu resultado, pois tangibiliza os temas igualdade de oportunidades e transformação social, proporcionando a milhares de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda o direito a uma educação complementar com qualidade (segundo estudo da ONU, crianças e adolescentes que têm acesso  a programas de educação complementar dobram sua perspectiva de acesso a melhores empregos e oportunidades). Para se ter uma ideia, somente em 2011, mais de 51 mil crianças e adolescentes participaram do Programa.

Jornal do Educador: Como você avalia a parceria com a FENABB?

R:     A história do Banco do Brasil é marcada pela capacidade de construir e consolidar entidades representativas que são ícones de inovação, empreendedorismo, organização e vigor em suas respectivas áreas de atuação, como a Previ, Cassi, Coopeforte e a própria FENABB. Nesse contexto, a parceria com a FENABB é importantíssima e deu amplitude ao Programa AABB Comunidade. As parcerias, aliás, asseguram que a Fundação cumpra sua missão institucional. O AABB Comunidade é um exemplo bem sucedido da amplitude de nossa parceria com a  FENABB. Nesse último ano, período em que assumi a diretoria da FBB, experimentei um processo crescente de sinergias positivas no relacionamento com a FENABB. Isso significa, também, que o Programa está se fortalecendo e ampliando seu potencial. Vale destacar que essa parceria fez com que a Fundação, além de conseguir viabilizar complementariedades, agregou espaços de lazer e esportes com necessidades de educação de crianças e adolescentes de baixa renda, realizando, ainda, investimento social e parcerias com municípios.


Além disso, no âmbito do AABB Comunidade, projetos experimentais como o ‘Educação para o Trabalho’ ou o ‘Vozes do Brasil’ são desafios que vão requerer muito envolvimento e criatividade de todos nossos parceiros e educadores. E quando digo parceiros não podemos nos esquecer do apoio dado ao Programa pelas agências e superintendências do Banco do Brasil em todo o país. O AABB Comunidade e seus desafios constroem um círculo virtuoso de desenvolvimento comunitário, onde todos saem ganhando – comunidades, parceiros e nosso instituidor, o Banco do Brasil - que por intermédio da Fundação reafirma sua histórica vocação social.

Jornal do Educador: Que recado você deixaria para os coordenadores do programa, educadores e para a diretoria das AABBs?


R: Todos os atores sociais que juntos participam do Programa AABB Comunidade são peças fundamentais para que ele se efetive. É nossa intenção incrementar nosso relacionamento com a diretoria das AABBs, de forma a potencializar a  ação social das AABBs, para que cada unidade possa efetivar-se  como um polo de transformação social nas diferentes comunidades onde estão instaladas. Em relação aos coordenadores do programa, consideramos esse grupo estratégico para o aprimoramento contínuo da iniciativa. Investiremos ainda mais em capacitação desse grupo. Também há o cuidado, nesses encontros de capacitação e integração, de conscientizá-los sobre sua importância no desenvolvimento das comunidades e regiões onde atuam, por meio das orientações educacionais que oferecem aos integrantes do Programa.

Fonte: FBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...