segunda-feira, janeiro 24, 2011

RÁDIO DE SANTARÉM É FERRAMENTA EDUCATIVA NA REGIÃO OESTE DO PARÁ

Colocar uma rádio no ar é dar voz e vez a milhares de pessoas. Assim, em Santarém (PA), o projeto Rádio pela Educação, leva, por meio das ondas, informações e aprendizado para alunos e professores de escolas da rede municipal da região oeste do Pará.

Desde 1999, quando foi criado, o Projeto desenvolve e incentiva ações de educação e comunicação, com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, despertando a consciência crítica das crianças e adolescentes na busca da valorização de seus direitos. Também incentiva a leitura e a escrita, além de garantir o conhecimento na produção de programas radiofônicos. A iniciativa foi vencedora do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2009, na categoria Protagonismo juvenil e direitos da criança e adolescente Região Norte e tem como principal instrumento, o programa de rádio Para Ouvir e Aprender que é ouvido em salas de aula por professores e alunos da 1ª a 4ª séries e moradores das zonas urbanas e rurais.
"Produzir o Programa Para Ouvir e Aprender é vivenciar histórias e realidades de uma diversidade de crianças e educadores dentro do coração da Amazônia. E são histórias preciosas que me fazem sonhar acordada. O carinho que vem em cada carta é inspiração que me dá ânimo e alicerça minha produção. Em cada novo dia ensino, aprendo e reaprendo numa troca constante de conhecimentos", declara Maria do Socorro Carvalho Lima, produtora do Para Ouvir e Aprender e coordenadora de produção do projeto Rádio Pela Educação.

Com uma linguagem simples e direta, o Programa é gravado na Rádio Rural de Santarém, com participação de alunos na transmissão. Dentro da sala, os professores sintonizam na frequência e desenvolvem as atividades com as crianças. Os temas são escolhidos por meio de um guia pedagógico produzido por educadores voluntários, equipe técnica e acadêmicos da atual Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Já está em andamento a produção de um novo guia, que será utilizado este ano. Com o sucesso do programa, a demanda de cartas aumenta a cada dia e, muitas vezes, não é possível ler todas que chegam à redação.

Com o Prêmio que recebeu da Fundação BB, R$ 50 mil, foram realizadas ações de melhorias no projeto como: recadastramento e cadastramento de escolas no Projeto; capacitação de educadores; capacitação e ampliação de rede de repórteres; instalações de rádios escolares (sistema de som); compra de gravadores; produção de programas; otimização do espaço do ponto de leitura; IV Encontro do Projeto Rádio pela Educação, realizado em dezembro 2010 e a elaboração do guia pedagógico Vol. 09.

A tecnologia social faz parte das obras sociais da Diocese de Santarém, e, hoje, tem como principal parceria a Secretaria Municipal de Educação de Santarém, além do Projeto Ponto de Leitura.

Por  Dalva de Oliverira - Fundação Banco do Brasil
 Foto: César Sousa


MINHA SOLIDARIEDADE...

Ageíse,
Neste momento de dor receba minha solidariedade e conforto.
Sei que nenhuma palavra que eu diga ou escreva vai ocupar a lacuna que, neste instante, está aberta dentro do seu coração.
Mesmo assim, venho expressar meus votos de sentimentos e pesar pedindo forças a cada uma e cada um membro da família, para que juntos permaneçam cultivando a união e fortalecendo-se mutuamente na Fé e no amor de Deus.
Ageíse Navarro é nossa colega e ex repórter do Rádio Pela Educação e neste final de semana perdeu de forma brusca a genitora


Um abraço fraterno, Ageíse!!


Da


Socorro Carvalho