terça-feira, outubro 25, 2011

PERSPECTIVA DE CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS É TEMA DE DEBATE




A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nos dias 26 e 27 de outubro de 2011, em Santarém (PA), o Seminário “Perspectivas de Emancipação do Estado do Tapajós”, que reunirá pesquisadores de renome nacional e internacional. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento acontecerá no Auditório do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), situado na entrada do Campus Tapajós, no bairro do Salé. Organizado pelo GT-Tapajós, formado por professores da UFOPA, o evento visa a promover um amplo debate com a população da região sobre a divisão do território do Pará para a criação de novas unidades federativas, como o estado do Tapajós, na região Oeste do Pará, área de atuação da UFOPA.Durante o evento serão discutidos temas relacionados à geopolítica e desenvolvimento regional do Oeste do Pará; economia regional e os cenários de desenvolvimento para um novo estado; gestão de recursos e ordenamento territorial; a divisão do Pará como estratégia para o desenvolvimento da Amazônia; entre outros.

O evento contará com a participação de pesquisadores de diversas áreas, como a geógrafa Bertha Becker, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UFRJ). Membro da Academia Brasileira de Ciências e Doutora Honoris Causa pela Universidade de Lyon III, Bertha Becker é referência em estudos sobre a geografia política da Amazônia e do Brasil. Também participará dos debates o pesquisador Francisco de Assis Costa, atual diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Sua experiência de pesquisa tem ênfase em economia agrária, desenvolvimento regional e relações entre economia e sustentabilidade ambiental, destacando o papel das inovações tecnológicas e institucionais, sobretudo na Amazônia.

GT-Tapajós – Criado pela portaria nº 1.196 de 30 de junho de 2011, da Reitoria da UFOPA, para debater a criação do estado do Tapajós, o grupo de trabalho GT-Tapajós é formado pelos professores Marcos Ximenes Ponte (PROPPIT), Edivaldo da Silva Bernardo (ICED), Jackson Fernando Rêgo Matos (IBEF), Socorro Pena (ICS), Sandro Augusto Viegas Leão (ICS) e Keid Nolan Silva Sousa (ICTA).

Confira a programação completa do seminário “Perspectivas de Emancipação do Estado do Tapajós” e preencha a ficha de inscrição. Mais informações e inscrições pelo correio eletrônico seminariotapajos@hotmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com

Postagens em destaque

Chuva que rega saudade...

O dia amanheceu chovendo. Passou nublado. A tarde chegou com um tímido  sol .  Ao meu redor,  vejo rastros de saudade a penetrar me...