quinta-feira, janeiro 27, 2011

SANTARÉM - NATO AGUIAR


Mais uma bela canção dedicada à mais bela cidade do Pará, Santarém, a pérola encantada do Rio Tapajós. Quem canta é Nato Aguiar.
Apesar de determinados problemas que nos tiram a paciência...
Santarém é uma cidade linda, hospitaleira, maravilhosa e de um povo lindo!!!
Aqui um pouco de nossas belezas aos que ainda não conhecem e aos santarenos que estão longe um pouco de Santrém para amenizar a saudade...

MEU PROTESTO - PELA MAGALHÃES BARATA ESQUECIDA

É quinta-feira, 27 de janeiro de 2010, o dia amanhece indeciso nem chovendo, nem fazendo sol....
De repente!!!
Fecha o tempo e os primeiros pingos começam a cair sobre Santarém.
Vem chegando a chuva e em bastante quantidade...
Putz, e agora???!!
Tenho de ir trabalhar e por sorte ou quem saber azar  é meu dia de abrir a sala do projeto...
Mesmo sabendo que a chuva não ia passar tão cedo continuei em casa esperando uma pequena pausa para ir apanhar o ônibus e vir para emissora.
Mas até então a chuva era o de menos.
 Pior mesmo era ter que enfrentar o caos da bendita rodagem rua, onde fica minha casa.
E lá fui de sobrinha e tudo. (odeio andar com sobrinha).
 Mas neste caso era preciso e necessário.
E desço a rua driblando os buracos cheios de lamas...
Um olho no buraco e outro no carro, pelo risco e medo de levar um banho... De lama.
Pulo daqui, pulo dali e finalmente chego ao ponto de ônibus.
Dez minutos, quinze minutos, vinte minutos, meia hora e nada de ônibus...
Nesse tempo enquanto esperava o transporte ficava olhando aquela rua feia e esburacada e esquecida o que é ainda pior. E fico chateada com as tantas promessas que ouvi de que seria  ajeitada hoje ou amanhã... só papo furado !!!
 O inverno chegou e aquele pedacinho da Magalhães Barata a conhecida rodagem
continua lá cheia de buraco, lama etc...
Até pegar carona está difícil, ninguém quer enfiar o carro naquele pedaço de rua abandonada.
Enquanto fico lá P da vida esperando o ônibus, na chuva
e além de tudo segurando  uma sobrinha sobre a cabeça...
Enfim o ônibus!!! Ufaaa!!
Graças a Deus depois de uma longa e cansativa espera lá vem o ônibus e venho trabalhar já bem atrasada... Ninguém merece viu prefeita!!!
O dia já está terminando e continuo  trabalhando
enquanto isso a chuva continua caindo em Santarém...
Mas na medida certa, graças a Deus.
Aqui deixo meu protesto pela falta de retomada nos trabalhos da Avenida Magalhães Barata. E  espero que ocorra, se possível,  ainda   esse ano, afinal de contas em 2012  tem Eleição... Mas antes quero lembrar que trafegar naquele pedaço está
UM VERDADEIRO CAOS !!!!
Alguém tem uma explicação???Se possível????



Socorro Carvalho

PROJETO "SANTARÉM - CIDADE LIMPA, TURISTA FELIZ' SERÁ LANÇADO EM FEVEREIRO

A Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) anuncia para a próxima 4ª feira, às 19h30, no auditório do SENAC, o lançamento do Projeto “Santarém - Cidade Limpa, Turista Feliz” que consiste em um conjunto de ações de sensibilização da população para manutenção da limpeza da cidade, preservação e conservação dos atrativos naturais e patrimoniais do município.

O titular da SEMTUR, Arildo Nogueira, explicou que essa proposta surgiu no final do ano passado com o objetivo de envolver a classe empresarial, sindicatos e a população no desenvolvimento de uma série de ações. A 1ª etapa do trabalho, após o lançamento, consiste na divulgação do projeto através de panfletagem em pontos estratégicos da cidade.

Produtos regionais – mais adiante, a idéia é sensibilizar a classe empresarial, em especial os proprietários de supermercados da cidade, para utilizar cestos confeccionados de palhas de tucumã. A proposta é diminuir o uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais. Essa medida, segundo Arildo, ajudaria a diminuir o grande número de sacolas plásticas que são jogadas no lixo e que acabam prejudicando o meio ambiente. Além de contribuir com a natureza, a proposta visa também valorizar a produção artesanal local, e gerar renda para muitas pessoas. “Além de ser bom para o comunitário que vai fornecer o produto, e para o empresário, que economizará com sacolas plásticas, será muito melhor para a população santarena. Também teremos coletores específicos para plástico, vidro e papelão em diversos locais da cidade. Tem muita coisa que vai para o lixo que pode ser reaproveitado”, disse Arildo Nogueira.

