ORGULHO DO TRABALHO: UMA ETAPA ATÉ O SUCESSO


Assim como o amor, o trabalho é um grande espelho de sua vida. Ele mostra se você leva a vida como uma obrigação ou prazer; se você se coloca como vítima ou como uma pessoa realizadora

O campeão sempre mantém o orgulho de si mesmo, de sua família e do seu trabalho seja qual for a circunstância. Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, houve um forte constrangimento das classes dominantes. Afinal, ele era filho de sapateiro e iria dirigir pessoas de famílias tradicionais.

No dia da posse, no Congresso, o senador que abriu os trabalhos disse: “Antes de o senhor começar, eu gostaria de lembrá-lo de que é filho de um sapateiro”. Uma onda de risos sacudiu o plenário. No fundo, todos queriam humilhá-lo, já que havia sido impossível derrotá-lo nas urnas. Mas não era fácil derrubar um homem como Lincoln. Sem se perturbar, ele respondeu:

“Obrigado por lembrar-me do meu pai neste momento. Eu procurarei ser um presidente tão bom quanto o sapateiro que ele foi. Eu me lembro de que meu pai sempre fez os sapatos de sua família; se os seus sapatos apresentarem algum problema, você pode trazê-los e eu os consertarei. Desde cedo aprendi a consertar sapatos e agora que meu pai está morto posso cuidar dos seus. Aliás, se algum de vocês tiver um sapato feito pelo meu pai que esteja precisando de conserto, pode trazê-lo que eu cuidarei dele. Mas de uma coisa estejam certos: eu não sou tão bom quanto ele”, e seus olhos se encheram de lágrimas ao lembrar-se do pai.
Um campeão sabe que as árvores mais altas têm as raízes mais profundas e que as dificuldades moldam os vencedores; por isso é grato não somente aos obstáculos, mas a todos os que pavimentam o seu caminho... Seja sempre você, aprenda com os outros tudo o que puder, porém nunca abandone a sua essência.

Cada desafio que o trabalho apresenta precisa ser encarado como uma chance de crescimento e uma oportunidade de colher os frutos que darão condições para realizar outros objetivos.

Assim como o amor, o trabalho é um grande espelho de sua vida. Ele mostra se você leva a vida como uma obrigação ou prazer; se você se coloca como vítima ou como uma pessoa realizadora; se é um ditador ou cooperativo. Embora predomine a idéia de que as pessoas são diferentes no trabalho e em casa, perceba como as coisas das quais reclamam no trabalho, no fundo são as mesmas das quais reclamam em casa. Igualmente, as coisas que comemoram no trabalho são as mesmas que comemoram em casa.

Por isso, quando se compreende o significado do trabalho na vida, ele deixa de ser um fardo a ser carregado e se transforma em um canal de realização.

Não é bom quando o trabalho é o único meio de realização de um indivíduo. Equivale à pessoa que só se sente feliz quando bebe: em ambos os casos, fica-se dependente de algo para viver. Quando a pessoa percebe que o trabalho é uma dimensão da vida, muito importante, mas não a única, consegue se comprometer sem se escravizar, expandir-se em vez de se limitar.

Sempre há muito o que aprender no trabalho. Não só para aumentar a competência em executá-lo, mas também no prazer em fazê-lo, na maneira de se comunicar com os outros, liderar um grupo, fazer um novo projeto.

Eis o paradoxo da realização: só é possível acreditar na própria capacidade de alcançar alguma meta quando se está aberto ao contínuo aprendizado do aprimoramento. Quando uma vocação se materializa e é motivo de orgulho, um sonho se transforma em realidade ou uma missão se transforma em conquista, acontece o que chamo de sucesso.

Roberto Shinyashiki é escritor e conferencista



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Frases picantes que homens gostam de ouvir na hora do sexo

UMA CARTA PARA MEU FILHO AMADO..

ENFIM... MEUS 18 ANOS DE IDADE!!!