quarta-feira, novembro 30, 2011

DOM ESMERALDO É NOMEADO NOVO ARCEBISPO DE PORTO VELHO

Dom Esmeraldo  Barreto de Farias

Na manhã desta quarta-feira(30), às 08h, o povo da Diocese de Santarém/PA foi surpreendido com a notícia de que o Papa Bento XVI, através da Nunciatura Apostólica no Brasil, nomeou  Dom Esmeraldo Barreto de Farias –bispo diocesano – como o novo Arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho/RO.  Ele será o sucessor de Dom Moacyr Grechi que pediu renúncia, em conformidade com o cân. 401.1 do Código de Direito Canônico.
A nomeação  foi publicada  através de uma coletiva aos meios de comunicação de Santarém.  No estúdio da Rádio Rural de Santarém, emissora da Diocese, Dom Esmeraldo estava visivelmente emocionado quando leu sua carta de agradecimento ao povo da Diocese, em alguns momentos, foi ajudado pelo diretor da emissora, Padre Edilberto Sena, para concluir sua leitura.
Apesar da tristeza, centenas de pessoas manifestaram agradecimento a Deus pelos 4 anos e 7 meses de um trabalho verdadeiramente missionário desenvolvido por Dom Esmeraldo na Diocese de Santarém.    
Ele ainda ficará em Santarém até março de 2012, quando será sua posse em Porto Velho.

A Arquidiocese de Porto Velho
A Arquidiocese de Porto Velho/RO é formada por 13 cidades, com uma população estimada em 675 mil pessoas, distribuída numa superfície de 84.696 km². A maior concentração populacional está na capital Porto Velho, 426 mil. O clero diocesano soma 21 padres e 33 sacerdotes religiosos.
A Arquidiocese possui 26 paróquias, 02 (duas) áreas missionárias e 850 comunidades.
Em 1º de maio de 1925, a então prelazia foi elevada à categoria de Diocese, e em 4 de outubro de 1982, à categoria de Arquidiocese Porto Velho.   
O novo arcebispo irá encontrar uma realidade cercada de problemas sociais e ambientais, sobretudo em relação a grandes projetos implantados naquela região como as hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, em fase de conclusão em Porto Velho, que para muitos não têm trazido melhorias para a população local.
Pastoral da Comunicação- Diocese de Santarém
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, com breve retorno!! Seu comentário vem somar mais versos em minhas inspirações... grande abraço. Se quiser pode escrever diretamente para o meu email: socorrosantarem@gmail.com