O projeto despertará na comunidade, a importância de Santarém ser apontada como um município referência em ecoturismo – um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente.

Praias – receberão atenção especial através do Projeto “Santarém – Cidade Limpa, Turista Feliz”. Trabalhos de limpeza em toda a extensão da orla da cidade, por exemplo, devem mobilizar agentes públicos, voluntários, estudantes e empresários no desenvolvimento de uma série de atividades. Inicialmente, Arildo Nogueira informou que coletores de resíduos serão colocados em quase toda a extensão da orla. Para garantir a limpeza da praia em frente à cidade, as orientações também serão levadas aos tripulantes e passageiros de embarcações.

Ecoturismo – para o coordenador da Divisão de Turismo da SEMTUR, Áureo Roffé, as questões ambientais são muito importantes para que Santarém se torne referência em ecoturismo. “Santarém está entre os 65 municípios brasileiros indutores do turismo em função de seus atrativos naturais e da contextualização da cidade. Nós temos uma vocação turística em função disso, mas nós precisamos identificar qual o nosso objetivo, aonde nós queremos chegar. Não podemos ignorar essa vocação natural para as questões ambientais. Só podemos pensar em sustentabilidade se houver ações de preservação e conservação para a questão ambiental. Essa campanha será fundamental para que a sociedade entenda a necessidade de manter e conservar os nossos atrativos naturais e o que é melhor pra nossa cidade”, destacou.

Reunião – no próximo dia 22/02, secretários de turismo dos municípios de Oriximiná, Belterra, Óbidos, Aveiro, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Alenquer e Santarém participarão de uma reunião, a partir das 9h, no prédio da SEMTUR, para discutir ações visando o desenvolvimento do setor na região. Para esta reunião está confirmada a presença do presidente da PARATUR, Adenauer Góes. Neste mesmo dia, a SEMTUR vai reunir com os secretários de Meio Ambiente, Marcelo Corrêa; e de Infraestrutura, Alba Valéria Lima, com o objetivo de discutir trabalhos que possam ser realizados em parceria visando proporcionar um ambiente agradável aos moradores de Santarém e aos turistas que visitam a cidade.


Fonte: Prefeitura Municipal de Santarém






NOTÍCIA BOA - ADOLESCENTE DA FUNCAP É APROVADO EM DOIS VESTIBULARES

Um adolescente que cumpre medidas socioeducativas em Santarém, região do Baixo Amazonas, irá cursar Engenharia Florestal, após ser aprovado no primeiro processo seletivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Ele também foi aprovado no curso de Tecnologia de Processos Gerenciais, da Faculdade Integrada do Tapajós (FIT).

O jovem, hoje com 18 anos, entrou no sistema socioeducativo da Funcap aos 17, para cumprir medida de internação, sempre com o acompanhamento de pedagogo, psicólogo e assistente social e de sua família, no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (CSEBA).

Após seis meses internado, o Juizado da Infância e Juventude de Santarém determinou ao adolescente o cumprimento da medida em semiliberdade, baseado em relatório técnico que aponta 'bom comportamento, tranquilidade, maturidade e responsabilidade' do adolescente.

O relatório informa ainda que 'o jovem nunca usou entorpecentes nem envolveu-se com gangues', o que influenciou na progressão da medida socioeducativa para a semiliberdade, onde o socioeducando participa de outras atividades pedagógicas.

'Se antes eu dei uma notícia ruim para os meus pais quando entrei aqui (Funcap), agora posso dar uma boa notícia', afirma o adolescente. O adolescente também foi aprovado no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Funcap possui hoje, em Santarém, 44 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas nos regimes provisório, internação e semiliberdade, sendo 35 matriculados no ensino fundamental, seis no ensino médio e agora um no ensino superior. Apenas dois deles ainda não estão estudando porque chegaram recentemente. A Funcap está providenciando as matrículas no ensino regular.

Fonte: ORM


* Uma ótima pauta para determinados canais de televisão sensacionalistas
que deveriam  noticiar  fatos positivos como essses.