terça-feira, agosto 30, 2011

ENTREVISTA: ÉDER DE MELO, DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FBB

Éder de Melo - Diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil


O Diretor de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Éder de Melo, concedeu entrevista para o Jornal do Educador, elaborado pela Fenabb, esta semana. Entre os destaques, o Diretor ressalta a importância do Programa AABB Comunidade e da parceria entre as duas instituições, além de anunciar que haverá mais investimento na qualificação dos educadores sociais que atuam na iniciativa.

Jornal do Educador: Qual a importância do Programa AABB Comunidade para a FBB?

R: O Programa AABB Comunidade representa de forma emblemática a essência da ação da Fundação Banco do Brasil nesses seus 25 anos de história, que tem sido contribuir para transformação social no país. O AABB Comunidade é um dos programas mais importantes da FBB e essa importância se expressa em várias dimensões: é o Programa mais antigo da nossa Fundação; é o nosso maior investimento no eixo educação, representando em média 60% do orçamento;  sua execução atinge mais de 400 municípios, compreendendo todas as regiões do país; e o principal, que é o seu resultado, pois tangibiliza os temas igualdade de oportunidades e transformação social, proporcionando a milhares de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda o direito a uma educação complementar com qualidade (segundo estudo da ONU, crianças e adolescentes que têm acesso  a programas de educação complementar dobram sua perspectiva de acesso a melhores empregos e oportunidades). Para se ter uma ideia, somente em 2011, mais de 51 mil crianças e adolescentes participaram do Programa.

Jornal do Educador: Como você avalia a parceria com a FENABB?

R:     A história do Banco do Brasil é marcada pela capacidade de construir e consolidar entidades representativas que são ícones de inovação, empreendedorismo, organização e vigor em suas respectivas áreas de atuação, como a Previ, Cassi, Coopeforte e a própria FENABB. Nesse contexto, a parceria com a FENABB é importantíssima e deu amplitude ao Programa AABB Comunidade. As parcerias, aliás, asseguram que a Fundação cumpra sua missão institucional. O AABB Comunidade é um exemplo bem sucedido da amplitude de nossa parceria com a  FENABB. Nesse último ano, período em que assumi a diretoria da FBB, experimentei um processo crescente de sinergias positivas no relacionamento com a FENABB. Isso significa, também, que o Programa está se fortalecendo e ampliando seu potencial. Vale destacar que essa parceria fez com que a Fundação, além de conseguir viabilizar complementariedades, agregou espaços de lazer e esportes com necessidades de educação de crianças e adolescentes de baixa renda, realizando, ainda, investimento social e parcerias com municípios.


Além disso, no âmbito do AABB Comunidade, projetos experimentais como o ‘Educação para o Trabalho’ ou o ‘Vozes do Brasil’ são desafios que vão requerer muito envolvimento e criatividade de todos nossos parceiros e educadores. E quando digo parceiros não podemos nos esquecer do apoio dado ao Programa pelas agências e superintendências do Banco do Brasil em todo o país. O AABB Comunidade e seus desafios constroem um círculo virtuoso de desenvolvimento comunitário, onde todos saem ganhando – comunidades, parceiros e nosso instituidor, o Banco do Brasil - que por intermédio da Fundação reafirma sua histórica vocação social.

Jornal do Educador: Que recado você deixaria para os coordenadores do programa, educadores e para a diretoria das AABBs?


R: Todos os atores sociais que juntos participam do Programa AABB Comunidade são peças fundamentais para que ele se efetive. É nossa intenção incrementar nosso relacionamento com a diretoria das AABBs, de forma a potencializar a  ação social das AABBs, para que cada unidade possa efetivar-se  como um polo de transformação social nas diferentes comunidades onde estão instaladas. Em relação aos coordenadores do programa, consideramos esse grupo estratégico para o aprimoramento contínuo da iniciativa. Investiremos ainda mais em capacitação desse grupo. Também há o cuidado, nesses encontros de capacitação e integração, de conscientizá-los sobre sua importância no desenvolvimento das comunidades e regiões onde atuam, por meio das orientações educacionais que oferecem aos integrantes do Programa.

Fonte: FBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com