quarta-feira, agosto 17, 2011

PLEBISCITO: TEMA 'DIVISÃO DO PARÁ' ESQUENTA DEBATE ACADÊMICO


Para possibilitar a compreensão e reflexão crítica, por parte de toda a comunidade acadêmica, acerca dos principais argumentos, significados e implicações econômicas e geopolíticas do projeto de divisão territorial do Pará, a Universidade da Amazônia reuniu especialistas para conduzir um debate sobre o tema. O evento aconteceu, ontem,  terça-feira (16) às 19h, no Auditório David Muffarrej (Unama/Campus Alcindo Cacela).

Os convidados para o debate  o Prof. Dr. Carlos Augusto da Silva Sousa (Unama); Prof. Dr. Gilberto de Miranda Rocha (Numa/UFPA); e representantes do Instituto do Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP).

No evento, forma debatidas as realidades regionais da capital e das mesorregiões sul-sudeste e oeste paraenses, a partir de variáveis econômicas, políticas, sociais, ambientais e culturais, como densidade demográfica, investimentos públicos e indicadores de saúde e educação. A meta é refletir sobre a reordenação do território paraense até o dia 11 de dezembro, data marcada pelo Congresso Nacional para a realização do plebiscito, no qual os eleitores do Pará vão se manifestar nas urnas a respeito das propostas de criação dos Estados do Tapajós e de Carajás.

Um dos debatedores do evento, o professor doutor da Unama Carlos Augusto da Silva Souza, realizou um trabalho aprofundado sobre o tema. Intitulada “Redivisão territorial no Estado do Pará: motivações políticas e impactos econômicos e sociais”. A pesquisa, de 2010 e 2011, reúne dados das administrações públicas estadual e federal, indicadores de desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), repasses da arrecadação municipal, consumo de energia, extensão territorial, densidade populacional e de transportes, entre outros.

A palestra "A divisão territorial do Pará: interesses e implicações econômicas e geopolíticas" é organizada pelos cursos de Mestrado em Administração; Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano; Graduação em Administração; e Graduação em Ciências Sociais, da Universidade da Amazônia. (Ascom/Unama)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

DANIELLE LIMA!! PARA VOCÊ, UMA CARTA DO MEU CORAÇÃO... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Querida filha, Danielle Katrine Hoje, pensei em te fazer um poema!! Rimar versos para te falar do meu amor... Mas como poetizar,...